Questões Militares de Farmácia - Controle Microbiológico
Foram encontradas 6 questões
Para que o fármaco exerça o máximo da ação benéfica desejada e o mínimo de efeitos adversos, é necessário que o medicamento mantenha preservadas as condições de estabilidade. A estabilidade é, assim, a propriedade de um produto em preservar, dentro de limites estabelecidos e sob determinadas condições ambientais, as mesmas características físicas, químicas e farmacológicas, durante seu período de vida útil. Um aspecto importante quanto a estocagem dos medicamentos é a observação de alterações visíveis na estabilidade do medicamento (MARIN, 2003, p.199).
Baseado no exposto, associe as duas colunas, relacionando as formas farmacêuticas sólidas de uso oral, com seus respectivos sinais indicativos de possíveis alterações na estabilidade do medicamento.
FORMAS FARMACÊUTICAS
(1) Pós e grânulos
(2) Comprimido
(3) Cápsulas
(4) Drágeas
SINAIS DE ALTERAÇÕES
( ) Quebras, lascas, rachaduras na superfície, manchas, descoloração, aderência ou formação de depósitos de cristais sobre o produto.
( ) Mudança na consistência ou aparência (amolecimento ou endurecimento).
( ) Presença de aglomerados, mudança na cor ou endurecimento.
( ) Fissuras, rachaduras, manchas na superfície
Assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Quando são usados materiais e produtos na produção, devem ser tomadas precauções especiais para evitar a geração e disseminação de pós.
( ) Devem ser tomadas providências para o controle apropriado do ar.
( ) A significância do risco não varia com o tipo de contaminante e com o produto que foi contaminado.
( ) Dentre os contaminantes mais perigosos estão os materiais sensibilizantes, os preparados biológicos com organismos vivos, certos hormônios, substâncias citotóxicas e outros materiais altamente ativos.
( ) A utilização de antecâmaras, diferenciais de pressão e insuflamento de ar e sistemas de exaustão são algumas medidas que evitam a ocorrência de contaminação cruzada.