Questões Militares de Filosofia - A Consciência e os Limites do Conhecimento

Foram encontradas 5 questões

Q2025997 Filosofia
Todos sabem que a ciência é recente. A ciência, tal como é por nós hoje entendida, data do séc. XVII. Partilhamos ainda hoje do ideal de ciência da modernidade. Copérnico, Kepler, Bacon, Galileu, Newton são considerados por nós pais fundadores. Enfim, a ciência tem no máximo 400 anos.
É de interesse de todos nós.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2025995 Filosofia
O argumento causal defendido na questão anterior, é respaldado por pesquisas científicas bem sucedidas que fizeram corresponder a cada região do nosso cérebro uma determinada experiência consciente.
Analise as afirmativas, dê valores (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Como no caso da experiência visual que ocorre quando células cerebrais próximas à nuca são estimuladas, ou da experiência de saborear um chocolate que acontece como uma alteração física numa determinada região cerebral transmitida pelos nervos que ligam as papilas gustativas ao cérebro. ( ) Assim, o argumento causal pode ser complementado pelo argumento cientificista, na medida em que tudo o que pode ser dito objetivamente sobre nossos estados conscientes é assunto apenas da ciência. ( ) A nossa ignorância atual em relação à complexidade do cérebro e de suas relações com os estados mentais não é suficiente para refutar o fisicalismo, pois pode-se sempre apelar para o progresso científico que nos faz crer que no futuro os mistérios atuais serão resolvidos.

A sequência correta das afirmativas é.
Alternativas
Q2025989 Filosofia
As tentativas de respostas a questões sobre a natureza da mente, dos processos mentais e da consciência e suas relações com a matéria corporal ou, particularmente, com o cérebro podem ser classificadas em duas grandes correntes filosóficas:
Marque a alternativa que identifica estas duas correntes.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1977462 Filosofia
As afirmações a seguir são de Hylas e foram todas retiradas do Diálogo entre Hylas e Philonous, de George Berkeley. Qual delas mostra que Hylas finalmente admitiu o idealismo defendido por seu interlocutor, Philonous?
(BERKELEY, George. Três diálogos entre Hylas e Philonous. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012, p. 29, 73, 37, 63 e 51, respectivamente.)
Alternativas
Q574577 Filosofia
“Agora, pois, que meu espírito está livre de todos os cuidados, e que consegui um repouso assegurado numa pacífica solidão, aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opiniões. Ora, não será necessário, para alcançar esse desígnio, provar que todas elas são falsas, o que talvez nunca levasse a cabo; mas, uma vez que a razão já me persuade de que não devo menos cuidadosamente impedir-me de dar crédito às coisas que não são inteiramente certas e indubitáveis, do que às que nos parecem manifestamente ser falsas, o menor motivo de dúvida que eu nelas encontrar bastará para me levar a rejeitar todas. E, para isso, não é necessário que examine cada uma em particular, o que seria um trabalho infinito; mas, visto que a ruína dos alicerces carrega necessariamente consigo todo o resto do edifício, dedicar-me-ei inicialmente aos princípios sobre os quais todas as minhas antigas opiniões estavam apoiadas. Tudo o que recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez."

(René Descartes, Meditações metafísicas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011)


Nesse texto, René Descartes submete à crítica o conhecimento derivado dos sentidos e com isso justifica a assim chamada “dúvida metódica". Esta última consiste em

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: D