Questões Militares Comentadas sobre estruturas oceânicas em engenharia naval

Foram encontradas 8 questões

Q2196979 Engenharia Naval
O Prático João, estava em serviço, a bordo de um navio VLCC de 280.000 DWT, com as mesmas características do navio “ESSO OSAKA”. Em um dado momento da manobra, João necessitou prever a distância de parada, o respectivo afastamento (desvio) lateral, bem como os efeitos do leme em condições de folga abaixo da quilha (UKC Under Keel Clearence), correspondente a 20% do calado.
João relembrando princípios da arquitetura naval, fez as seguintes considerações para o comportamento do navio em águas rasas:
I) Estando o navio com velocidade de cruzeiro e ordenando-se máquinas atrás toda força, a distância percorrida longitudinalmente até o momento da parada aumentará em relação a distância percorrida em águas profundas.
II) Estando o navio com velocidade de cruzeiro e ordenando-se máquinas atrás toda força, a deriva lateral diminuirá em relação a deriva lateral obtida em águas profundas.
III) Estando o navio com 3,8 nós e ordenando-se máquina com 45 rpm à ré, serão obtidas, praticamente, as mesmas distâncias longitudinais percorridas até o momento da parada, carregando-se o leme todo a boreste ou todo a bombordo.
IV) Estando o navio com 3,8 nós e ordenando-se máquina com 45 rpm à ré, o navio guinará para boreste independente de se carregar o leme todo a boreste ou todo a bombordo.

Em função das considerações de João, assinale a opção correta de acordo com “Princípios de Arquitetura Naval”: 
Alternativas
Q2196977 Engenharia Naval
Na interpretação das curvas das marés de determinado porto, o navegante observa o comportamento dos elementos das marés, ao longo do ciclo lunar e pode identificar os períodos e alturas das marés mais favoráveis a sua navegação no referido porto. Dessa interpretação o navegante pode concluir, de acordo com Lobo e Soares, no livro “Meteorologia e Oceanografia”, o seguinte: 
Alternativas
Q2196951 Engenharia Naval
Um navegante observando o estado do mar e o estado do tempo, no oceano Atlântico Sul, em dia de céu limpo, sem vento e ondas, identifica em determinado azimute, surgirem no horizonte, em altos níveis, nuvens círrus de cristais de gelo, com acentuado deslocamento na direção do navio. Na interpretação dessa situação, o navegante pode concluir a seguinte previsão do tempo, de acordo com Lobo e Soares, no livro “Meteorologia e Oceanografia”: 
Alternativas
Q2196773 Engenharia Naval
De acordo com o prescrito pelo COLREG e pelas Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação Interior (NORMAM-02/DPC), associe a coluna A com a coluna B e aponte a resposta correta:
COLUNA                                                                      1) warning signal  2) manoeuvring signal  3) signal to attract attention  4) sound signal in restricted visibility 5) distress signal

COLUNA B ( ) one prolonged blast in normal visibility   ( ) two short blasts   ( ) the beam of searchlight  
( ) three blasts in succession, namely one prolonged followed by two short blasts
( ) a continuous sounding with any fog-signalling apparatus ( ) four prolonged blasts 
Alternativas
Q2196761 Engenharia Naval
De acordo com o livro “Principles of Naval Arquitecture” (PNA), a maioria dos navios mercantes tem diâmetro de guinada (turning diameter) com leme totalmente carregado: 
Alternativas
Q2184757 Engenharia Naval
Com relação ao fenômeno da maré, analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta:
I) Marés de sizígia ocorrem quando as forças de atração do Sol e da Lua se somam.
II) Na lua cheia, a Idade da Lua é 7.
III) Com a Lua em quarto crescente ocorrem marés de águas mortas.
IV) O MLWN é adotado como nível de redução (NR) nas cartas náuticas brasileiras.
V) As forças de atração do Sol e da Lua se opõem uma vez a cada lunação. 
Alternativas
Q2184755 Engenharia Naval
Na navegação costeira costuma-se determinar a posição do navio por linhas de posição (LDP) simultâneas. Entretanto, quando só é possível identificar, de cada vez, um único ponto notável representado na carta náutica, o navegante vale-se da técnica de empregar LDP sucessivas, ou seja, com um intervalo de tempo considerável entre elas. Uma dessas técnicas é a chamada Série de Traub. Sobre ela, analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta:
I) É constituída por uma série de marcações relativas de valores pré-fixados.
II) É pouco utilizada por veleiros e outras pequenas embarcações, em face da falta de precisão na leitura de suas agulhas (bússolas).
III) Se os intervalos de tempo entre os pares de marcações sucessivas estiverem aumentando, significa que existe a presença de corrente empurrando o navio para a costa.
IV) A distância do navio ao objeto marcado, quando este estiver pelo través, é o dobro da distância navegada entre duas marcações consecutivas.
V) As distâncias navegadas entre duas marcações consecutivas são iguais. 
Alternativas
Q705075 Engenharia Naval
Qual é a condição de inclinação de um navio que deve ser evitada para uma docagem segura?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: B
6: B
7: A
8: A