Questões Militares de Filosofia - Aspectos da Filosofia Contemporânea
Foram encontradas 6 questões
(Marilena Chaui. Convite à Filosofia, 2008. Adaptado.)
De acordo com o excerto, para Karl Popper, a avaliação de uma teoria científica na contemporaneidade deve considerar
Marque a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I. Ao entrar na era moderna muita coisa muda nesse modo de ver as coisas e o próprio conhecimento II. A lógica cede lugar para a matemática, a experiência converte-se em experimentação e os experimentos em laboratório passam a ter um papel central. III. A técnica se dissocia do saber empírico e se vincula à ciência, gerando a tecnologia, a filosofia perde a primazia para a ciência, primeiro para a física, depois para a biologia, e, desde então, é toda a diversidade dos saberes que é questionada, modificada e invertida. IV. A tendência passa a ser valorizar mais e mais a ciência, e junto com ela a tecnologia, cuja fusão e interdependência vão gerar o complexo das tecnociências.
Estão corretas.
I. Há um nexo causal entre um acontecimento mental particular M, por exemplo, o prazer que um sujeito sente ao saborear uma barra de chocolate, e um processo cerebral C, por exemplo, uma ativação mensurável de zona específica do cérebro. II. Pesquisas neurocientíficas em pacientes com lesões cerebrais comprovam que se a zona do cérebro em que ocorre o processo C é afetada, o acontecimento M não mais se manifesta. III. Logo, os acontecimentos M são redutíveis a C e a mentenão é uma entidade independente do cérebro.
Leia o texto.
“A técnica moderna introduziu ações de uma tal ordem inédita de grandeza, com tais novos objetos e consequências que a moldura ética antiga não consegue mais enquadrá-las. [...]. A presença do homem no mundo era um dado primário e indiscutível de onde partia toda ideia de dever referente à conduta humana: agora, ela própria tornou-se um objeto de dever – isto é, o dever de proteger a premissa básica de todo dever, ou seja, precisamente a presença de meros candidatos a um universo moral no mundo físico do futuro; isso significa, entre outras coisas, conservar este mundo físico de modo que as condições para uma tal presença permaneçam intactas”.
(JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006)
Considerando o trecho citado e as reflexões de Hans Jonas sobre o princípio da responsabilidade, é correto afirmar: