Questões Militares
Sobre toxicologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 37 questões
Toxicidade aguda de uma substância é definida como os efeitos adversos que ocorrem dentro de um período curto após a administração de uma dose única ou de doses múltiplas dentro de_______ horas. A via de administração indicada é a __________, mas outras vias podem ser escolhidas. Esses estudos têm como objetivo caracterizar a relação dose/resposta, que conduz ao cálculo da__________ .
I. A detecção de maconha (Cannabis sativa) pode ser realizada pelo teste imunocromatográfico, utilizando fitas reagentes mono ou multidrogas para triagem. O teste é de natureza qualitativa e realizado na urina.
II. O LSD (sigla que vem do inglês, cuja tradução é dietilamida do ácido lisérgico) não é detectado em testes de rotina para a detecção de drogas de abuso. Podem ser realizados testes de radioimunoensaio para a identificação da substância na urina, com posterior confirmação por cromatografia líquida ou gasosa.
III. A determinação do Ecstasy (ou 3,4 metilenodioximetanfetamina) pode ser realizada por cromatografia em camada delgada (CCD) ou teste rápido para drogas de abuso.
Está correto o que se afirma em
I. Há semelhança estrutural entre cocaína, benzoilecgonina e outras “caínas” e por isso temos reações cruzadas.
II. Nos testes para THC o pantoprazol promove resultado falso positivo.
III. Testes para opiáceos conseguem distinguir entre morfina e codeína.
IV. Testes de anfetamina/metanfetamina tem alta incidência de reação cruzada.
V. O paciente que usou cocaína a mais de 30 dias antes de fazer pesquisa na urina, pode ter o resultado positivo.
Está correto o que se afirma em
Segundo MOREAU, R. L. M. et al. (2017), a poluição ambiental por agentes tóxicos é uma realidade preocupante e crescente que se manifesta de diversas maneiras como o lançamento direto ou indireto de despejos industriais domésticos e agropecuários sem tratamento ou após tratamentos ineficazes, entre outros. A Toxicologia Ambiental tem como objetivo principal a avaliação do impacto da presença dessas substâncias no meio ambiente e os efeitos sobre os organismos vivos. Considerando a existência de compostos químicos no meio ambiente é inevitável, as análises ambientais visam o controle dos níveis desses contaminantes para prevenir ou minimizar danos à população, sendo ferramentas fundamentais na tomada de decisões em casos de acidentes ambientais e para a avaliação da eficácia de processos de remediação.
Assim sendo, em relação à coleta de amostras ambientais analise as alternativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I. Na coleta de ar, independente da fase a ser analisada, os amostradores devem ser posicionados a favor do vento e em altura apropriada ao objetivo do trabalho. Na avaliação da existência de compostos tóxicos no ar respirável por humanos, por exemplo, o equipamento de coleta deve ficar a 1,50 m do solo.
II. Na coleta de águas pode-se afirmar que os pontos de coleta devem ser detalhadamente descritos na ficha de coleta, incluindo suas coordenadas; condições hidrológicas e geológicas; topografia; condições meteorológicas no dia da coleta e nas últimas quatro semanas; e utilização da água (abastecimento público, recreação, dessedentação de animais, irrigação, etc.).
III. Para a coleta de águas superficiais, o recipiente de coleta, segue pela base, deve ser introduzido no corpo d’água com a boca voltada para baixo, a cerca de 10 cm da superfície, para a retirada de contaminantes superficiais.
IV. Para a coleta de águas subterrâneas pode-se utilizar o equipamento de Bailer, o qual é constituído de um tubo longo de diâmetro variável, aberto nas extremidades e apresenta na extremidade inferior uma válvula que se fecha ao término do procedimento.
V. Existem diversas técnicas para a coleta de sedimentos, sendo mais comum o uso de dragas e testemunhos.
Segundo OGA, S. et al. (2014), o tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública mundial. Cerca de 9% das mortes dos adultos acima de 30 anos são causadas pelo consumo do tabaco, sendo o segundo maior risco de morte atualmente. O tabagismo produz danos em todos os órgãos do corpo, causando muitas doenças e reduzindo a qualidade de vida do fumante. Em relação aos principais efeitos tóxicos do tabagismo, marque abaixo a alternativa CORRETA:
I- A doença do tabaco verde é uma intoxicação aguda por tabaco, proveniente da exposição dérmica a folhas da planta, comum em pessoas que trabalham na colheita do tabaco.
