Questões Militares
Sobre filosofia da cultura em filosofia
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A partir da ideia do pequeno texto acima, marque a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas abaixo e depois marque a alternativa correta.
I. Outra boa referência, fácil e instigante, sem ser simplista: Capítulo: O que se entende por Cultura, do livro: SANTOS, José Luiz. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1983. II. O livro aborda o problema dos pontos de vista da Sociologia e da Antropologia Cultural. É atual, na medida em que leva em conta os debates teóricos mais recentes (pós-marxistas e ecologistas, por exemplo). III. Os dois livros tem posição ética conflitante, indo além do relativismo exacerbado: devemos respeitar a diversidade cultural, sim, mas todas as posições, e todos os modos de agir e viver são igualmente aceitáveis (eg. racismo, nazismo, etc.).Ver outras referências na OP - Natureza e cultura II - O mito de Prometeu.
Assinale a alternativa correta sobre o assunto.
(RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017. p. 64.)
De acordo com a passagem acima e com a obra de que foi retirada, locus social é o lugar:
A obra Os retirantes foi pintada em 1944 pelo renomado artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962). Em seu estilo próprio, misturando componentes surrealistas e figurativos, Portinari retrata a população excluída na busca por melhores condições de vida e trabalho. A obra certamente é impactante, mas será que é bela?
Levando em conta os estudos filosóficos sobre o conceito de
belo, assinale a alternativa correta.
Pode-se afirmar, grosso modo, que as Ciências Humanas são as ciências que tratam do aspecto humano do homem. Elas estão relacionadas à arte, à beleza, à filosofia e à comunicação, por exemplo. Se tomarmos as Ciências Humanas de acordo com seus campos de investigação, podemos distribuí-las da seguinte maneira (CHAUÍ, 2013).
Assinale a alternativa que apresenta somente campos de investigação das Ciências Humanas.
A razão que serve para o desenvolvimento da técnica é a razão instrumental, bem diferente da razão vital, por meio da qual o homem se torna capaz de compreender criticamente a situação em que vive. O “especialista competente” pode ser o “aprendiz de feiticeiro” que não reflete suficientemente bem a respeito dos fins de sua ação. Presenciamos no século XX um período de crise: a razão, que deveria servir para vincular o homem ao real a fim de compreendê-lo, para escolher o que é melhor para sua vida, essa razão se acha “enlouquecida”.
(Maria Lúcia de Aranha e Maria Helena P. Martins, Temas de filosofia. Adaptado)
Com base no texto, sobre a crise da razão, é correto afirmar que
(Cândido Portinari, Os retirantes.)
As reflexões filosóficas sobre as artes, como música, literatura, teatro, pintura, entre outras, são muito antigas. Uma importante discussão diz respeito à natureza do belo, especialmente nas artes plásticas: haveria um belo em si mesmo que pudesse servir como parâmetro para avaliar a beleza de uma obra? Se não houver um parâmetro, como poderemos distinguir o belo do feio? Uma obra de arte sobre algo feio pode ser bela, como é o caso da condição social retratada em Os retirantes, de Cândido Portinari? Será que a concepção de belo se atualiza constantemente de acordo com a própria dinâmica da sociedade em que a obra é produzida? Filósofos da arte responderam estas perguntas de modos muito diferentes, o que nos permite perceber que nenhuma das respostas oferecidas foi considerada satisfatória.
A partir do texto, é correto afirmar que: