Questões Militares Comentadas sobre estática - momento da força/equilíbrio e alavancas em física

Foram encontradas 70 questões

Q2354419 Física
Caso alguém suba, em velocidade constante, por uma corda presa ao teto, a intensidade da força média com que essa pessoa puxa a corda 
Alternativas
Q2260413 Física
Uma barra rígida AB, homogênea, de peso P e comprimento L, deve sustentar 4 cargas de pesos relacionados com P e a distâncias relacionadas a L, e mantida na direção horizontal, como mostra a figura. Imagem associada para resolução da questão

(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)
O ponto pelo qual essa barra deverá ser erguida para permanecer na horizontal, deverá estar a uma distância aproximada __________ de L da extremidade ___________ . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Alternativas
Q2078819 Física
Uma chapa maciça e homogênea de zinco foi usada para construção determinada peça com as seguintes dimensões:
Imagem associada para resolução da questão

A peça, que sofre a ação da força peso, deverá ser equilibrada por uma única força F aplicada verticalmente para cima em direção paralela ao seu plano de modo que não rotacione. Sendo assim, a força F deverá ser aplicada à esquerda do ponto C a uma distância de, aproximadamente:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015270 Física
Uma mola de massa desprezível foi presa a uma estrutura por meio da corda “b”. Um corpo de massa “m” igual a 2000 g está suspenso por meio das cordas “a”, “c” e “d”, de acordo com a figura ao lado, a qual representa a configuração do sistema após ser atingido o equilíbrio. Considerando que a constante elástica da mola é 20 N/cm e a aceleração gravitacional é 10 m/s2 , assinale a alternativa que apresenta a deformação que a mola sofreu por ação das forças que sobre ela atuaram, em relação à situação em que nenhuma força estivesse atuando sobre ela. Considere ainda que as massas de todas as cordas e da mola são irrelevantes.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1991440 Física
Uma barra de 12,0 m, com 250 kg de massa, está colocada sobre uma base, conforme a figura abaixo. A barra não está presa, estando simplesmente apoiada sobre a superfície. Um jovem de 50 kg pretende posicionar a barra de forma que ele possa caminhar até sua extremidade, sem que haja perda de equilíbrio no sistema. Sendo assim, determine a maior distância x que a barra pode se projetar para fora da base, permitindo que o jovem realize seu intento, e assinale a opção correta. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1987805 Física
Analise a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Um guindaste fixo tem massa igual a 1500 kg e é usado para levantar uma caixa de 2400 kg, como apresenta a figura acima. Ele é mantido no lugar por um pino articulado em A e um apoio simples em B. O centro de gravidade do guindaste é o ponto G. Assim, de acordo com os dados apresentados, determine a componente da reação em B e assinale a opção correta.  
Dado: 
g = 10 m/s2
Alternativas
Q1970861 Física
A figura abaixo apresenta duas esferas de massas e cargas elétricas iguais e com um volume igual a 1 m³. 
Imagem associada para resolução da questão
Em um primeiro momento, o sistema está em equilíbrio no ar e α = 30° e a força elétrica em cada esfera vale 20 N. Em um segundo momento, o sistema é posto completamente submerso em um fluido de densidade igual a √3 kg/m³ e novamente o sistema fica em equilíbrio agora com α = 60°. Calcule o valor da força elétrica nas esferas dentro do fluido. 
Alternativas
Q1938494 Física
Um bloco homogêneo de massa M, suspenso por três cordas ideais (inextensíveis e de massas desprezíveis) A, B e C, está em equilíbrio estático, conforme mostrado na figura a seguir. Sabe-se que:
I- na corda A tem-se uma tração de intensidade igual a 803 N;
II- na corda B tem-se uma tração de intensidade igual a 80 N;
III- o material do qual o corpo é constituído tem densidade igual a 8 g/cm3 ; e
IV- a intensidade da aceleração da gravidade no local é de 10 m/s2 .
Considerando que o sistema atende às condições de equilíbrio estático, o valor do volume, em m3 , do bloco de massa M deve ser de ________.  
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete |
Q1901523 Física
O texto a seguir é referência para a questão.

Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional. 
Um bloco de massa m constante foi colocado num plano inclinado de ângulo de inclinação θ, conforme mostra a figura ao lado.
Há atrito entre o plano inclinado e o bloco, sendo que o coeficiente de atrito estático vale μe e o coeficiente de atrito cinético vale μc. O bloco está sujeito à ação gravitacional além da força de reação normal e da força de atrito geradas pelo plano inclinado. Na situação em que o bloco esteja estático, mas na iminência de começar a deslizar, de modo que a força de atrito estática é máxima, vale a relação: 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1901432 Física
Se necessitar, use os seguintes valores para as constantes:

Aceleração local da gravidade g = 10 m/s2. 1 UA = dTerra−Sol = 150 milhões de quilômetros.
Velocidade da luz no vácuo c = 3,0×108 m/s. 
Em seu experimento para medir a constante gravitacional G, Henry Cavendish utilizou uma balança de torção composta por uma haste leve e longa, de comprimento L, com duas massas m em suas extremidades, suspensa por um fio fixado ao seu centro. Dois objetos de massa M foram aproximados às extremidades da haste, conforme mostra a figura abaixo, de tal forma que a haste sofreu um pequeno ângulo de deflexão ∆φ a partir da posição inicial de repouso, e foi medida a distância b entre os centros das massas m e M mais próximos. Quando torcido de um ˆângulo φ, o fio gera um torque restaurador τ = −κφ. Determine a expressão aproximada de G, em termos dos parâmetros do sistema. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1865639 Física
Um carpinteiro instala uma prateleira na parede presa com um fio inextensível e massa desprezível, conforme a figura abaixo. A massa da prateleira com distribuição uniforme é de 5,0 kg e a tração máxima suportada pelo fio é de 1,0 x 103 N. Usando as dimensões indicadas na figura, calcule a massa máxima, em kg, de uma partícula pontual colocada no ponto A para que o fio não arrebente e assinale a opção correta.
Dado: g = 10 m/s2

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1820354 Física
Uma pequena esfera de massa m e carga q = 3,2 × 10–5 C está suspensa por um fio ideal isolante, em equilíbrio, na região entre duas placas muito grandes, paralelas e verticais, conforme a figura. As duas placas estão eletrizadas com cargas de sinais opostos e iguais em módulo, uniformemente distribuídas por suas superfícies.
Imagem associada para resolução da questão

Adotando g = 10 m/s2 e sabendo que a diferença de potencial entre as placas é de 50 V, a massa da esfera é de
Alternativas
Q1820350 Física
Com duas barras de espessura e largura desprezíveis, uma de aço e a outra de alumínio, foi construída uma peça metálica com a forma de uma letra “L”. A 20 ºC, a barra de aço mede 4 m e a de alumínio mede 1,5 m. A barra de alumínio tem uma de suas extremidades fixa, como mostra a figura.
Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que os coeficientes de dilatação térmica linear do alumínio e do aço são, respectivamente, iguais a 2,4 × 10–5 ºC–1 e 1,2 × 10–5 ºC–1 , se essa peça for aquecida a 120 ºC, devido à dilatação térmica, o ponto P, indicado na figura, sofrerá um deslocamento de modo que a distância entre sua posição inicial e sua posição final será de
Alternativas
Q1820340 Física
Para substituir um botijão de gás vazio, é necessário desconectar o regulador fazendo-o girar no sentido anti-horário. Para isso, uma pessoa exerce, com suas mãos, duas forças sobre a haste do regulador, conforme a figura 1-a. A figura 1-b mostra detalhes de um regulador de gás.
Imagem associada para resolução da questão
Considere que a haste de um regulador tenha comprimento L e que nas suas extremidades sejam aplicadas duas forças horizontais de mesma intensidade F, perpendiculares à haste, conforme a figura 2.
Imagem associada para resolução da questão

Nessa situação, o torque resultante aplicado pela pessoa sobre a haste do regulador tem intensidade
Alternativas
Q1806305 Física
    A figura a seguir representa um modelo de boia esférica flexível, inicialmente de diâmetro D1, em equilíbrio estático a uma profundidade H1 abaixo de uma coluna de água. A esfera é preenchida com substâncias que, ao reagirem, geram calor e gases que se expandem, o que aumenta o diâmetro da boia para D2 e a faz ascender na coluna de fluido.


