Questões Militares Sobre cargas elétricas e eletrização em física

Foram encontradas 129 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566490 Física
Três esferas metálicas idênticas, R, S e T, estão inicialmente isoladas e eletrizadas com cargas elétricas, respectivamente, QR = 6,0 μC, QS = –2,0 μC e QT = 4,0 μC. A esfera R é colocada em contato sucessiva e separadamente com as esferas S e T, nessa ordem. Considerando que a troca de cargas elétricas ocorreu apenas entre as esferas, a carga elétrica final da esfera R é igual a
Alternativas
Q2354428 Física
A respeito dos equipamentos de segurança individual (EPI), assinale a opção em que todos os EPIs apresentados são adequados para manuseio de eletricidade. 

Alternativas
Q2354427 Física
No que se refere ao fenômeno de formação dos raios, julgue os itens seguintes.
I Na formação das nuvens, há um acúmulo de cargas elétricas em um lado da nuvem.
II No solo, por indução, há um acúmulo de cargas opostas na sua superfície em contraposição às cargas elétricas mais próximas das nuvens.
III Um raio acontece quando o campo elétrico gerado pela diferença de potencial entre a nuvem e o solo é maior que a rigidez dielétrica do ar.
Assinale a opção correta
Alternativas
Q2280140 Física
Uma sonda composta por um conjunto de m espiras de raio r e colocada no interior de um solenoide de n espiras circulares e comprimento L. O solenoide e conectado a um circuito C composto por uma fonte de tensão variável U e um resistor de resistência elétrica R. A tensão da fonte cresce linearmente com o tempo t, conforme a relação: Imagem associada para resolução da questão

A sonda é conectada a um voltímetro e orientada de modo que o eixo axial de suas espiras seja paralelo ao campo magnético. Considere que R e muito maior do que a resistência/impedância proporcionada pelo solenoide e que a permeabilidade magnética do interior do solenoide é µ0

Imagem associada para resolução da questão


A magnitude da tensão medida pelo voltímetro e:


Alternativas
Q2280138 Física
Ao redor de uma carga elétrica Q, localizada no ponto (0, R/2), existe uma casca metálica aterrada de raio R e com centro localizado na origem do sistema de coordenadas, conforme ilustrado na figura.
A respeito dessa situação física, são feitas as seguintes afirmações. I. O campo elétrico no exterior da casca metálica é nulo.
II. A carga elétrica induzida na casca metálica é igual a – Q. III. O campo elétrico no ponto (0, 3 ´ R/4) e mais intenso do que o campo elétrico no ponto (0, R/4). 
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que contem todas as afirmações corretas com respeito ao sistema descrito.
Alternativas
Q2260426 Física
Em um laboratório de Física de partículas subatômicas, um cientista experimenta detectar os rastros deixados por duas partículas A e B, aceleradas no interior de uma câmara em que a intensidade do campo magnético é constante, mas sua direção pode ser alterada. As partículas têm cargas opostas de mesmo valor, sendo QA > 0 e QB < 0, a mesma massa e se deslocam no sentido indicado na figura.
Imagem associada para resolução da questão
(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)
Nessas condições, é correto afirmar que a orientação do campo magnético
Alternativas
Q2260424 Física

A figura ilustra duas cargas fixas +Q e -Q a uma distância mútua D no vácuo (constante dielétrica k) e sem efeitos gravitacionais ou externos. Sobre a reta suporte das cargas fixas, um elétron (carga e, massa m) é abandonado do repouso no ponto A, a uma distância d da carga -Q.


Imagem associada para resolução da questão

(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)

A energia cinética que esse elétron terá ao passar pelo ponto B, distante d da carga +Q, será dada por:

Alternativas
Q2070349 Física
Uma das causas em que o trabalho dos bombeiros é acionado consiste naquelas situações que envolvem incidentes elétricos ou eletrostáticos. Considere o caso em que duas esferas condutoras idênticas, A e B, estão igualmente carregadas. Elas estão inicialmente separadas por uma distância muito maior que seus diâmetros e a força entre elas é F. Uma terceira esfera condutora idêntica, C, está descarregada. A esfera C é então tocada inicialmente na esfera A, e depois em B, e então removida. Colocando-se as esferas A e B nas mesmas posições iniciais e mantendo-se a mesma distância entre elas, a nova força de interação elétrica entre elas será 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: CBM-AP Prova: FCC - 2022 - CBM-AP - Soldado |
Q2063110 Física
Uma unidade do Corpo de Bombeiro foi acionada para atender um eletricista que se descuidou durante o trabalho, e foi submetido a uma diferença de potencial de 220 V entre suas mãos, sendo percorrido por uma corrente elétrica de intensidade igual a 50 mA. Considerando que a resistência elétrica do corpo desse eletricista, entre suas mãos, seja constante, se ele tivesse sido submetido a uma diferença de potencial, entre suas mãos, de 110 V, a intensidade da corrente elétrica que o percorreria seria de 
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029721 Física
Duas cargas elétricas puntiformes, +2q e -2q, encontram-se fixas, no vácuo, à uma distância d uma da outra. O ponto P, está situado entre as cargas elétricas, à distância d/2 da carga +2q.
Considerando Ko a constante eletrostática do vácuo e q a carga elétrica elementar, é correto afirmar que o potencial elétrico é: 
Alternativas
Q1989688 Física
Em um ambiente de alto vácuo e constante dielétrica k, considere uma esfera metálica, de raio R, eletrizada uniformemente com carga positiva Q. Das proximidades de sua superfície, uma partícula de massa m e carga positiva q parte do repouso sob ação exclusiva do campo elétrico gerado pela carga Q. Essa partícula deverá passar pelo ponto P, a uma distância d da superfície da esfera, com uma velocidade v. A figura ilustra a situação descrita.
Imagem associada para resolução da questão
A expressão da velocidade v, em função dos dados apresentados, deve ser:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1977426 Física
O texto a seguir é referência para a questão.

Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional. 
Uma partícula com uma carga elétrica Q = 1,6 x 10-19 C tem uma velocidade de módulo v = 5,0 x 104 m/s. Num dado instante, ela entra numa região onde há um campo magnético de módulo B = 10 mT. Nesse instante, o ângulo entre o campo magnético e a velocidade da partícula vale θ, e sabe-se que cos θ = 0,80 e sen θ = 0,60. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do módulo F da força magnética que surge sobre a partícula quando ela entra na região onde há o campo magnético.
Alternativas
Q1938497 Física
Duas esferas metálicas e eletricamente neutras, X e Y, são montadas sobre bases diferentes, ambas feitas de material isolante. Inicialmente, a esfera metálica X está próxima a um bastão negativamente carregado, sem tocá-lo. Em seguida, outra esfera Y toca a esfera X e, nesse momento, ambas as esferas estão sujeitas ao campo elétrico gerado pelo bastão. Com o bastão carregado ainda próximo de X, a esfera Y é afastada de X e, em seguida, o bastão é afastado de ambas cessando a ação do seu campo elétrico. Assinale corretamente a alternativa que indica, respectivamente, as cargas das esferas X e Y logo após o afastamento do bastão carregado. 
Alternativas
Q1846912 Física
Uma partícula (dimensões desprezíveis) de massa “m” e carga “+q” é lançada com uma velocidade “v” e desloca-se numa trajetória retilínea em direção ao núcleo de um átomo (considerado aqui no estado fundamental). Esse átomo submete essa partícula a um potencial coulombiano devido à carga “+Q” do núcleo.     À medida que se aproxima do núcleo a velocidade da partícula é reduzida até atingir o repouso a certa distância “R” do centro do núcleo. Logo em seguida, a partícula passa a se deslocar na mesma direção e no sentido oposto, afastando-se do núcleo. Considerando que: I- a energia se conserva; II- não há nenhuma outra influência sobre a partícula durante o deslocamento; e III- o potencial coulombiano na posição de lançamento é zero.      Assinale a alternativa que indica corretamente a expressão para determinar essa distância “R” do centro do núcleo do átomo.     OBS: a constante eletrostática está representada por “k”.  
Alternativas
Q1831830 Física

