Questões Militares Comentadas sobre física moderna em física

Foram encontradas 25 questões

Q2280141 Física
Um foguete de 700 m de comprimento se afasta de uma estação espacial a uma velocidade de 3 × 103 km/s. Em cada extremo do foguete há um emissor de ondas de rádio que, para um observador no foguete, emitem pulsos simultâneos.
Determine o intervalo temporal entre as emissões dos sinais observado por um astronauta na  estação espacial. 
Alternativas
Q2260432 Física
Gustav Kirchhoff foi um físico russo que viveu no século XIX e dedicou grande parte de sua vida à pesquisa do comportamento da luz. Cabe a ele o enunciado de três leis da espectroscopia. Uma dessas leis estipula que
Alternativas
Q2260431 Física
Uma emissão estimulada acontece quando um elétron, em estado excitado, recebe um fóton forçando seu decaimento, resultando em dois fótons que irão, cada um por si, estimular outros elétrons excitados, gerando um processo em cadeia. Esse processo dá origem 
Alternativas
Q2260430 Física
Define-se efeito Compton o fenômeno físico em que 
Alternativas
Q2201274 Física
O modelo atômico proposto por Rutherford teve como ponto de partida um experimento no qual uma lâmina delgada de ouro foi bombardeada por um feixe de partículas alfa (α ). Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que está corretamente relacionada ao modelo de Rutherford. 
Alternativas
Q2201268 Física
O gráfico a seguir representa a relação entre a energia cinética máxima de elétrons emitidos, por efeito fotoelétrico, de um material exposto a uma radiação de determinada frequência. Assinale a alternativa que indica corretamente dois valores de frequência da radiação que resultarão em emissão de elétrons.  
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2201258 Física
Um elemento muito utilizado na reação de fissão nuclear é o urânio (U). Na reação a seguir, apresenta-se parte de uma das possíveis reações de fissão envolvendo o urânio-235, no qual um nêutron (n) foi utilizado para bombardear o átomo de urânio, gerando um átomo de bário (Ba) e outro de criptônio (Kr).
Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que preenche corretamente as interrogações. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101638 Física
O hidrogênio é um elemento químico que participa da composição de diversas substâncias de nosso cotidiano. Foi descoberto no ano de 1766 pelo físico-químico francês Henry Cavendish e é um elemento com características peculiares sendo, uma delas, não possuir nêutron em seu núcleo atômico. Portanto, o átomo de hidrogênio é formado basicamente por um próton e um elétron. Admita que a distância média entre o próton e o elétron no átomo de hidrogênio seja igual a d e a força de atração entre essas duas partículas seja igual a F.
Imagine que, de forma hipotética, fosse criado em laboratório um átomo semelhante ao hidrogênio, com um próton e um elétron, mas com uma distância 2d entre eles.
É CORRETO afirmar que, nesse átomo hipotético, a força de atração F’ entre o próton e o elétron comparada ao átomo de hidrogênio seria de:
Alternativas
Q1989697 Física
O gráfico a seguir representa a energia cinética máxima (E) dos elétrons ejetados por uma placa metálica em função da frequência (f) da radiação incidente sobre a placa.
Imagem associada para resolução da questão

A respeito desses dados é correto afirmar que
Alternativas
Q1987348 Física
   No ano de 2023, o modelo atômico proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr completará 110 anos. O físico utilizou a estrutura do modelo planetário de Rutherford e incluiu algumas ideias propostas por Max Planck. Bohr postulou que os elétrons ocupariam apenas determinadas órbitas circulares ao redor do núcleo. Nestas órbitas, que foram denominados estados estacionários ou níveis de energia, os elétrons poderiam girar indefinidamente sem perder energia e, portanto, sem emitir radiação. Tais órbitas, que foram caracterizadas com um número quântico n, podiam assumir valores inteiros e uma energia específica para cada nível. Na figura apresenta-se um diagrama com os níveis de energia, em elétron-volts (eV), para o átomo de hidrogênio. Quando um elétron que ocupa o nível n = 3 retorna para o n = 1 (estado fundamental), emite um fóton cujo valor da frequência será de _______ Hz.
      Adote o valor da constante de Planck igual a 4 . 10-15 eV/s.
Assinale a alternativa que completa a lacuna acima. 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1937073 Física

