Questões Militares Sobre hidrostática em física

Foram encontradas 202 questões

Q2354421 Física
Se uma pessoa com os pulmões totalmente cheios de ar mergulhar em um rio, sem que o ar em seus pulmões seja expelido, então, quanto maior a profundidade, maior será 
Alternativas
Q2260411 Física
Um corpo esférico, maciço, feito de material de densidade absoluta d, é abandonado do repouso, a uma altura H1 da superfície livre de um líquido, de densidade absoluta dL, viscosidade desprezível, contido em um recipiente, como indica a figura. Imagem associada para resolução da questão

O movimento de queda do corpo antes de atingir o líquido se dá em queda livre com aceleração da gravidade g. As condições para que o corpo atinja a profundidade H2 com velocidade nula são: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Cadete |
Q2101181 Física
Quando se mergulha em uma piscina, lago ou mar, costuma-se sentir, principalmente nos ouvidos, um aumento de pressão por causa do aumento da profundidade no interior da água. Sendo assim, existe uma notória relação entre o aumento da pressão exercida pela água e a profundidade no interior do líquido.
Considere a densidade da água igual a 1,0g/cm³, g = 10m/s² e 1,0atm = 100.000Pa.
Sobre um mergulho livre (em apneia) em uma piscina, analise as afirmativas a seguir:
I- A cada 5,0metros de profundidade contando a partir da superfície da água, a pressão sobre o mergulhador aumentará 0,5atm.
- À medida que o mergulhador aumentar a sua profundidade no interior da água, o empuxo exercido sobre ele aumentará.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029717 Física
Uma bóia esférica de volume V, quando totalmente submersa em um líquido de densidade d, fica sujeita a um empuxo de intensidade E.
Qual a alternativa que melhor representa a variação do empuxo em função do volume submerso da referida bóia à medida em que ela foi sendo submersa desde a superfície do líquido?  
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015277 Física
Um objeto sólido com massa 600 g e volume 1 litro está parcialmente imerso em um líquido, de maneira que 80% do seu volume estão submersos. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 , assinale a alternativa que apresenta a massa específica do líquido.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015273 Física
Uma minúscula bolha de ar sobe até a superfície de um lago. O volume dessa bolha, ao atingir a superfície do lago, corresponde a uma variação de 50% do seu volume em relação ao volume que tinha quando do início do movimento de subida. Considerando a pressão atmosférica como sendo de 105 Pa, a aceleração gravitacional de 10 m/s2 e a densidade da água de 1 g/cm3 , assinale a alternativa que apresenta a distância percorrida pela bolha durante esse movimento se não houve variação de temperatura significativa durante a subida da bolha.
Alternativas
Q1989679 Física
Daniel Bernoulli foi um cientista que estudou o comportamento dos fluidos. O princípio por ele enunciado é de larga aplicação prática. Destaca-se o movimento dos aviões e dos automóveis de corrida, dentre outros. As asas dos aviões e os aerofólios dos carros de corrida têm um formato semelhante, guardando proporções e aplicações diferentes. As asas devem sustentar os aviões em voo e os aerofólios devem garantir aderência dos carros ao solo.
O esquema ilustra o perfil comum de cada um desses dispositivos.
Imagem associada para resolução da questão

Assim, supondo que o movimento retilíneo e uniforme de ambos se dê da esquerda para a direita, as asas e os aerofólios devem estar posicionados corretamente nas respectivas posições da alternativa.
Alternativas
Q1989675 Física
Num local em que a aceleração da gravidade é g, um objeto, de volume V e densidade absoluta do , é lançado verticalmente para baixo, a uma velocidade inicial vA, de uma altura H1 acima da superfície livre de um líquido de densidade absoluta dL < do . Este objeto penetra no líquido e vai colidir com o fundo do recipiente que contém o líquido a uma profundidade H2 . O esquema ilustra a situação e a viscosidade do líquido é desprezível durante esta queda. 
Imagem associada para resolução da questão

