Questões Militares de Engenharia Eletrônica - Automação Industrial
Foram encontradas 17 questões
Analise as afirmativas abaixo quanto aos dispositivos lógicos programáveis (PLD):
I. Um PLD do tipo arranjo lógico programável (PLA) tem um arranjo de portas AND/OR e são programáveis com a queima de fusíveis em uma matriz, com a vantagem de serem totalmente reprogramáveis.
II. Os dispositivos lógicos programáveis complexos (CPLD) que empregam tecnologia de programação EEPROM são apagáveis, reprogramáveis e não voláteis.
III. PLDs do tipo matrizes de portas programáveis em campo (FPGA) podem utilizar uma tabela de consulta (LUT) para criar as funções combinacionais desejadas, sendo que uma LUT de N entradas funciona como uma tabela-verdade para 2N-1 combinações possíveis.
IV. Os FPGAs baseados em SRAM necessitam, para a sua configuração, de uma memória externa cujo conteúdo é transferido para o FPGA quando o dispositivo é energizado.
V. Uma diferença entre CPLD e FPGA é que, no primeiro, os recursos internos de roteamento de sinal lógico programável tendem a ser uniformes em todo o chip, produzindo atrasos de sinal consistentes, enquanto que, no segundo, tendem a ser bem variados, com extensões de caminhos diferentes disponíveis e, portanto, atrasos diferentes.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que:
Nesse caso, a especificação menos importante para a implantação dessa automação é:
Observe o quadro a seguir.
A temperatura dentro de uma estufa deve ser mantida entre 20°C e 24°C. Para isso, foram instalados dois sensores de temperatura (S1 e S2 ) dentro da estufa para indicar quando o aquecedor ou o resfriador precisa ser ligado/desligado. Os sensores foram instalados de modo que S1 foi conectado à entrada I1 e S2 , conectado a entrada I2 do Controlador Lógico Programável (CLP), operando da seguinte maneira:
Se temperatura ≥ 20°C, entrada I1 fica energizada. Caso contrário, fica desenergizada.
Se temperatura ≥ 24°C, entrada I2 fica energizada. Caso contrário, fica desenergizada.
As saídas Q1 e Q2 do CLP ativam, quando estão energizadas, o aquecedor e o resfriador respectivamente.
Nas figuras abaixo são apresentados códigos desenvolvidos em Ladder.
Marque a opção correta em que o programa fará o controle apresentado acima.
O programa LADDER abaixo descreve a função lógica com duas entradas IA e IB em relação à saída Y2.
O circuito lógico descrito pelo programa LADDER pode ser representado pela porta lógica
Dado o diagrama Ladder abaixo, é correto afirmar que a saída Q1 será acionada quando
(Considere todas as entradas externas no CLP acionadas por botoeiras Normalmente Abertas (NA).)
Dado o diagrama Ladder abaixo, é correto afirmar que a saída Q1 será acionada quando
(Considere todas as entradas externas no CLP acionadas por botoeiras Normalmente Abertas (NA).)
Assinale a alternativa que apresenta o diagrama de blocos descrito a seguir.
“Caracteriza-se por uma estrutura que efetua um teste lógico no início de um looping, verificando se é permitido executar o trecho de instruções subordinado a esse looping”.
Em relação ao sistema de controle apresentado na figura acima, é correto afirmar que:
Em relação à terminologia utilizada nas medições, analise as afirmativas abaixo.
I. Sensibilidade é a razão entre a intensidade do sinal de saída ou resposta do instrumento e a intensidade do sinal de entrada da variável sob medição.
II. Exatidão é a medida do grau de concordância ou proximidade entre a indicação de um instrumento (valor medido) e o valor verdadeiro da variável sob medição.
III. Precisão é a medida do grau de reprodutibilidade da medida, isto é, para um determinado valor da variável, representa o grau de afastamento entre medidas sucessivas.
Está correto apenas o que se afirma em
A baixa resistência de aterramento, almejada para proteção e segurança das pessoas e das instalações elétricas, é influenciada, entre outras características, pela forma do eletrodo, por sua profundidade, pelo número e design de eletrodos e pela escolha adequada do material dos eletrodos de aterramento. Além de boa condutividade elétrica, busca-se materiais inertes à ação de ácidos e sais do solo, resistentes à corrosão e compatíveis com a cravação do solo. Neste sentido, considere os seguintes materiais:
I. Cobre.
II. Aço galvanizado à quente.
III. Alumínio.
IV. Aço estanhado.
V. Latão.
VI. Aço cobreado.
VII. Aço inoxidável.
Das opções acima, os materiais admitidos pela NBR 5419: 2015 como eletrodos de aterramento cravados no solo são apenas os apresentados em