Questões Militares
Sobre espelhos esféricos em física
Foram encontradas 31 questões

Se esse objeto se deslocar do ponto I ao ponto II em um intervalo de tempo de cinco segundos, a velocidade escalar média da imagem desse objeto, nesse mesmo intervalo de tempo, será de

Considerando os dois espelhos gaussianos, a distância D é

Considere que todos os elementos gráficos, que podem ser instalados no suporte, sejam ideais e que o arranjo esteja imerso no ar. Utilizando-se, aleatória e separadamente, os elementos L1, L2, E1, E2 e E3, no suporte S, pode-se observar as imagens I1, I2, I3, I4 e I5 conjugadas por esses elementos, conforme Figura 2.

Nessas condições, a única sequência que associa corretamente cada elemento gráfico utilizado à sua possível imagem conjugada, I1, I2, I3, I4 e I5, respectivamente, é
O tipo de espelho comprado pela jovem e o seu raio de curvatura são, respectivamente,
Uma antena parabólica desativada de 120 cm de raio de curvatura e sem o receptor de sinal foi coberta com papel alumínio, de modo a se tornar um espelho côncavo. Essa antena foi deixada no quintal de uma casa e, em um dia quente de verão, acabou por incendiar uma pequena caixa de papelão situada a uma certa distância d do centro dessa antena.
Sabendo que os raios do Sol chegam à parte côncava do espelho paralelos ao eixo principal, a distância d ideal para que ocorra o incêndio é de
Quando precisar use os seguintes valores para as constantes: Constante da gravitação universal G = 7 x 10-11 m3/kg.s2. Aceleraçao da gravidade g = 10 m /s2. Velocidade do som no ar = 340 m/s. Raio da Terra R = 6400 km. Constante dos gases R = 8,3 J/mol.K. Indice adiabatico do ar y = CP/CV = 1,4. Massa molecular do ar Mar = 0,029 kg/mol. Permeabilidade magnetica do vacuo μ0 = 4π x 10-7 N/A2.
Pressão atmosferica 1,0 atm = 100 kPa. Massa específica da agua = 1 ,0 g/cm3

Um objeto real é colocado a uma distância “p” de um espelho esférico côncavo que apresenta raio de curvatura igual a 20 cm. Observa-se que este espelho conjuga uma imagem real e 4 vezes maior que o objeto. Com base nestas informações, pode-se afirmar que a imagem é ___________ e a distância p vale _________ cm.
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que preenche corretamente as lacunas da questão.
Em um laboratório de física, o professor sugeriu aos estudantes que fizessem experimentos com o objetivo de testar alguns sistemas ópticos. Após algumas escolhas, um estudante montou três experimentos, conforme mostrado a seguir.
Em relação aos três experimentos foram feitas as seguintes afirmações:
I - O sistema óptico 1 é um espelho plano e sua imagem é virtual.
II - O sistema óptico 1 é uma lente divergente e sua imagem é virtual.
III- O sistema óptico 2 é um espelho côncavo e o objeto encontra-se entre o foco e o vértice.
IV - O sistema óptico 2 é uma lente convergente e sua imagem é real.
V - O sistema óptico 3 é uma lente divergente e sua imagem é real.
VI - O sistema óptico 3 é um espelho convexo cuja imagem de um objeto real é virtual.
VII- Todos os sistemas ópticos são espelhos e todas as imagens são virtuais.
Estão corretas apenas as afirmações