II- A principal morbidade respiratória não maligna causada pelo fumo do tabaco é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e seus subtipos (enfisema, bronquite crônica e asma crônica obstrutiva).
III- A menor oxigenação para o feto causada pela formação de carboxiemoglobina e diminuição da perfusão do espaço interviloso, por vasoespasmo causado pela nicotina, são os principais mecanismos da toxicidade do tabagismo na gestação.
IV- Usuários de tabaco mascado podem desenvolver leucoplasia (queratose da bolsa do tabaco), caracterizada por hiperqueratose e ulceração na parte interna da bochecha.
V- O hábito de fumar aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, o que pode ser devido ao efeito da nicotina na sensibilidade à insulina.
Segundo McPHERSON, R.A. et al. (2012), a toxicologia é o estudo de substâncias introduzidas exogenamente no corpo.
As técnicas envolvidas na detecção da presença e/ou quantificação dos níveis de determinadas substâncias – sejam drogas de abuso ou fármacos terapêuticos – são dois tipos básicos: imunoquímicas e cromatográficas.
Em relação às técnicas cromatográficas, marque abaixo a alternativa INCORRETA:
Segundo OGA, S. et al. (2014), de acordo com a Resolução de Diretoria Colegiada Nº 184, de 22 de outubro de 2001, da ANVISA, produtos saneantes domissanitários são substâncias ou preparações destinadas a higienização, desinfecção, desinfestação, desodorização, odorização, de ambientes domiciliares, coletivos e/ou públicos, para utilização por qualquer pessoa, para fins domésticos, para aplicação ou manipulação por pessoas ou entidades especializadas, para fins profissionais. Em relação à intoxicação por produtos saneantes domissanitários, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
I- A ingestão de soluções de hipoclorito, acidente infantil relativamente frequente, pode determinar: dores na boca, esôfago e estômago, disfagia, sialorreia e, nos casos mais graves, confusão mental, delírio, coma, hipotensão arterial e choque.
II- Surfactante é um agente capaz de baixar a tensão superficial da água, facilitando as atividades de limpeza. Os surfactantes aniônicos, como os cloretos de benzalcônio, de benzetônio e de cetilpiridínio, são mais usados como desinfetantes ou germicidas.
III- O óleo de pinho é uma mistura de álcoois, hidrocarbonetos e éteres terpênicos. É encontrado em concentrações de até 40% nos produtos de limpeza genérica e até 80% quando é o componente principal de desinfetantes.
IV- Formol é a solução aquosa de formaldeído, a 10 %, na qual é adicionado etanol para evitar polimerização. Após a ingestão podem ocorrer dor na boca, esôfago, estômago, disfagia, sialorreia e vômitos. Manifestações sistêmicas após absorção intensa incluem inicialmente irritabilidade, excitação, hiperreflexia e, a seguir, depressão do sistema nervoso central e distúrbios respiratórios.
V- Os principais produtos desinfetantes para uso domiciliar são baseados principalmente em agentes liberadores de cloro, compostos de amônia, óleo de pinho, compostos fenólicos e formaldeído.
A respeito dos conceitos básicos de toxicologia, preencha corretamente as lacunas.
A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas com o organismo, sob condições específicas de exposição. Entende-se por ________________ a entidade química capaz de causar dano a um sistema biológico, alterando seriamente uma função ou levando à morte. Entretanto, para alguns casos existem _________________ capazes de antagonizar esses efeitos. A manifestação dos efeitos tóxicos é denominada __________________, evidenciada por sinais, sintomas ou exames laboratoriais. Poluentes da atmosfera e metais pesados são exemplos de ___________________, desde que não possuam papel fisiológico conhecido.
Fonte: OGA, Seizi; CARVALHO, Márcia Maria de Almeida; BATISTUZZO, José Antônio de Oliveira. Fundamentos da Toxicologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2014. Adaptado.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
Agentes metemoglobinizantes são substâncias capazes de induzir a oxidação de um dos átomos de ferro da hemoglobina, resultando no pigmento metemoglobina (MHb). A MHb não consegue se ligar ao oxigênio, ao gás carbônico ou ao monóxido de carbono devido à carga positiva do ferro. No entanto, tem afinidade por ânions, como o fluoreto, o cloreto e o cianeto.
Um agente metemoglobinizante está corretamente indicado em