Questões Militares Comentadas sobre movimento retilíneo uniformemente variado em física

Foram encontradas 38 questões

Q2280131 Física
Uma fonte luminosa esta presa ao teto de um recinto fechado, a uma altura H do solo, conforme mostra a figura. No recinto há um objeto de altura h (h < H/2) a uma distancia 2a de uma das paredes. A lâmpada desprende-se, iniciando um movimento de queda livre, e atinge o solo a uma distancia 3a da parede. Considere que o efeito de reflexão de luz nas paredes e desprezível e que a fonte de luz e pontual.


Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa que apresenta a expressão correta do módulo da velocidade da sombra a partir do instante em que esta começa a ser projetada sobre a parede.

Alternativas
Q2260405 Física
Em uma pista retilínea e horizontal, é realizada uma experiência com um carro de 20 kg de massa. No instante inicial t0 = 0 s, este carro é arrancado do repouso e da posição S0 = 12 m, movido por uma aceleração que varia com o tempo segundo a função a = -6 + 6.t (SI).
Ainda sobre o movimento executado por esse carro, é correto afirmar:
Alternativas
Q2260404 Física
Em uma pista retilínea e horizontal, é realizada uma experiência com um carro de 20 kg de massa. No instante inicial t0 = 0 s, este carro é arrancado do repouso e da posição S0 = 12 m, movido por uma aceleração que varia com o tempo segundo a função a = -6 + 6.t (SI).
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: CBM-AC Prova: IBFC - 2022 - CBM-AC - Aluno Soldado Combatente |
Q2069032 Física
As quantidades cinemáticas básicas utilizadas para o movimento de fluidos, como água em dutos e canos, em regimes não turbulentos são bastante semelhantes àquelas utilizadas na cinemática de corpos pontuais, adicionadas de quantidades apropriadas para medida de fluidos como o fluxo (ou vazão) - volume por tempo.
Em uma norma técnica expedida pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás encontram-se as informações:
“5.8.9 - A velocidade máxima da água na tubulação não deve ser superior a 5 m/s, a qual deve ser calculada conforme equação indicada em 5.8.8.” “A tubulação do sistema não deve ter diâmetro nominal inferior a DN65 (2 ½ polegadas ou cerca de 65mm).”
Fonte:https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/ nt-22_2014-sistemas-de-hidrantes-e-de-mangotinhos-para-combate-a-incendio.pdf
A equação do item 5.8.8 do manual envolve as quantidades: vazão, área da seção reta da tubulação e a velocidade do fluido que se relacionam de forma direta ou inversamente proporcionais sem fatores multiplicativos extras (constantes).
Utilizando as unidades de medida das grandezas físicas é possível inferir a equação, assinale a alternativa que apresenta a estimativa adequada para a vazão máxima num tubo de 65mm de diâmetro de acordo com a nota técnica. Adote π = 3. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992550 Física
Um móvel (1), de pequenas dimensões, parte do repouso uniformemente acelerado à razão de 2 m/s2 no instante em que passa por ele outro móvel (2) animado por um movimento uniforme com uma velocidade de 10m/s.
Suponha que o móvel (1) persiga o móvel (2) até alcançá-lo. Durante a perseguição, isto é, entre o instante em que o móvel (1) parte e o instante em que alcança o móvel (2), a maior distância entre eles foi de
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992545 Física
Uma partícula é uniformemente retardada percorrendo, até parar, 80m em 4s.
Durante o último segundo de movimento a partícula percorreu
Alternativas
Q1820336 Física
Um trem de metrô partiu do repouso de uma estação A e moveu-se, em linha reta, até uma estação B, distante 1080 m de A. Nesse trajeto, esse trem acelerou a uma taxa constante de 1,2 m/s2 até metade do percurso e, em seguida, desacelerou a uma taxa também constante até parar na estação B. A velocidade escalar média desenvolvida por esse trem, na viagem de A até B, foi de
Alternativas
Q1806302 Física
    A seguir, são apresentados uma figura e um gráfico. A figura ilustra uma esfera que parte de uma altura original e desliza em um plano inclinado até chocar contra uma mola, que a envia de volta na mesma direção repetidas vezes. Somente as trajetórias S1(t) e S2(t) são mostradas no gráfico. A expressão matemática apresentada na figura define a função S2(t) como um polinômio de segundo grau.


Considerando as informações apresentadas, julgue o item a seguir.


A aceleração da esfera na trajetória S2 vale −0,72 m/s2 .

Alternativas
Q1805502 Física
Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

 aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
• cos 30º = sen 60º = √3/2
 cos 60º = sen 30º = 1/2
 condutividade térmica do vidro: K = 0,8 W/(m·K)
 1 atm = 1,0·105 N/m2
 constante universal dos gases: R = 8,0 J/(mol·K)
 1 L = 1 dm3
 1 cal = 4 J
 calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)
 velocidade da luz no vácuo: c = 3 x 108 m/s
 constante de Planck: h = 6,6 x 10–34 J∙s
• carga elementar (e) = 1,6 x 10–19 C
 1 Å = 10-10
Um candidato ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores, após ser aprovado em todas as etapas anteriores, deverá realizar um Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). Uma das provas do TACF consiste em correr 2.000 m dentro de um intervalo de tempo máximo. Para realizá-la, tal candidato dará 5 voltas completas, numa pista constituída de dois trechos retilíneos, de comprimento L, e de dois trechos semicirculares, de raio R, mantendo-se sempre sobre a linha pontilhada, conforme ilustra a figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Em sua primeira volta, o candidato percorre os trechos semicirculares com velocidade constante v e os trechos retilíneos com velocidade constante 3/2 v. Além disso, sua velocidade escalar média, nessa primeira volta, foi igual a 6/5 v . Nessas condições, o trecho retilíneo L dessa pista tem comprimento, em m, igual a
Alternativas
Q1697067 Física
Um carro de montanha russa parte do repouso do ponto A situado a 25m do solo. Admitindo que ele não abandone a pista, desprezando os atritos e considerando g=10m/s2,calcule a velocidade do carro no ponto C situado a 20m do solo e assinale a opção correta.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1697063 Física
Um motorista visando a efetuar uma ultrapassagem aumentou a velocidade do seu veículo de 15m/s para 25m/s em 5.0 segundos. Qual foi a distância percorrida pelo motorista nesse intervalo de tempo levando-se em consideração que a aceleração foi constante?
Alternativas
Q1696243 Física
Laura está brincando em um escorregador que faz um ângulo de inclinação de 30° com a horizontal. Partindo do repouso no topo do brinquedo, ela escorrega até a base desse escorregador. Sua amiga Ana Clara sugere que será bem mais divertido se elas descerem juntas sobre um tapete. Ao fazerem isso, elas chegam à base do escorregador, partindo do repouso no topo, com o dobro da velocidade com que Laura chegou quando desceu sozinha. Considerando que não existe atrito entre o tapete e a superfície do escorregador determine o coeficiente de atrito entre Laura e a superfície do escorregador e marque a opção correta.
Alternativas
Q1663220 Física

Nas questões de Física, quando necessário, use:


• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10 –27 kg

• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10 –27 kg

• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅10 8 m/s

• constante de Planck: h = 6⋅10 –34 J⋅s

• 1 eV = 1,6⋅10 –19 J

• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅10N⋅m 2 / C2

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3/2

• cos 60º = sen 30º = √1/2

• cos 45º = sen 45º = √2/2

A partir do instante t0 = 0, uma partícula com velocidade inicial v0 é uniformemente acelerada. No instante t, a aceleração cessa e a partícula passa a se movimentar com velocidade constante v. Do instante 2t ao instante 4t, uma nova aceleração constante atua sobre a partícula, de tal forma que, ao final desse intervalo, sua velocidade vale -v.

Nessas condições, a velocidade média da partícula, no intervalo de 0 a 4t, é igual a

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante |
Q1333036 Física

Um observador inercial analisa o movimento de um dado objeto de massa m constante e constrói o gráfico v x t mostrado ao lado, em que v é a velocidade do objeto e t é o tempo. O movimento ocorre numa linha reta.

Levando em consideração os dados apresentados no gráfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do deslocamento Δx do objeto entre os instantes t= 0 e t= 5 s.

Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Ano: 2015 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2015 - EEAR - Sargento |
Q1326290 Física
Os participantes de corrida de rua costumam estabelecer sua performance pela razão entre o tempo e o deslocamento percorrido em um trecho da prova. A tabela a seguir relaciona as informações de um desses corredores em função do tempo. A aceleração média, conforme a definição física de aceleração, desse corredor entre os instantes 12 e 18 minutos, em km/min², foi de Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1126155 Física

O gráfico a seguir representa a posição (x), em metros, em função do tempo (t), em segundos, de um ponto material.
Entre as
alternativas, aquela que melhor representa o gráfico velocidade média (v), em metros/segundo, em função do tempo (t), em segundos, deste ponto material é
Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q950739 Física
Em um trecho de uma rodovia foram instalados conjuntos de cronômetros digitais. Cada conjunto é formado de dois sensores distantes 2 km entre si que registram o horário (hora, minuto e segundo) em que um mesmo veículo, deslocando-se no mesmo sentido, passa por eles. Em um trecho da rodovia no qual a velocidade média permitida é de 100 km/h, um carro a 120 km/h atinge o primeiro de um desses conjuntos exatamente às 15h00min00s. O horário em que esse veículo deve passar pelo segundo sensor de forma a percorrer esse trecho da rodovia exatamente com velocidade média igual a 100 km/h é
Alternativas
Q949338 Física
Um objeto move-se numa pista retilínea, descrevendo um movimento retilíneo uniformemente variado, quando observado por um sistema de referência inercial. A posição desse objeto é descrita pela equação x(t) = 5 – 6t + 3t2 , onde x é medido em metros e t em segundos. Sabe-se que a massa do objeto é fixa e vale m = 600 g. Tendo em vista essas informações, considere as seguintes afirmativas:
1. A posição inicial do objeto vale 5 m. 2. A força agindo sobre o objeto durante o movimento vale, em módulo, F = 3,6 N. 3. O objeto tem velocidade nula em t = 1 s. 4. No intervalo de t = 0 a t = 3 s, o objeto tem deslocamento total nulo.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q829257 Física

Na questão de Física, quando necessário, use:

• Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2 ;

• sen 19° = cos 71° = 0,3;

• sen 71°= cos 19° = 0,9;

• Velocidade da luz no vácuo: c = 3,0 ⋅ 10 m/s 8 ;

• Constante de Planck: h = 6,6 ⋅10-34 J.s;

• 1eV = 1,6 ⋅10-19 J;

• Potencial elétrico no infinito: zero.

O gráfico seguinte representa a velocidade escalar v de uma partícula em movimento retilíneo. 
                                 Imagem associada para resolução da questão
Considerando que, em t = 0, a partícula está na origem dos espaços (S0 =0) , o gráfico que melhor representa a posição (S) dessa partícula até o instante t = 5 s é 
Alternativas
Q815300 Física
Um garoto chuta uma bola de futebol de 400g exercendo sobre ela uma força de 20N. Determine quanto tempo, em segundos, essa força deve atuar sobre a bola para que ela saia do repouso e atinja uma velocidade de 10 m/s.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: B
6: A
7: E
8: E
9: B
10: B
11: A
12: B
13: B
14: B
15: A
16: C
17: A
18: D
19: D
20: B