A partir das informações apresentadas, julgue o item seguinte, considerando as condições como ideais.
Na situação de equilíbrio estático, a pressão da coluna de água é inversamente proporcional ao diâmetro D1 e à altura H1.
Alternativas
Q1663225 Física

Nas questões de Física, quando necessário, use:


• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10 –27 kg

• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10 –27 kg

• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅10 8 m/s

• constante de Planck: h = 6⋅10 –34 J⋅s

• 1 eV = 1,6⋅10 –19 J

• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅10N⋅m 2 / C2

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3/2

• cos 60º = sen 30º = √1/2

• cos 45º = sen 45º = √2/2

Considere uma barra homogênea, retilínea e horizontal fixa em uma de suas extremidades pelo ponto O, e submetida à ação de uma força Imagem associada para resolução da questão na outra extremidade, no ponto P, conforme mostra a Figura 1.


Imagem associada para resolução da questão


A distância entre os pontos O e P vale x, e a ação da força Imagem associada para resolução da questão gera um torque M na barra, em relação ao ponto de 1 fixação.

Dobrando-se a barra, de acordo com a Figura 2, e aplicando-se novamente a mesma força Imagem associada para resolução da questão no ponto P, um novo torque M2 é gerado em relação ao ponto O.


Imagem associada para resolução da questão


Considere que a barra não possa ser deformada por ação da força Imagem associada para resolução da questão.

Nestas condições, a razão M1/M2 entre os torques gerados pela força Imagem associada para resolução da questão , nas duas configurações apresentadas, é

Alternativas
Q1660169 Física

Um ponto material está sujeito simultaneamente a ação de duas forças perpendiculares de intensidades F1 e F2, conforme mostrado na figura a seguir. O ângulo θ tem valor igual a 30° e a força Imagem associada para resolução da questão tem intensidade igual a 7 N. Portanto, a força resultante Imagem associada para resolução da questão tem intensidade, em N, igual a _____.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1658586 Física

Carlos, professor de Física, procurou, em uma de suas aulas, discutir com seus alunos a facilidade de girar uma porca, com auxílio de uma chave, conforme a figura a seguir. Explicou, então, aos alunos que, para que as forças F1 e F2 , de instensidades distintas, possibilitem à porca, a mesma facilidade de girar em torno do seu eixo, o valor da intensidade de F2 deverá ser:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1613030 Física
Um professor realiza uma experiência em um laboratório de física com um feixe de íons, de massa m e dimensões desprezíveis. A função horária das posições S ocupadas pelo feixe ao longo de uma trajetória circular de raio R, em função do tempo t, no SI, é S = t3 + b.t2 – f.t +g, em que b, f e g são constantes positivas. 
Em um instante t > 0, além de depender da massa m, o momento linear do referido feixe
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante |
Q1333041 Física

Um objeto de massa m = 10 kg está suspenso por dois cabos que exercem trações T 1 e T 2 de mesma intensidade T, de modo que |T 1| = |T 2| = T. As trações exercidas pelos cabos estão dispostas conforme mostra a figura ao lado, fazendo um ângulo de 30º com a direção horizontal. O objeto está em equilíbrio estático e sujeito à atração gravitacional da Terra. Nesse local, a aceleração gravitacional é g = 10 m/s2 . As medições no local são executadas por um observador inercial. Sabe-se que sen 30º = cos 60º = 1/2 , e que sen 60º = cos 30º = √3/2 . Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do módulo da tração exercida por cada cabo.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: A
5: D
6: C
7: D
8: A
9: A
10: C
11: C
12: D
13: C
14: D
15: E
16: D
17: C
18: C
19: A
20: C