Questões Militares
Comentadas sobre cargas elétricas e eletrização em física
Foram encontradas 51 questões
I Na formação das nuvens, há um acúmulo de cargas elétricas em um lado da nuvem.
II No solo, por indução, há um acúmulo de cargas opostas na sua superfície em contraposição às cargas elétricas mais próximas das nuvens.
III Um raio acontece quando o campo elétrico gerado pela diferença de potencial entre a nuvem e o solo é maior que a rigidez dielétrica do ar.
Assinale a opção correta
A sonda é conectada a um voltímetro e orientada de modo que o eixo axial de suas espiras seja paralelo ao campo magnético. Considere que R e muito maior do que a resistência/impedância proporcionada pelo solenoide e que a permeabilidade magnética do interior do solenoide é µ0 .
A magnitude da tensão medida pelo voltímetro e:
A respeito dessa situação física, são feitas as seguintes afirmações. I. O campo elétrico no exterior da casca metálica é nulo.
II. A carga elétrica induzida na casca metálica é igual a – Q. III. O campo elétrico no ponto (0, 3 ´ R/4) e mais intenso do que o campo elétrico no ponto (0, R/4).
Assinale a alternativa que contem todas as afirmações corretas com respeito ao sistema descrito.
(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)
Nessas condições, é correto afirmar que a orientação do campo magnético
A figura ilustra duas cargas fixas +Q e -Q a uma distância mútua D no vácuo (constante dielétrica k) e sem efeitos gravitacionais ou externos. Sobre a reta suporte das cargas fixas, um elétron (carga e, massa m) é abandonado do repouso no ponto A, a uma distância d da carga -Q.
(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)
A energia cinética que esse elétron terá ao passar pelo
ponto B, distante d da carga +Q, será dada por:
A expressão da velocidade v, em função dos dados apresentados, deve ser:
Três cargas elétricas puntiformes QA , QB e QC estão fixas, respectivamente, em cada um dos vértices de um triângulo equilátero de lado L. Sabendo que QA < 0, QB > 0, QC = 2 QB e que a constante eletrostática do meio é K, o módulo da força elétrica resultante em QA devido à interação com QC e QB é:
Dados: considere sen 60° = cos 30° = 0,86 e cos 60° = sen 30°= 0,50
Suponha que, para repelir os elétrons provenientes de uma explosão solar, utilize-se um conjunto de esferas de 6 m de diâmetro revestidas com uma camada metálica e eletrizadas de tal forma que cada uma seja capaz de produzir um campo elétrico de intensidade 3 × 106 V/m a uma distância de 12 m de sua superfície. Considerando, para a constante eletrostática, o valor 9 × 109 N · m2 /C2 , a carga elétrica distribuída na superfície externa de cada esfera deverá ser de
Adote como o vetor referente a aceleração da gravidade.
Está de acordo com a teoria quântica a seguinte relação:
Adotando o valor h = 4,0 × 10–15 eV × s para a constante de Planck e c = 3,0 × 108 m/s, o valor da energia cinética máxima adquirida por um fotoelétron emitido pela placa de sódio, nesse experimento, é de
Determine a capacitäncia desse segundo arranjo em função da capacitância inicial Co (com vácuo entre as placas) e os dados a, d e k e marque a opção correta
Considere um hexágono regular, de lado r, com partículas carregadas mantidas fixas sobre seus vértices, conforme mostra a figura. Uma sétima carga q é posicionada a uma distância r/2 das cargas vizinhas. Qual deve ser o módulo da carga q, para que o campo elétrico no ponto P, no centro do hexágono, seja nulo?
Considere cos 60°=1/2.
Considere que duas esferas metálicas de raíos R1 e R2 (com R1 > R2) estão, em princípio, isoladas e no vácuo. Considere ainda que elas foram eletrizadas com cargas elétricas positivas e iguais. Num dado momento, elas são postas em contato e, logo em seguida, afastadas.
Pode-se afirmar, então, em relação às cargas Q1 e Q2 e potenciais V1 e V2 das esferas 1 e 2, respectivamente, que:
Nas questões de Física, quando necessário, use:
• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10 –27 kg
• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10 –27 kg
• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅10 8 m/s
• constante de Planck: h = 6⋅10 –34 J⋅s
• 1 eV = 1,6⋅10 –19 J
• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅10 9 N⋅m 2 / C2
• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
• cos 30º = sen 60º = √3/2
• cos 60º = sen 30º = √1/2
• cos 45º = sen 45º = √2/2
Uma partícula eletrizada positivamente com uma carga igual a 5 µC é lançada com energia cinética de 3 J, no vácuo, de um ponto muito distante e em direção a uma outra partícula fixa com a mesma carga elétrica.
Considerando apenas interações elétricas entre estas duas partículas, o módulo máximo da força elétrica de interação entre elas é, em N, igual a
Determine o valor em µF da capacitância equivalente entre os pontos a e b da associação de capacitores abaixo:
Obs.: C = 30µF