FÍSICA


Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3 /2

• cos 60º = sen 30º = 1 2

• calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)

• calor latente de fusão do gelo: Lf = 80 cal/g

• temperatura de fusão do gelo: θf = 0 ºC

• densidade do gelo: µg = 0,92 g/cm3

• densidade da água: µA = 1,0 g/cm

- Partículas instáveis, denominadas mésons μ, são produzidas pela incidência de raios cósmicos sobre as elevadas regiões da atmosfera terrestre.
Para um referencial R’, em repouso em relação a esses mésons, tais partículas deveriam se desintegrar muito rapidamente após seu surgimento, durando apenas um intervalo de tempo ∆t’ e não deveriam ser detectadas na superfície da Terra. No entanto, são detectadas e em abundância! Esse “problema” só é compreendido sob a interpretação relativística do movimento dos mésons, já que eles se movem a altíssimas velocidades em relação à superfície da Terra.
Ao se observar o movimento de um méson μ, a partir da superfície da Terra, mede-se seu tempo de vida como sendo ∆t = 15,9 ∙ ∆t’. Considerando que, em relação à R’, esse méson percorre 660 m, então, para um observador na superfície da Terra, tal méson percorre, em m, uma distância igual a  
Alternativas
Q1820365 Física
Em 1923, Arthur Holly Compton confirmou a natureza corpuscular da radiação fazendo com que um feixe de raios X incidisse sobre uma amostra de grafite e observando o aumento do comprimento de onda dessa radiação (∆λ) em função do ângulo segundo o qual os raio X são espalhados (θ). Esse aumento, chamado deslocamento Compton, é calculado pela expressão Imagem associada para resolução da questão onde m é a massa dos elétrons livres da amostra-alvo.
Imagem associada para resolução da questão

Considere que um feixe de raios X com comprimento de onda 8,88 × 10–11 m incida sobre uma amostra de carbono e os fótons desse feixe, espalhados pelos elétrons livres da amostra, sejam observados a 60º da direção de incidência. Adotando h = 6,6 × 10–34 J · s para a constante de Planck, c = 3,0 × 108 m/s e m = 9,1 × 10–31 kg, a energia dos fótons dos raios X, após o espalhamento causado pela amostra de carbono, é
Alternativas
Q1820363 Física
Considere a hipótese de que vivêssemos em uma época em que pudéssemos viajar em veículos capazes de atingir velocidades grandes e não desprezíveis em relação à velocidade da luz.
Um desses veículos tem as dimensões indicadas na figura e está se movendo em uma trajetória retilínea e horizontal com velocidade v = 0,8 × c, em que c é a velocidade da luz.
Imagem associada para resolução da questão

Devido aos efeitos relativísticos, um observador colocado fora do veículo e parado em relação à Terra observaria as dimensões A e B como A’ e B’ de tal forma que
Alternativas
Q1806311 Física
O gráfico a seguir, normalizado pelo número de elementos, mostra o comportamento do decaimento de certo elemento radioativo em função do tempo, em dias.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando o gráfico apresentado, julgue o item a seguir.
A vida-média do elemento em questão é menor que 18 dias.
Alternativas
Q1779412 Física
Átomos radioativos tendem a apresentar instabilidade, podendo emitir partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ). Existem determinados átomos que podem apresentar decaimentos em duas etapas, como é o caso do césio-137, que se transforma em bário-137 da seguinte forma:
Imagem associada para resolução da questão
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que, respectivamente, completa corretamente os espaços indicados pelo símbolo de interrogação (?) que representam duas etapas do decaimento do césio-137.
Alternativas
Q1663171 Física

Na questão de Física, quando necessário, use:


• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10 –27 kg

• massa atômica do hélio: mHe = 6,65 ⋅10 –27 kg

• velocidade da luz no vácuo: c = 3 ⋅10 8 m/s

• constante de Planck: h = 6 ⋅10 –34 J⋅s

• 1 eV = 1,6 ⋅10 –19 J

• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0 ⋅10 9 N⋅m 2 / C2

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3/2

• cos 60º = sen 30º = 1/2

• cos 45º = sen 45º = √2/2

O ozônio (O3) é naturalmente destruído na estratosfera superior pela radiação proveniente do Sol.

