Questões Militares
Comentadas sobre estática - momento da força/equilíbrio e alavancas em física
Foram encontradas 70 questões
(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)
O ponto pelo qual essa barra deverá ser erguida para permanecer na horizontal, deverá estar a uma distância aproximada __________ de L da extremidade ___________ . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
A peça, que sofre a ação da força peso, deverá ser equilibrada por uma única força F aplicada verticalmente para cima em direção paralela ao seu plano de modo que não rotacione. Sendo assim, a força F deverá ser aplicada à esquerda do ponto C a uma distância de, aproximadamente:
Um guindaste fixo tem massa igual a 1500 kg e é usado para levantar uma caixa de 2400 kg, como apresenta a figura acima. Ele é mantido no lugar por um pino articulado em A e um apoio simples em B. O centro de gravidade do guindaste é o ponto G. Assim, de acordo com os dados apresentados, determine a componente da reação em B e assinale a opção correta.
Dado:
g = 10 m/s2
Em um primeiro momento, o sistema está em equilíbrio no ar e α = 30° e a força elétrica em cada esfera vale 20 N. Em um segundo momento, o sistema é posto completamente submerso em um fluido de densidade igual a √3 kg/m³ e novamente o sistema fica em equilíbrio agora com α = 60°. Calcule o valor da força elétrica nas esferas dentro do fluido.
I- na corda A tem-se uma tração de intensidade igual a 80√3 N;
II- na corda B tem-se uma tração de intensidade igual a 80 N;
III- o material do qual o corpo é constituído tem densidade igual a 8 g/cm3 ; e
IV- a intensidade da aceleração da gravidade no local é de 10 m/s2 .
Considerando que o sistema atende às condições de equilíbrio estático, o valor do volume, em m3 , do bloco de massa M deve ser de ________.
Há atrito entre o plano inclinado e o bloco, sendo que o coeficiente de atrito estático vale μe e o coeficiente de atrito cinético vale μc. O bloco está sujeito à ação gravitacional além da força de reação normal e da força de atrito geradas pelo plano inclinado. Na situação em que o bloco esteja estático, mas na iminência de começar a deslizar, de modo que a força de atrito estática é máxima, vale a relação:
Dado: g = 10 m/s2
Adotando g = 10 m/s2 e sabendo que a diferença de potencial entre as placas é de 50 V, a massa da esfera é de
Sabendo que os coeficientes de dilatação térmica linear do alumínio e do aço são, respectivamente, iguais a 2,4 × 10–5 ºC–1 e 1,2 × 10–5 ºC–1 , se essa peça for aquecida a 120 ºC, devido à dilatação térmica, o ponto P, indicado na figura, sofrerá um deslocamento de modo que a distância entre sua posição inicial e sua posição final será de
Considere que a haste de um regulador tenha comprimento L e que nas suas extremidades sejam aplicadas duas forças horizontais de mesma intensidade F, perpendiculares à haste, conforme a figura 2.
Nessa situação, o torque resultante aplicado pela pessoa sobre a haste do regulador tem intensidade
Na situação de equilíbrio estático, a pressão da coluna de água é inversamente proporcional ao diâmetro D1 e à altura H1.
Nas questões de Física, quando necessário, use:
• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10 –27 kg
• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10 –27 kg
• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅10 8 m/s
• constante de Planck: h = 6⋅10 –34 J⋅s
• 1 eV = 1,6⋅10 –19 J
• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅10 9 N⋅m 2 / C2
• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
• cos 30º = sen 60º = √3/2
• cos 60º = sen 30º = √1/2
• cos 45º = sen 45º = √2/2
Considere uma barra homogênea, retilínea e horizontal fixa em uma de suas extremidades pelo ponto O, e submetida à ação de uma força na outra extremidade, no ponto P, conforme mostra a Figura 1.
A distância entre os pontos O e P vale x, e a ação da força gera um torque M na barra, em relação ao ponto de 1 fixação.
Dobrando-se a barra, de acordo com a Figura 2, e aplicando-se novamente a mesma força no ponto P, um novo torque M2 é gerado em relação ao ponto O.
Considere que a barra não possa ser deformada por ação da força .
Nestas condições, a razão M1/M2 entre os torques gerados pela força , nas duas configurações apresentadas, é
Um ponto material está sujeito simultaneamente a ação de duas forças perpendiculares de intensidades F1 e F2, conforme mostrado na figura a seguir. O ângulo θ tem valor igual a 30° e a força tem intensidade igual a 7 N. Portanto, a força resultante tem intensidade, em N, igual a _____.
Carlos, professor de Física, procurou, em uma de suas aulas, discutir com seus alunos a facilidade de girar uma porca, com auxílio de uma chave, conforme a figura a seguir. Explicou, então, aos alunos que, para que as forças F1 e F2 , de instensidades distintas, possibilitem à porca, a mesma facilidade de girar em torno do seu eixo, o valor da intensidade de F2 deverá ser:
Um objeto de massa m = 10 kg está suspenso por dois cabos que exercem trações T 1 e T 2 de mesma intensidade T, de modo que |T 1| = |T 2| = T. As trações exercidas pelos cabos estão dispostas conforme mostra a figura ao lado, fazendo um ângulo de 30º com a direção horizontal. O objeto está em equilíbrio estático e sujeito à atração gravitacional da Terra. Nesse local, a aceleração gravitacional é g = 10 m/s2 . As medições no local são executadas por um observador inercial. Sabe-se que sen 30º = cos 60º = 1/2 , e que sen 60º = cos 30º = √3/2 . Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do módulo da tração exercida por cada cabo.