A expressão que permite determinar a velocidade vC com que o objeto colide com o fundo do recipiente é dada na alternativa
Alternativas
Q1987352 Física
Um cubo homogêneo de massa M e de arestas iguais a a, foi colocado sobre uma superfície plana em um local em que a aceleração da gravidade tem intensidade igual a g. Sabendo que μ representa a densidade do material que constitui o cubo, é correto afirmar que a pressão p aplicada pela base deste cubo sobre a superfície plana pode ser expressa como:  
Alternativas
Q1987351 Física
Um recipiente está completamente cheio com água (densidade igual a 1 g/cm3 ). A 3 m de profundidade, em relação a superfície, é determinado um ponto A. Outro ponto B, que está abaixo de A e a uma profundidade h em relação ao ponto A, apresenta uma pressão com valor de 68600 Pa. Este ponto B está a 3 m acima do fundo do recipiente, conforme pode-se observar na figura a seguir. Determine o valor, em metros, de H, que representa a altura total deste recipiente.  
Dados:
I - desconsidere a pressão atmosférica; II - intensidade da aceleração da gravidade no local igual a 9,8 m/s2 ; e III - o líquido (água) perfeitamente homogêneo e em equilíbrio estático. 


Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1970858 Física
Ao pressionar um recipiente com um fluido incompressível objetivando fazê-lo sair pelo único orifício existente no recipiente, pode-se observar a aplicação do princípio de Pascal. Sobre esse princípio, assinale a afirmativa correta.  
Alternativas
Q1938508 Física
Foi colocado um recipiente sobre cada um dos pratos de 4 balanças. Todos os recipientes são idênticos, bem como as balanças. Um objeto maciço e homogêneo foi adicionado no fundo de 3 dos 4 recipientes. Os objetos (O1, O2 e O3) possuem o mesmo volume e densidades diferentes. Em seguida, preencheu-se os 4 recipientes com água até atingir a borda de cada recipiente e aguardou-se os objetos estarem em repouso. A figura a seguir representa essa última situação. 
Imagem associada para resolução da questão

Entre as alternativas, assinale aquela que indica corretamente a relação entre as medidas de massa feitas pelas balanças A, B, C e D. 
Alternativas
Q1938493 Física
A figura a seguir representa vasos comunicantes indeformáveis que possuem diâmetros iguais e um líquido (densidade μ) que está em repouso. Do lado esquerdo há uma amostra confinada de gás ideal que exerce uma pressão sobre a superfície do líquido, enquanto que do lado direito a superfície desse mesmo líquido está sujeito a pressão atmosférica (po). 

Imagem associada para resolução da questão

Após uma expansão volumétrica do gás, e ainda mantendo a pressão final da amostra de gás (pgf) menor do que a pressão atmosférica (po), assinale a alternativa que indica corretamente a expressão da diferença po-pgf quando o líquido atingir o repouso.
Considere que
1 – os vasos comunicantes estão em um local cujo módulo da gravidade é igual a “g”;
2 – antes da expansão volumétrica a diferença entre níveis é igual a “h”;
3 – após a expansão, o deslocamento do nível do líquido é igual a “y”;
4 – a pressão atmosférica po é constante. 
Alternativas
Q1937074 Física

FÍSICA


Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3 /2

• cos 60º = sen 30º = 1 2

• calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)

• calor latente de fusão do gelo: Lf = 80 cal/g

• temperatura de fusão do gelo: θf = 0 ºC

• densidade do gelo: µg = 0,92 g/cm3

• densidade da água: µA = 1,0 g/cm

Um cubo de gelo está completamente submerso em 3,45 kg de água e preso por meio de um fio ideal de capacidade térmica desprezível, ao fundo de um recipiente adiabático, conforme representado na figura seguinte:
Imagem associada para resolução da questão

Inicialmente, a água está a 16 ºC e o gelo a 0 ºC e observa-se uma tração no fio de 1,0 N. Considere que ocorra troca de calor exclusivamente entre a água e o gelo e que, à medida em que o gelo derrete, o fio continue prendendo o cubo de gelo ao fundo do recipiente, sem exercer pressão sobre o gelo.
Nessas condições, ao ser atingido o equilíbrio térmico no interior do recipiente, a tração, em N, sentida pelo fio, será igual a  
Alternativas
Q1937065 Física

FÍSICA


Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3 /2

• cos 60º = sen 30º = 1 2

• calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)

• calor latente de fusão do gelo: Lf = 80 cal/g

• temperatura de fusão do gelo: θf = 0 ºC

• densidade do gelo: µg = 0,92 g/cm3

• densidade da água: µA = 1,0 g/cm

Um aquário de paredes finas e área da base igual a S contém água cuja densidade vale μA , até a altura x (Figura A). Um barquinho de madeira, com uma esfera maciça dentro dele, é posto a flutuar e o nível da água se eleva até a altura y (Figura B).
Ao retirar a esfera e colocá-la diretamente na água, com o barquinho ainda a flutuar, ela afunda e o nível de água altera para o valor z (Figura C). 
Imagem associada para resolução da questão
Considerando que as figuras foram feitas em escalas diferentes, e sendo o volume da esfera igual a V e sua densidade μE , pode-se afirmar corretamente que
Alternativas
Q1853787 Física
Em um local onde o módulo da aceleração da gravidade é igual a 10 m/s², uma pessoa submerge um bloco maciço de massa igual a 3 kg totalmente em água, enquanto aplica uma força na face superior do bloco. Nessa situação a força de empuxo a que o bloco está sujeito é igual a 50 N. Sem a ação da força aplicada pela pessoa, apenas uma fração do bloco está abaixo da superfície da água. A alternativa que indica corretamente a fração do bloco que está acima da superfície da água é  
Alternativas
Q1820349 Física
As figuras mostram o fundo do mar de uma mesma região em dois momentos: na figura 1, em uma situação de maré alta e, na figura 2, em uma situação de maré baixa. Nas duas figuras, vê-se, ainda, uma pedra de dimensões desprezíveis em repouso no fundo do mar.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando g = 10 m/s2 , a densidade da água do mar igual a 1 g/cm3 e sabendo que a diferença de pressão sobre a pedra, nas duas situações, é de 40000 Pa, o desnível h, indicado na figura, é de
Alternativas
Q1811664 Física
Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

 aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
 cos 30º = sen 60º = √3/2
 cos 60º = sen 30º = 1/2
 condutividade térmica do vidro: K = 0,8 W/(m·K)
 1 atm = 1,0·105 N/m2
 constante universal dos gases: R = 8,0 J/(mol·K)
 1 L = 1 dm3
 1 cal = 4 J
 calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)
 velocidade da luz no vácuo: c = 3 x 108 m/s
 constante de Planck: h = 6,6 x 10–34 J∙s
 carga elementar (e) = 1,6 x 10–19 C
 1 Å = 10-10 m 
Uma barra homogênea e impermeável de massa específica ρ é mantida presa, por um fio ideal, ao fundo de um tanque que contém dois líquidos não miscíveis, de densidades ρA e ρB, conforme a figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
Para que seja nula a tração no fio, a razão entre o volume da barra que fica submersa apenas no líquido de densidades ρA e o seu volume total, pode ser expressa por:
Alternativas
Q1805939 Física
Um líquido L1 com densidade d1 é colocado em um recipiente com dois ramos comunicantes e de iguais dimensões. Dois outros líquidos, L2 e L3, com densidades d 2= 4 g/cm3 e d3= 2 g/cm3 são, respectivamente, colocados nos ramos direito e esquerdo em quantidades tais que os façam atingir o mesmo nível no recipiente.
Imagem associada para resolução da questão
Nota-se que a consequente elevação do nível de L1 no lado esquerdo é igual a 1/3 da altura da coluna de L3. Podemos concluir que a densidade d1; vale, em g/cm3:
Alternativas
Q1805505 Física
Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

 aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
• cos 30º = sen 60º = √3/2
 cos 60º = sen 30º = 1/2
 condutividade térmica do vidro: K = 0,8 W/(m·K)
 1 atm = 1,0·105 N/m2
 constante universal dos gases: R = 8,0 J/(mol·K)
 1 L = 1 dm3
 1 cal = 4 J
 calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)
 velocidade da luz no vácuo: c = 3 x 108 m/s
 constante de Planck: h = 6,6 x 10–34 J∙s
• carga elementar (e) = 1,6 x 10–19 C
 1 Å = 10-10
Uma barra homogênea e impermeável de massa específica ρ é mantida presa, por um fio ideal, ao fundo de um tanque que contém dois líquidos não miscíveis, de densidades ρA e ρB, conforme a figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
Para que seja nula a tração no fio, a razão entre o volume da barra que fica submersa apenas no líquido de densidades ρA e o seu volume total, pode ser expressa por:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: A
5: B
6: C
7: A
8: B
9: A
10: C
11: E
12: D
13: A
14: B
15: B
16: B
17: D
18: D
19: C
20: D