Para cada molécula de ozônio que é destruída, um átomo de oxigênio (O) e uma molécula de oxigênio (O2) são formadas, conforme representado abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que a energia de ligação entre o átomo de oxigênio e a molécula O2 tem módulo igual a 3,75 eV, então o comprimento de onda dos fótons da radiação necessária para quebrar uma ligação do ozônio e formar uma molécula O2 e um átomo de oxigênio vale, em nm,

Alternativas
Q1662124 Física

Na questão de Física, quando necessário, use:

• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10–27 kg

• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10–27 kg

• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅108 m/s

• constante de Planck: h = 6⋅10–34 J⋅s

• 1 eV = 1,6⋅10–19 J

• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅109 N⋅m2 / C2

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º =  √3/2

• cos 60º = sen 30º = 1/2

• cos 45º = sen 45º = √2/2

No interior do Sol, reações nucleares transformam quantidades enormes de núcleos de átomos de hidrogênio (H), que se combinam e produzem núcleos de átomos de hélio (He), liberando energia.

A cada segundo ocorrem 1038 reações de fusão onde quatro átomos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio, conforme esquematizado abaixo:


4H → He + Energia.


A energia liberada pelo Sol, a cada segundo, seria capaz de manter acesas um certo número de lâmpadas de 100 W. Nessas condições, a ordem de grandeza desse número de lâmpadas é igual a

Alternativas
Q1613058 Física
As linhas horizontais indicadas na figura representam os níveis de energia de um elétron de um átomo de hidrogênio e as setas verticais, numeradas de I a III, possíveis transições que podem ocorrer entre esses níveis quando o átomo emite um fóton de comprimento de onda λ.
Imagem associada para resolução da questão
Está de acordo com a teoria quântica a seguinte relação:
Alternativas
Q937019 Física

Analise a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Na figura acima, a linha pontilhada mostra a trajetória plana de uma partícula de carga -q = -3,0 C que percorre 6,0 metros, ao se deslocar do ponto A, onde estava em repouso, até o ponto B, onde foi conduzida novamente ao repouso. Nessa região do espaço, há um campo elétrico conservative, cujas superfícies equipotenciais estão representadas na figura. Sabe-se que, ao longo desse deslocamento da partícula, atuam somente duas forças sobre ela, onde uma delas é a força externa, Fext. Sendo assim, qual o trabalho, em quilojoules, realizado pela força Fext no deslocamento da partícula do ponto A até o ponto B?

Alternativas
Q536633 Física

No final do século XIX e início do século XX, a Física se defrontou com vários problemas que não podiam ser explicados com as teorias e modelos aceitos até esse período. Um desses problemas consistia em explicar corretamente o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Sobre esse efeito, considere as seguintes afirmativas:


1. Esse efeito foi observado primeiramente por Henrich Hertz e sua explicação correta foi publicada em 1905 por Niels Bohr.


2. A explicação correta desse efeito utilizou uma ideia de Max Planck, de que a luz incidente não poderia ter energia com um valor qualquer, mas sim uma energia dada por múltiplos inteiros de uma porção elementar.


3. Segundo o modelo proposto, cada fóton, ao colidir com um elétron, transfere-lhe uma quantidade de energia proporcional a sua velocidade.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: B
6: C
7: B
8: A
9: E
10: B
11: D
12: D
13: E
14: E
15: C
16: D
17: C
18: B
19: A
20: B