Questões Militares Sobre eletrodinâmica - corrente elétrica em física

Foram encontradas 84 questões

Q2280140 Física
Uma sonda composta por um conjunto de m espiras de raio r e colocada no interior de um solenoide de n espiras circulares e comprimento L. O solenoide e conectado a um circuito C composto por uma fonte de tensão variável U e um resistor de resistência elétrica R. A tensão da fonte cresce linearmente com o tempo t, conforme a relação: Imagem associada para resolução da questão

A sonda é conectada a um voltímetro e orientada de modo que o eixo axial de suas espiras seja paralelo ao campo magnético. Considere que R e muito maior do que a resistência/impedância proporcionada pelo solenoide e que a permeabilidade magnética do interior do solenoide é µ0

Imagem associada para resolução da questão


A magnitude da tensão medida pelo voltímetro e:


Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101639 Física
Os disjuntores elétricos são elementos do circuito que podem funcionar como “chaves” para desarmar um circuito elétrico quando percorridos por uma corrente superior ao que eles suportam.
A fim de prevenir possíveis acidentes causados por correntes elétricas, Edilson pediu a um eletricista que instalasse em seu apartamento uma ligação para os três chuveiros de sua residência e que cada um fosse submetido a uma mesma tensão igual a 220V. Assim, seria instalado um disjuntor nessa ligação para que os chuveiros pudessem funcionar simultaneamente. Cada chuveiro instalado por Edilson possui uma potência máxima de 6kW quando ligado a 220V.
Com base nesses dados, é CORRETO afirmar que o menor valor que o disjuntor a ser instalado deve suportar para proteger a instalação elétrica dos chuveiros, a fim de prevenir possíveis acidentes elétricos é de:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097653 Física
O texto a seguir é referência para a questão abaixo:

Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional. 
Para investigar o comportamento elétrico de um dado resistor, foram feitas medidas aplicando-se diferentes valores de diferenças de potencial ΔV sobre esse resistor e observando-se os valores de corrente i correspondentes, conforme gráfico ao lado.
Considerando as informações apresentadas no enunciado e no gráfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da potência PR dissipada pelo resistor quando uma diferença de potencial ΔV = 2 V é aplicada sobre ele.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2070354 Física

Falhas em circuitos elétricos costumam ser a causa de acidentes que acabam provocando incêndios de pequena ou grande monta, acionando o trabalho dos bombeiros. Tais incidentes, em geral, ocorrem por curtocircuitos e sobrecarga de corrente. Nesse sentido, considere o circuito a seguir, com R1= 6 Ω, R2 = R3= 2 Ω e uma voltagem de 14 V, e determine a corrente elétrica i no circuito.



Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: CBM-AP Prova: FCC - 2022 - CBM-AP - Soldado |
Q2063110 Física
Uma unidade do Corpo de Bombeiro foi acionada para atender um eletricista que se descuidou durante o trabalho, e foi submetido a uma diferença de potencial de 220 V entre suas mãos, sendo percorrido por uma corrente elétrica de intensidade igual a 50 mA. Considerando que a resistência elétrica do corpo desse eletricista, entre suas mãos, seja constante, se ele tivesse sido submetido a uma diferença de potencial, entre suas mãos, de 110 V, a intensidade da corrente elétrica que o percorreria seria de 
Alternativas
Q1991467 Física
Um capacitor de placas paralelas, cujo dielétrico é o ar, tem uma capacitância de 2,0 pF. A distância entre as placas é multiplicada por três, e o espaço entre as placas é preenchido com um determinado dielétrico X, o que faz a capacitância aumentar para 30 pF. Sendo assim, determine a constante dielétrica do dielétrico X e assinale a opção correta.
Alternativas
Q1989690 Física
Um ventilador elétrico tem, geralmente, três velocidades de rotação. Para cada uma há uma específica corrente elétrica percorrendo o circuito onde se encontra o motor que aciona as pás. Na medida em que se passa de uma velocidade para outra maior,
Alternativas
Q1989689 Física
A figura mostra um circuito em que um gerador de fem 24 V alimenta um circuito ideal com resistores de 2,0 Ω, 2,0 Ω e 3,0 Ω, e um motor de fcem 6,0 V.
Imagem associada para resolução da questão
A potência dissipada pelo motor, em W, deve ser de
Alternativas
Q1987346 Física
Nas alternativas a seguir demonstram-se quatro maneiras diferentes de associar cinco capacitores de mesmo valor de capacitância “C”. Assinale a alternativa que apresenta a associação com o menor valor de capacitância equivalente.  
Alternativas
Q1970844 Física
Um circuito elétrico é formado por capacitores de capacitância igual a 4 μF cada. A tensão suportada por cada um é de 100 V. A distribuição em série e paralelo dos capacitores nesse circuito permite possuir uma capacitância equivalente de 20 μF, capaz de suportar 8000 V. Qual é a quantidade de capacitores esse circuito possui?  
Alternativas
Q1846926 Física
Dois fios condutores longos, retos e paralelos, situados no vácuo e mantidos a uma distância d entre eles, são percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade i e de sentidos contrários. Nessa condição a força magnética gerada para cada metro de comprimento de fio é dada por Fmag. Mantendo o mesmo meio e a mesma distância d, para aumentar essa força por comprimento (N/m) até que seja o quádruplo de Fmag, a nova intensidade da corrente (i’) em cada fio deverá ser dada por: 
Alternativas
Q1806309 Física
    O efeito fotoelétrico consiste, basicamente, na emissão de elétrons induzida pela ação da luz. A figura a seguir esquematiza um arranjo experimental em que uma luz incidente em uma placa metálica semicilíndrica (catodo), colocada dentro de uma ampola de vidro sob vácuo, arranca elétrons que vão para um coletor (anodo), gerando-se uma corrente que é medida por um amperímetro. Um reostato linear de comprimento L controla o potencial aplicado entre o anodo e o catodo pela bateria. Na figura, a e b representam os polos da bateria, Amp, o amperímetro, e Vol, o voltímetro, ambos considerados ideais.


