Questões Militares Sobre farmacologia do sistema nervoso central e periférico em farmácia

Foram encontradas 73 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173782 Farmácia
Moraes em a Arte da (Des)Prescrição no Idoso: a dualidade terapêutica ressalta que “a resposta do indivíduo aos medicamentos varia ao longo do tempo e torna-se progressivamente mais difícil de ser plenamente definida, em virtude da variabilidade fisiológica entre os idosos, aliada a maior prevalência de comorbidades e polifarmácia”. Atualmente há inúmeros medicamentos considerados inapropriados para idosos. Dentre os medicamentos listados abaixo, qual NÃO apresenta restrição de uso nessa faixa etária:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173776 Farmácia
C.C.S, 50 anos, foi internado devido a hipoglicemia sintomática e síndrome de abstinência alcoólica. História pregressa: Diabetes Melitus; Hipertensão Arterial Sistêmica; cirrose CHILD A, 2 episódios prévios de pancreatite aguda alcoólica, sedentário, etilista pesado. Medicamentos de uso domiciliar: citalopram 20mg 1 comprimido (comp) pela manhã, fenofibrato 200mg 1 comp em dias alternados, insulina NPH 35 unidades pela manhã e 10 unidades internacionais a noite; rosuvastatina 20mg 1 comp a noite; losartana 50mg 1 comp de 24/24 horas. Na admissão a insulina NPH foi suspensa, sendo prescrita insulina regular para correção. Os demais medicamentos de uso domiciliar foram mantidos. Também foi prescrito diazepam 10mg de 4/4 horas. Considerando o exposto, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173769 Farmácia
J. M. S., 67 anos, possui hipertensão arterial sistêmica, diabetes e transtorno de ansiedade generalizada e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a sepse secundária a uma ferida em pé direito. Está em uso de linezolida 600mg via endovenosa de 12/12 horas há três dias, após crescimento em cultura de MRSA (Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina) resistente à vancomicina. Nesta manhã, durante corrida de leito multiprofissional foi aventada a possibilidade de iniciar venlafaxina para o Sr. J. M. S. para tratamento concomitante de dor neuropática e do transtorno de ansiedade. Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA indicando qual deve ser a conduta do farmacêutico. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173750 Farmácia
J.M.S, 85 anos, sexo masculino, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital devido a um quadro de sepse. A prescrição descrevia o uso contínuo de esquema de noradrenalina (cada esquema contendo 5 ampolas de noradrenalina com 8mg/4mL + 180mL de soro glicosado isotônico a 5%). O esquema de noradrenalina foi manipulado no laboratório de manipulação de medicamentos estéreis do hospital.
Analise as afirmativas a seguir considerando as informações apresentadas no enunciado da questão e as regulamentações descritas nas RDC nº 67/2007 e RDC nº 220/2004 (ANVISA) para a manipulação do esquema de noradrenalina solicitado pelo médico.

I. A limpeza e higienização de medicamentos, produtos farmacêuticos e produtos para saúde utilizados na manipulação desse esquema de noradrenalina deve ser realizada em área física com classificação de ar ISO Classe 5 (100 partículas/ pé cúbico de ar).
II. A sala de paramentação (antecâmara) deve ser ventilada, com ar filtrado e pressão superior à sala de manipulação e inferior à área externa.
III. O rótulo do medicamento deve conter as seguintes informações: nome completo do paciente, quarto/leito e registro hospitalar (se for o caso), composição qualitativa e quantitativa dos produtos e ou nome das especialidades farmacêuticas que compõem a manipulação, volume total, velocidade da infusão, via de acesso, data e hora da manipulação, número sequencial de controle e condições de temperatura para conservação e transporte, nome e CRF do farmacêutico responsável e identificação de quem preparou a manipulação.

Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110955 Farmácia
De acordo com a Portaria nº 344/98 e suas atualizações, é correto afirmar que
Alternativas
Q2052317 Farmácia
Sobre os sedativos, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2052316 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta os principais efeitos colaterais da dexmedetomidina.
Alternativas
Q2052315 Farmácia
Em paciente de 77 anos, com emergência hipertensiva na UTI-COVID-19, foi iniciado medicamento vasodilatador de uso endovenoso. No entanto, após 72 horas do uso desse medicamento, o paciente apresentou cefaleia, náusea, vômitos, acidose metabólica, falta de ar e confusão mental. O farmacêutico clínico sinalizou que poderia ser intoxicação por cianeto. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o vasodilatador responsável por tal intoxicação. 
Alternativas
Q2052313 Farmácia
O choque possui inúmeras etiologias e diferentes perfis hemodinâmicos. Assinale a alternativa que apresenta o vasopressor de primeira escolha em tratamento de choque hipovolêmico. 
Alternativas
Q2052311 Farmácia
Durante o plantão farmacêutico no centro cirúrgico, é comum ver o uso de bloqueadores neuromusculares. Na reversão dos bloqueadores neuromusculares não despolarizantes, qual antídoto pode ser utilizado? 
Alternativas
Q2052310 Farmácia
Durante seu plantão como farmacêutico na farmácia satélite do centro cirúrgico, o anestesista chega pedindo com urgência o antídoto para intoxicação por benzodiazepínicos. Dentre as alternativas a seguir, qual medicamento você dispensaria? 
Alternativas
Q2052300 Farmácia
Considerando um paciente com COVID-19, 59 anos, sedado com fentanil e midazolam, apresentando importante assincronia com o respirador mecânico, assinale a alternativa que apresenta o medicamento que pode ser prescrito como adjuvante nessa sedação para melhoria da sincronia com o respirador. 
Alternativas
Q2052299 Farmácia
Grande parte dos pacientes em UTI apresenta dor, medo e ansiedade, por isso a administração de analgésicos e sedativos é importante para o conforto do paciente, redução do estresse e para evitar retardo da recuperação e da liberação da ventilação mecânica. Assinale a alternativa correta quanto à segurança durante a utilização desses fármacos.
Alternativas
Q2052298 Farmácia
Um dos pacientes de uma unidade de terapia intensiva está em uso de drogas vasoativas em altas doses, sedado com midazolam, fentanil e dexmedetomidina. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o bloqueador neuromuscular mais seguro para o bloqueio nesse paciente. 
Alternativas
Q2052275 Farmácia
Paciente do sexo masculino, 45 anos, com suspeita de intoxicação por opioides, apresentou, ao exame clínico: rebaixamento do nível de consciência, depressão respiratória, hipotensão, hipotermia e pupilas mióticas puntiformes. O procedimento correto nesse caso é.
Alternativas
Q2052271 Farmácia
A cetamina é usada como um indutor do estado de transe, proporcionando o alívio de dores, sedação e perda da memória. Várias pesquisas apontaram que, quando administrada em baixas dosagens, ela também é eficiente na atenuação dos sintomas de pacientes com depressão refratária e ideação suicida. A cetamina está sujeita à notificação de receita
Alternativas
Q2046154 Farmácia
Verapamil e diltiazem são exemplos de fármacos
Alternativas
Q2046153 Farmácia
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A tranilcipromina é um medicamento ___________ do tipo ___________.
Alternativas
Q2046149 Farmácia
Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, dá entrada no pronto atendimento com quadro de enjoo e pressão arterial de 190/90 mmHg. Quais medicamentos, respectivamente, o médico poderá prescrever levando-se em consideração cada sintoma descrito acima?
Alternativas
Q2023432 Farmácia
A lidocaína é um agente anestésico local muito utilizado clinicamente e apresenta, como característica,
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: C
6: B
7: A
8: B
9: A
10: C
11: E
12: B
13: E
14: D
15: D
16: A
17: C
18: B
19: D
20: D