Três cargas elétricas puntiformes QA , QB e QC estão fixas, respectivamente, em cada um dos vértices de um triângulo equilátero de lado L. Sabendo que QA < 0, QB > 0, QC = 2 QB e que a constante eletrostática do meio é K, o módulo da força elétrica resultante em QA devido à interação com QC e QB é:


Dados: considere sen 60° = cos 30° = 0,86 e cos 60° = sen 30°= 0,50

Alternativas
Q1831829 Física
Três esferas condutoras A, B e C, de mesmo raio, possuem cargas elétricas respectivamente iguais a -2 μC, -10 μC e +12 μC. A esfera A é colocada em contato com a esfera B e, em seguida, as duas são afastadas. Após um intervalo de tempo, a esfera A é posta em contato com a esfera C. Considerando que as esferas trocaram cargas apenas entre si, ao final do processo, a carga elétrica de A será:
Alternativas
Q1820355 Física
Considere que, no futuro, missões tripuladas para o planeta Marte sejam possíveis. Um dos grandes problemas a serem enfrentados pelos astronautas será a radiação cósmica, partículas carregadas com alta energia emitidas pelo Sol, que podem ser letais. Uma forma de proteger os astronautas será colocar grandes esferas eletrizadas acima da região habitada por eles, capazes de produzir um forte campo elétrico suficiente para desviar a radiação cósmica.
Suponha que, para repelir os elétrons provenientes de uma explosão solar, utilize-se um conjunto de esferas de 6 m de diâmetro revestidas com uma camada metálica e eletrizadas de tal forma que cada uma seja capaz de produzir um campo elétrico de intensidade 3 × 106 V/m a uma distância de 12 m de sua superfície. Considerando, para a constante eletrostática, o valor 9 × 109 N · m2 /C2 , a carga elétrica distribuída na superfície externa de cada esfera deverá ser de
Alternativas
Q1779402 Física
A carga elétrica elementar (e) foi medida em 1909 pelo físico norte-americano Robert Millikan num experimento que ficou conhecido como “a gota de óleo de Millikan”. Neste experimento as partículas de óleo carregadas negativamente eram pulverizadas no interior de uma câmara. Por causa da ação da força da gravidade (Imagem associada para resolução da questão), algumas gotas descreviam movimentos verticais descendentes. Num compartimento no interior da câmara, algumas gotas de óleo de massa m ficavam em equilíbrio devido a uma força eletrostática (Imagem associada para resolução da questão) gerada por placas metálicas que estavam carregadas negativamente. Dessa forma, Millikan conseguia visualizar essas gotas em repouso e determinar o seu diâmetro e, por consequência, a relação carga elétrica e massa. Com relação às grandezas descritas, que atuam nessa gota de óleo em equilíbrio, em termos vetoriais, é correto expressar:
Adote Imagem associada para resolução da questão como o vetor referente a aceleração da gravidade.
Alternativas
Q1778016 Física
As linhas horizontais indicadas na figura representam os níveis de energia de um elétron de um átomo de hidrogênio e as setas verticais, numeradas de I a III, possíveis transições que podem ocorrer entre esses níveis quando o átomo emite um fóton de comprimento de onda λ.
Imagem associada para resolução da questão

Está de acordo com a teoria quântica a seguinte relação:
Alternativas
Q1778015 Física
Em um experimento, faz-se incidir luz de comprimento de onda λ = 4,0 × 10–8 m sobre uma placa metálica de sódio e observa-se a ocorrência do efeito fotoelétrico. O gráfico representa a energia cinética máxima adquirida por um fotoelétron emitido por uma placa de sódio, em função da frequência da luz incidente sobre ela.
Imagem associada para resolução da questão

Adotando o valor h = 4,0 × 10–15 eV × s para a constante de Planck e c = 3,0 × 108 m/s, o valor da energia cinética máxima adquirida por um fotoelétron emitido pela placa de sódio, nesse experimento, é de
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: C
5: E
6: C
7: E
8: D
9: B
10: D
11: D
12: C
13: D
14: D
15: A
16: B
17: C
18: D
19: B
20: D