Questões Militares
Sobre eletrodinâmica - corrente elétrica em física
Foram encontradas 82 questões
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/98190/Captura_de%20Tela%20%28717%29.png)
A sonda é conectada a um voltímetro e orientada de modo que o eixo axial de suas espiras seja paralelo ao campo magnético. Considere que R e muito maior do que a resistência/impedância proporcionada pelo solenoide e que a permeabilidade magnética do interior do solenoide é µ0 .
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/98190/Captura_de%20Tela%20%28708%29.png)
A magnitude da tensão medida pelo voltímetro e:
A fim de prevenir possíveis acidentes causados por correntes elétricas, Edilson pediu a um eletricista que instalasse em seu apartamento uma ligação para os três chuveiros de sua residência e que cada um fosse submetido a uma mesma tensão igual a 220V. Assim, seria instalado um disjuntor nessa ligação para que os chuveiros pudessem funcionar simultaneamente. Cada chuveiro instalado por Edilson possui uma potência máxima de 6kW quando ligado a 220V.
Com base nesses dados, é CORRETO afirmar que o menor valor que o disjuntor a ser instalado deve suportar para proteger a instalação elétrica dos chuveiros, a fim de prevenir possíveis acidentes elétricos é de:
Considerando as informações apresentadas no enunciado e no gráfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da potência PR dissipada pelo resistor quando uma diferença de potencial ΔV = 2 V é aplicada sobre ele.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/92270/q40.jpg)
Falhas em circuitos elétricos costumam ser a causa de acidentes que acabam provocando incêndios de pequena ou grande monta, acionando o trabalho dos bombeiros. Tais incidentes, em geral, ocorrem por curtocircuitos e sobrecarga de corrente. Nesse sentido, considere o circuito a seguir, com R1= 6 Ω, R2 = R3= 2 Ω e uma voltagem de 14 V, e determine a corrente elétrica i no circuito.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/91108/bm57.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/89480/51.png)
A potência dissipada pelo motor, em W, deve ser de
![](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/83558/900a98b7e1daa2b02b0c.png)
Em um gráfico do potencial de corte versus a frequência, a inclinação da reta independe da função trabalho do material em estudo.
![9fd0b9bd22bab45890f0.png (331×137)](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/83271/9fd0b9bd22bab45890f0.png)
Recentemente a legislação brasileira passou a determinar que os veículos trafeguem nas estradas com os faróis baixos acesos durante o dia ou uma outra lâmpada própria para isso, chamada luz diurna. Os carros geralmente possuem duas lâmpadas dos faróis baixos e duas lâmpadas dos faróis altos. Para obedecer a essa legislação, evitar que o usuário esqueça de acender os faróis e para preservar o uso das lâmpadas de farol baixo sem a necessidade da inclusão de lâmpadas extras, um determinado fabricante de automóveis optou pela seguinte solução descrita a seguir. Os carros dessa marca possuem as lâmpadas de farol alto com dois modos diferentes de associação elétrica. No primeiro modo, chamado “farol alto”, as lâmpadas são ligadas em paralelo entre si e à bateria do carro (12 V). As lâmpadas são iguais e dissipam a potência de 60W cada uma. Esse modo está representado na figura I a seguir. No segundo modo, um sistema automatizado foi feito de tal forma que ao ligar o carro, se os faróis estiverem desligados, esse sistema associa as duas lâmpadas de farol alto em série e essa associação é chamada de “modo luz diurna”, representado pela figura II a seguir.
No modo luz diurna, as lâmpadas acendem com um brilho menos intenso, porém o suficiente para obedecer à legislação e não atingem a temperatura do modo farol alto. Sabe-se que a resistência elétrica das lâmpadas é dada pelo filamento de tungstênio e o mesmo apresenta um aumento do valor da resistência elétrica em função da temperatura atingida. Nesse caso, considere que a resistência elétrica de cada lâmpada no modo luz diurna é igual a 75% da resistência elétrica de cada lâmpada no modo farol alto.
Considere as lâmpadas como resistores ôhmicos ao atingir cada
patamar de temperatura, ou seja, em cada uma das condições
descritas no enunciado. E com base nisso assinale a alternativa que
indica corretamente o valor de potência elétrica dissipada, em W,
em cada lâmpada quando estiver no modo luz diurna.
Determine o valor em µF da capacitância equivalente entre os pontos a e b da associação de capacitores abaixo:
Obs.: C = 30µF
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/78348/577417fca8c6d5cdda0f.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/78348/6fac555e3fbc337f417f.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/78348/3e69c2aa7746ce4875b6.png)
O módulo da velocidade
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/78348/a39a31084f9c07ecf61f.png)
As propriedades elétricas de dois resistores A e B foram investigadas, e os dados obtidos para eles foram dispostos na forma de um gráfico V x i, em que V é a tensão aplicada e i é acorrente elétrica que por eles circula. As curvas para os resistores A (linha cheia) e B (linha tracejada) são apresentadas na figura ao lado.
Com base nos dados apresentados, considere as seguintes afirmativas:
1. O resistor B é ôhmico.
2. Os resistores têm resistências iguais quando submetidos a uma tensão de 10 V.
3. A potência dissipada pelo resistor A quando submetido a uma tensão de 20 V vale 0,6 W.
4. O resistor B apresenta uma resistência de 50 Ω quando submetido a uma tensão de 5 V.
Assinale a alternativa correta.