Questões Militares Sobre parasitologia básica e clínica em farmácia

Foram encontradas 81 questões

Q2092850 Farmácia
“Método recomendado para a pesquisa de ovos de alguns helmintos; tem como objetivo correlacionar a produção de ovos com a carga parasitária das espécies Ascaris lumbricoides; Trichuris trichiura; ancilostomídeos (Ancylostoma duodenale e Necator americanus); e, Schistosoma mansoni.” A descrição corresponde ao Método de:
Alternativas
Q2092848 Farmácia
A infecção causada por Candida spp. denomina-se, genericamente, candidíase. O principal agente etiológico é a Candida albicans, um comensal do trato gastrintestinal e geniturinário dos seres humanos. O exame microscópico da amostra de um paciente com suspeita de candidíase pode ser realizado pela técnica de:
Alternativas
Q2092842 Farmácia
Durante o surto de febre amarela em um determinado estado, certo paciente, com sintomatologia suspeita, faleceu no Hospital Universitário cinco dias após a admissão. Na necropsia, além das alterações hepáticas características da infecção, encontraram- -se estruturas arredondadas nos pulmões e linfonodos hilares. Esse é um quadro típico de adiaspiromicose humana, doença fúngica de localização predominantemente pulmonar, causada pela espécie fúngica Emmonsia crescens. (Mário A. P. Moraes e colaboradores. Relato de caso publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical em 2001. Adaptado.)
Considerando os métodos de diagnóstico laboratorial de adiaspiromicose, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092835 Farmácia
Sobre o processamento tradicional de amostra de sangue em busca de parasitos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma vez coletada a amostra de sangue, dois tipos de esfregaços podem ser realizados, delgado e espesso. Esfregaços espessos são frequentemente utilizados para triagem, particularmente quando há suspeita de malária.
( ) Esfregaços delgados proporcionam melhor visualização dos parasitos causadores da malária no interior de eritrócitos e são recomendados para a identificação de espécies.
( ) Esfregaços espessos com remoção da hemoglobina possuem concentração muito menor de parasitos do que os esfregaços delgados.
( ) A maior vantagem do esfregaço espesso é que a morfologia dos parasitos é mais fácil de ser observada devido à ruptura dos eritrócitos no processo de remoção de hemoglobina.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2092833 Farmácia
LCM, 49 anos, está com suspeita de toxoplasmose – uma patologia ocasionada pelo parasito intracelular Toxoplasma gondii. Sobre os principais métodos de diagnóstico que o paciente pode ser submetido, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2092819 Farmácia
Um dos testes mais tradicionais de detecção de ovos de parasitos do gênero Enterobius denomina-se:
Alternativas
Q2092818 Farmácia
A giardíase é uma das infecções gastrintestinais parasitárias mais comuns em crianças. Em relação aos métodos de diagnóstico laboratorial de tal patologia, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2092813 Farmácia
As doenças parasitárias são muito comuns, atingindo cerca de 25% da população mundial. Considerando os tipos de amostras e métodos comumente utilizados para o diagnóstico de ovos e parasitos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2025874 Farmácia
Quanto à forma de transmissão das doenças causadas por parasitas, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2025873 Farmácia
De acordo com a morfologia dos ovos dos helmintos intestinais, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.  

1. Trichuris trichiura.  2. Schistosoma mansoni. 3. Ascaris lumbricoides. 4. Enterobius vermicularis.

( ) Seus ovos possuem formato ovóide com um lado achatado. ( ) Seus ovos possuem um espéculo lateral.   ( ) Seus ovos são redondos com a casca espessa.  ( ) Seus ovos são redondos com a casca espessa. 
Alternativas
Q2025872 Farmácia
Quanto à morfologia das larvas dos helmintos intestinais, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2025871 Farmácia
Em relação à transmissão e diagnóstico das doenças causadas pelos protozoários, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1883478 Farmácia
O método de Baermann é um método de análise parasitológica de fezes que se baseia em
Alternativas
Q1883477 Farmácia
Dos métodos a seguir, o mais indicado para pesquisa de ovos de ancilostomídeos é o
Alternativas
Q1883476 Farmácia
Para o diagnóstico de coccídios em amostras fecais conservadas, é aconselhável o uso de
Alternativas
Q1883475 Farmácia
A parasitose que ocorre pela ingestão de oocistos provenientes do solo, ingestão de carne crua e infecção transplacentária como modos de transmissão é a 
Alternativas
Q1883474 Farmácia
O diagnóstico parasitológico da doença de Chagas aguda é feito por meio do método de: 
Alternativas
Q1883473 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta os métodos considerados parasitológicos diretos para o diagnóstico de Schistosoma mansoni.
Alternativas
Q1284132 Farmácia
De acordo com WILLIAMSON, M. A. et al. (2014), o Toxoplasma gondii é um parasito intracelular obrigatório capaz de infectar a maioria dos mamíferos, inclusive os seres humanos. A infecção humana pode ser adquirida pelo consumo de cistos na carne crua ou malpassada de animais infectados ou pelo contato com oocistos das fezes de um gato infectado. A conduta na toxoplasmose exige monitoramento sorológico dos indivíduos infectados, pois o microrganismo não está em local de fácil acesso para coleta de material para cultura. Assim, quanto aos testes laboratoriais para diagnóstico de toxoplasmose, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1009388 Farmácia

Os Helmintos constituem um grupo muito numeroso, incluindo espécies de vida livre e espécies parasitas. Analise as sentenças em relação ao helminto Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como “oxiúros” e assinale a alternativa correta:


I. Apresenta nítido dimorfismo sexual, entretanto, alguns caracteres são comuns aos dois sexos: cor branca, filiformes.

II. Na extremidade anterior, lateralmente à boca, notam-se expansões vesiculosas muito típicas, chamadas “asas cefálicas”.

III. A boca é pequena, seguida de um esôfago também típico: é claviforme, terminando em um bulbo cardíaco.

IV. O macho mede cerca de 1 cm de comprimento, por 0,4 mm de diâmetro. Cauda pontiaguda e longa.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: C
6: C
7: D
8: E
9: D
10: B
11: C
12: A
13: D
14: A
15: D
16: C
17: B
18: D
19: A
20: C