Questões Militares de Física - Física Térmica - Termologia
Foram encontradas 531 questões
Os cinco frascos representados na figura a seguir são idênticos, transparentes, feitos de um material termicamente indilatável, estão apoiados numa superfície plana e horizontal e contêm uma mesma massa de água (líquida) a temperaturas diferentes.
Se a água em um dos frascos estiver a 4ºC, esse frasco é o de número
O coeficiente de dilatação linear do material da coluna (1) é 2,4.10-5/ºC, e o do material da coluna (2) é 8.10-4/ºC. Para que a plataforma permaneça horizontal, seja qual for a variação de temperatura, os comprimentos iniciais das colunas (1) e (2), devem ser, respectivamente,
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que
Calor é energia transferida (cedida ou recebida) pelas substâncias em função da diferença da temperatura. O calor específico de um corpo é a quantidade de calor que uma substância necessita para variar sua temperatura em 1ºC para cada grama da substância. O calor específico da água é justamente 1 cal/(g ºC). (1 cal = 1 caloria = 4,184J)
Considerando-se que 1 caloria (cal) corresponda à quantidade de
energia necessária para variar a temperatura de 1 grama (g) de
água em 1 °C, então, para que se varie a temperatura de
A tabela a seguir apresenta os estados do corpo humano correspondentes a diferentes temperaturas.
Com base no texto e na tabela precedentes, assinale a opção correta.
Considerando-se que o canal está a uma profundidade h da superfície livre do reservatório frio e que o coeficiente de dilatação térmica da água é de 1,3×10−4(°C)−1, é correto afirmar que a profundidade do canal em relação à superfície livre do reservatório quente será igual a
Com base nessa situação hipotética e considerando-se que a massa do corpo é de 1,0 kg e que a aceleração da gravidade é igual a 9,8 m/s2 , é correto afirmar que a intensidade da força centrípeta, em newtons, que atua sobre o corpo será igual a
Assinale a alternativa que contem a melhor estimativa do intervalo de tempo entre o início do movimento e o instante em que os pêndulos apresentaram uma defasagem de meio ciclo pela primeira vez.
Certa massa m de um líquido, de calor específico c, encontra-se a uma temperatura de 15 º C no interior de um
frasco de capacidade térmica C. O sistema está isolado
do meio e deve receber calor de um aquecedor ôhmico,
de potência P (em watts), a uma tensão de 220 V. Ao
se conectar o aquecedor a uma tomada, verifica-se que
a tensão na rede elétrica é de 110 V. Assim mesmo a
ligação é efetuada. Para se prever o intervalo de tempo
∆t necessário para elevar a temperatura do sistema até
95 º C, e considerando o equivalente mecânico do calor
J, a expressão que permite determiná-lo, em função dos
dados, deve ser:
Dois mols de um gás perfeito passam pelo ciclo mostrado no diagrama da pressão versus volume da figura. A temperatura medida no estado A é 200 K, a constante universal dos gases perfeitos é R = 8,32 J.mol / K e o calor molar a volume constante é Cv = 5R/2.
Dois mols de um gás perfeito passam pelo ciclo mostrado no diagrama da pressão versus volume da figura. A temperatura medida no estado A é 200 K, a constante universal dos gases perfeitos é R = 8,32 J.mol / K e o calor molar a volume constante é Cv = 5R/2.
Considerando os dados apresentados na figura e no enunciado, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do trabalho total w realizado pelo gás ao longo de todo o ciclo ABCDA.
O texto a seguir é referência para a questão.
Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial.
O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração
gravitacional.
Considerando que a temperatura do gás no ponto A vale TA = 50 K, assinale a alternativa que apresenta corretamente a temperatura TB do gás no ponto B.