Questões Militares
Sobre química analítica e espectroscopia em farmácia
Foram encontradas 69 questões

Com base na imagem, pode-se afirmar que o método representado é
A Difração de Raios X de Pós se tornou uma técnica extremamente importante para fármacos, pois representa o método primário para a obtenção de informações fundamentais sobre a estrutura de uma substância cristalina. Nesta técnica, os resultados obtidos são representados graficamente na forma de difratogramas de raios X.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a análise de difração de raios X.
( ) Uma fase cristalina de uma substância pode produzir um ou mais padrões de difração de raios X.
( ) Uma das principais características dos picos ou perfis de linha de difração em um difratograma de raios X é a sua posição em 2θ, que indica a posição angular do feixe de raio X difratado pelo cristalito.
( ) A difração dos raios X por uma substância cristalina ocorre de acordo com a Equação ou Lei de Bragg.
A sequência correta é
Segundo GIL, E. S. (2010), uma forma de garantir a qualidade dos medicamentos fabricados é a utilização de ensaios de doseamento dos medicamentos. Esses métodos visam quantificar o teor de substância ativa em medicamentos e podem ser divididos em métodos clássicos ou instrumentais. Informe se é verdadeiro ou falso e a seguir marque a opção com a sequência correta:
(___) Para o doseamento de qualquer tipo de matéria ou produto manufaturado é necessário uma solução padrão. Essa solução deve ser preparada com um padrão primário em que o total de impurezas não deve exceder 0,1 a 0,2%.
(___) Na volumetria de complexação, a reação baseia-se em reações que envolvem um íon metálico e um agente ligante com formação de um complexo suficientemente estável. Os complexos formados com o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) são os mais comuns.
(___) A espectrometria de absorção no UV-visível é um dos mais uteis instrumentos de medida, para isso é necessário à obtenção de uma curva analítica ideal (45º em relação ao ponto de origem). Curvas com ângulos superiores a 45° (muito obtusos) são pouco sensíveis.
(___) A cromatografia gasosa (CG) está presente como método de escolha para doseamento de fármacos nas monografias da Farmacopeia Americana 24 ed., embora apresente ótima resolução e sensibilidade, ela não se aplica a produtos de baixa estabilidade térmica.
Segundo McPHERSON, R.A. et al. (2012), a toxicologia é o estudo de substâncias introduzidas exogenamente no corpo.
As técnicas envolvidas na detecção da presença e/ou quantificação dos níveis de determinadas substâncias – sejam drogas de abuso ou fármacos terapêuticos – são dois tipos básicos: imunoquímicas e cromatográficas.
Em relação às técnicas cromatográficas, marque abaixo a alternativa INCORRETA:
De acordo com GOMES, M.J.V.M. et al (2011), se são conhecidos os valores de Ka (ou pKa) e do pH do meio, é possível calcular a relação das concentrações de formas ionizadas e não ionizadas de um fármaco, através da seguinte fórmula:
Com base na equação acima, considerando um FÁRMACO X (pKa = 3), avalie as respostas abaixo,
e assinale a opção CORRETA:
A reologia compreende as condições de movimentos dos líquidos e de deformação dos sólidos. Estudos reológicos são fundamentais no desenvolvimento de medicamentos; nesse sentido analise a figura a seguir.
CARACTERÍSTICAS DE ESCOAMENTO DE VÁRIAS SUBSTÂNCIAS.
(Fonte: PRISTA, Luís Vasco Nogueira et al. Tecnologia Farmacêutica. 8. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. v. 1, p.690.)
Em relação ao comportamento das substâncias, é correto afirmar que a curva
Segundo a Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, as técnicas espectrofotométricas estão fundamentadas na absorção da energia eletromagnética por moléculas que depende tanto da concentração quanto da estrutura das mesmas. De acordo com o intervalo de frequência da energia eletromagnética aplicada, a espectrofotometria de absorção pode ser dividida em ultravioleta, visível e infravermelho, podendo ser utilizada como técnica de identificação e quantificação de substâncias. Em relação às técnicas espectrofotométricas e a instrumentação utilizada, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
I- As lâmpadas mais empregadas como fonte de radiação na espectrofotometria na região do ultravioleta e visível são de deutério e tungstênio, que fornecem radiação compreendida entre 160 a 380 nm e 320 a 2500 nm, respectivamente.
II- Os compartimentos utilizados para receber a amostra são denominados cubetas. Para a região do UV são necessárias cubetas de vidro ou acrílico enquanto que, para a região do VIS, são necessárias cubetas de quartzo.
III- Os espectrofotômetros utilizados para aquisição de espectros no infravermelho médio e próximo consistem de uma fonte de luz, monocromador ou interferômetro e detector.
IV- A espectrofotometria no infravermelho próximo (NIR) é uma técnica que permite a obtenção de espectros na região compreendida entre 4000 a 400 cm-1 .
V- Espectrofotômetros utilizados na região do ultravioleta e visível são dotados,
fundamentalmente, de fonte de radiação; seletor de comprimento de onda; celas de
absorção (cubetas), para inserção de soluções de amostras no feixe de luz
monocromática; detector de radiação e uma unidade de leitura e de processamento
de sinal.
A Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, apresenta diversos métodos de doseamento de proteínas totais. Com base em seus conhecimentos sobre estes métodos, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
I- As proteínas em solução absorvem a luz ultravioleta no comprimento de onda de 280 nm, devido à presença na sua estrutura de aminoácidos aromáticos (especialmente tirosina e triptofano), propriedade que pode ser utilizada para o doseamento de proteínas.
II- As proteínas possuem a propriedade de reduzir ácidos fosfomolibdêniotungstênico contidos no reagente fosfomolibdênio e tungstênio; essa reação é cromogênica e traduz-se pela existência de um pico de absorção em 750 nm.
III- As proteínas possuem a propriedade de deslocar de 470 nm para 595 nm o máximo de absorção do azul ácido 90 quando se ligam ao corante. O corante azul ácido 90 apresenta uma afinidade marcada para os resíduos de arginina e de lisina na proteína o que pode provocar variações da resposta ao doseamento de diferentes proteínas.
IV– O método do biureto, foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de reduzir o íon cúprico (Cu2+) a íon cuproso (Cu+). O tratamento com ácido tricloroacético utilizado para reduzir as interferências pode igualmente permitir quantificar a proteína quando a sua concentração na amostra for inferior a 0,5 mg/mL.
V– O método do ácido bicinconínico (BCA) foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de interagir com o íon cúprico (Cu2+), em meio alcalino, dando um produto de reação que apresenta absorvância em 545 nm.