Considerando o arranjo experimental apresentado e assumindo que a luz seja monocromática, que o módulo da carga do elétron e seja igual a 1,6 × 10−19 C e que a massa do elétron m seja igual a 9,1 × 10−31 kg, julgue o próximo item.
Em um gráfico do potencial de corte versus a frequência, a inclinação da reta independe da função trabalho do material em estudo.
Alternativas
Q1805936 Física
No circuito mostrado na figura abaixo, a força eletromotriz vale ε = 10 V,a resistência interna vale r = 1,0 Ω e o capacitor tem capacitância C= 2,0 μF. Sabendo-se que o capacitor encontra-se totalmente carregado, possuindo 16 μC de carga, qual é o valor da resistência R, em ohms?
9fd0b9bd22bab45890f0.png (331×137)
Alternativas
Q1805932 Física
Quando pousam em um fio de alta tensão, os pássaros não morrem porque
Alternativas
Q1779414 Física
A potência irradiada por uma lâmpada é distribuída em uma superfície esférica centralizada na lâmpada. A razão entre as potências por área, respectivamente, a 1 m e a 2 m da lâmpada é igual a
Alternativas
Q1778007 Física
No circuito representado na figura, todos os resistores são ôhmicos. O gerador, o amperímetro e o voltímetro são ideais. Os fios de ligação e as conexões utilizadas têm resistência desprezível.
Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que a leitura no amperímetro é 1,2 A, a leitura no voltímetro é
Alternativas
Q1696253 Física
Dois fios idênticos A e B de comprimento L estão em paralelo e são percorridos por uma corrente elétrica IA = I e lB = 2l , respectivamente, ambas no mesmo sentido. Se esses fios distam de uma distância d e sendo d muito menor do que L. É correto afirmar que:
Alternativas
Q1660181 Física

Recentemente a legislação brasileira passou a determinar que os veículos trafeguem nas estradas com os faróis baixos acesos durante o dia ou uma outra lâmpada própria para isso, chamada luz diurna. Os carros geralmente possuem duas lâmpadas dos faróis baixos e duas lâmpadas dos faróis altos. Para obedecer a essa legislação, evitar que o usuário esqueça de acender os faróis e para preservar o uso das lâmpadas de farol baixo sem a necessidade da inclusão de lâmpadas extras, um determinado fabricante de automóveis optou pela seguinte solução descrita a seguir. Os carros dessa marca possuem as lâmpadas de farol alto com dois modos diferentes de associação elétrica. No primeiro modo, chamado “farol alto”, as lâmpadas são ligadas em paralelo entre si e à bateria do carro (12 V). As lâmpadas são iguais e dissipam a potência de 60W cada uma. Esse modo está representado na figura I a seguir. No segundo modo, um sistema automatizado foi feito de tal forma que ao ligar o carro, se os faróis estiverem desligados, esse sistema associa as duas lâmpadas de farol alto em série e essa associação é chamada de “modo luz diurna”, representado pela figura II a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


No modo luz diurna, as lâmpadas acendem com um brilho menos intenso, porém o suficiente para obedecer à legislação e não atingem a temperatura do modo farol alto. Sabe-se que a resistência elétrica das lâmpadas é dada pelo filamento de tungstênio e o mesmo apresenta um aumento do valor da resistência elétrica em função da temperatura atingida. Nesse caso, considere que a resistência elétrica de cada lâmpada no modo luz diurna é igual a 75% da resistência elétrica de cada lâmpada no modo farol alto.

Considere as lâmpadas como resistores ôhmicos ao atingir cada patamar de temperatura, ou seja, em cada uma das condições descritas no enunciado. E com base nisso assinale a alternativa que indica corretamente o valor de potência elétrica dissipada, em W, em cada lâmpada quando estiver no modo luz diurna.  

Alternativas
Q1660174 Física

Determine o valor em µF da capacitância equivalente entre os pontos a e b da associação de capacitores abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Obs.: C = 30µF

Alternativas
Q1613050 Física
Uma fita metálica de 1,5 cm de largura está imersa em uma região onde atua um campo magnético uniforme Imagem associada para resolução da questãode intensidade 0,4 T na direção e sentido do eixo y indicado na figura. Ao se fazer passar pela fita uma corrente elétrica na direção do eixo x, se estabelece uma diferença de potencial constante de 0,9 µV entre as regiões inferior e superior, e os elétrons dessa corrente, sujeitos às forças elétrica e magnética, agora atravessam a fita com velocidade constante Imagem associada para resolução da questão , sem sofrer desvio.
Imagem associada para resolução da questão
O módulo da velocidade Imagem associada para resolução da questãodos elétrons, na direção do eixo x, é
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: B
6: C
7: A
8: B
9: B
10: D
11: A
12: C
13: A
14: D
15: B
16: A
17: E
18: B
19: D
20: B