Questões Militares
Sobre ética e liberdade em filosofia
Foram encontradas 38 questões
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I. Sentimos, muitas vezes, que as circunstâncias nos obrigam e nos forçam, Já a liberdade se coloca, muito intuitivamente, através da experiência comum de que, em várias situações, escolhemos entre um ou outro caminho a seguir. II. A consciência de que, mesmo em circunstâncias difíceis, poderíamos ter agido de forma diferente da que fizemos fundamenta o sentimento de que somos livres. III. A experiência humana quanto ao seu poder de agir é, portanto, bastante complexa e até mesmo contraditória; não é de surpreender, portanto, que a reflexão filosófica também o seja. IV. Por seu significado profundamente existencial, sua contribuição para a formação de pessoas autônomas e sua articulação com a noção de responsabilidade, o tema da liberdade e do determinismo
Com base no enunciado no fragmento de texto acima, marque a alternativa incorreta.
Complete a frase acima com as palavras contidas na alternativa:
Assinale a alternativa correta sobre o assunto.
O dever, afirma Kant, não se apresenta através de um conjunto de conteúdos fixos, que definiriam a essência de cada virtude e diriam que atos deveriam ser praticados e evitados em cada circunstância de nossa vida. O dever não é um catálogo de virtudes nem uma lista de “faça isto” e “não faça aquilo”. O dever é uma forma que deve valer para toda e qualquer ação moral.
(Marilena Chauí. Convite à Filosofia, 2008.)
Para o filósofo Immanuel Kant (1724-1804), verifica-se a validação de uma regra moral caso
Leia o texto.
“A técnica moderna introduziu ações de uma tal ordem inédita de grandeza, com tais novos objetos e consequências que a moldura ética antiga não consegue mais enquadrá-las. [...]. A presença do homem no mundo era um dado primário e indiscutível de onde partia toda ideia de dever referente à conduta humana: agora, ela própria tornou-se um objeto de dever – isto é, o dever de proteger a premissa básica de todo dever, ou seja, precisamente a presença de meros candidatos a um universo moral no mundo físico do futuro; isso significa, entre outras coisas, conservar este mundo físico de modo que as condições para uma tal presença permaneçam intactas”.
(JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006)
Considerando o trecho citado e as reflexões de Hans Jonas sobre o princípio da responsabilidade, é correto afirmar:
Depois da Semana de Arte Moderna de 1922, surge em São Paulo o movimento antropofágico, com a publicação do “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, em 1924, criado pelo escritor Oswald de Andrade. Os artistas “antropofágicos” ofereciam uma via para a arte nacional avessa à imitação do padrão artístico europeu, o qual tomava conta da cultura letrada do período. O movimento antropofágico propunha que a relação dos artistas e pensadores com a cultura europeia poderia ser revista por meio de um processo de “devoração”, “digestão” e “deglutição” das influências estrangeiras. Em outras palavras, os antropofágicos acreditavam que as tendências estrangeiras eram benéficas ao desenvolvimento da cultura brasileira, desde que fossem criativamente reestruturadas de acordo com questões e demandas presentes na nossa cultura.
Considerando os movimentos que refletiram sobre a produção artística brasileira a partir do início do século XX, é correto afirmar que
1. Devemos proibir legalmente apenas o que é moralmente incorreto. 2. Os filhos mentirem para os pais é moralmente incorreto. 3. Todavia, os filhos mentirem para os pais não deve ser legalmente proibido.
A partir dessas premissas, é correto inferir que:
Leia o excerto seguinte.
[...] Se a ética, de forma geral, se ocupada do que é correto ou incorreto no agir humano, a ética aplicada trata de questões relevantes para a pessoa e a humanidade. Um tema é eticamente relevante quando considerado pela maioria dos seres racionais, exemplificando, o uso sem limites dos recursos naturais. Conforme Singer, “uma parte importante da ética normativa corresponde à ética aplicada, que trata de questões práticas como aborto, a eutanásia, sobre se há justificativa em criar e em matar animais para a alimentação e sobre a obrigação de compartilhar nossa riqueza com aqueles que vivem em extrema pobreza em outros países”.
Trecho extraído do artigo escrito pelo Ph.D. Joaquím Clotet, Membro do
Kennedy Institute of Ethics; Membro do Hastings Center; Professor da
Faculdade de Medica da PUC/Rs. In.: LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio.
Bio: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010, p.410.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A dimensão ética da profissão, em sua origem, reproduz os princípios éticos fundamentados na filosofia tomista, no positivismo e no pensamento conservador. Acerca dos fundamentos da ética profissional fincados neste arranjo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A natureza humana é considerada a partir de uma ordem universal mutável.
( ) A ação profissional é concebida como uma vocação a ser exercida por indivíduos dotados de um perfil ético-moral dado por qualidades e habilidades adquiridas no processo de formação profissional.
( ) O homem é dotado de livre arbítrio; sendo assim, capaz de liberdade; contudo, existem os vícios que o afasta da perfectibilidade a qual tende a natureza humana.
( ) A autorrealização da pessoa humana supõe a moralidade voltada à objetivação dos valores universais que adquirem sentido absoluto e se dirigem à perfectibilidade humana.
A sequência está correta em
A ética propõe reflexão acerca dos valores que servem de sustentáculo às ações humanas, os quais são aceitos como bons ou maus, corretos ou incorretos, justos ou injustos, com base naquilo que é estabelecido pelas civilizações humanas que vivem e convivem em um determinado tempo e em um determinado local, mantendo intensa interação cultural, política e econômica com outras tantas comunidades humanas nacionais e transnacionais.
Tendo como referência o conteúdo impresso no
texto base, é plausível conceber a ética como: