Questões Militares
Sobre biomecânica e cinesiologia (marcha) em fisioterapia
Foram encontradas 62 questões
I. A atrofia óssea (diminuição na massa óssea) é caracterizada pela diminuição na quantidade de cálcio contida no osso, sem influenciar no seu peso e resistência.
II. Os ossos de indivíduos fisicamente ativos tendem a ser mais densos e, portanto, mais mineralizados e mais fortes do que os de indivíduos sedentários de mesma idade e sexo.
III. Apesar de serem raras mudanças abruptas no formato e no tamanho dos ossos, existem muitos exemplos de modelagem óssea, ou hipertrofia óssea, em resposta à atividade física regular.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
I. Uma vez que o punho de um paciente é posicionado de forma em que esteja completamente flexionado, os flexores dos dedos (que cruzam o mesmo punho) são afrouxados e não são capazes de produzir tensão suficientemente para fechar a mão até que o punho esteja estendido em uma posição mais neutra. A incapacidade de produzir tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência ativa.
II. Uma vez que os flexores dos dedos de um determinado paciente estão alongados ao máximo com os dedos e o punho numa posição de extensão total, a amplitude do movimento em extensão do punho é reduzida. A flexão dos dedos permite um maior movimento de extensão no punho. A restrição da amplitude de movimento em uma articulação devido à tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência passiva.
III. A proporção de tensão isométrica máxima que um músculo é capaz de gerar depende completamente do comprimento muscular. Em fibras musculares isoladas, grupos musculares isolados e em músculos humanos in vivo, a produção de força atinge ponto máximo quando o músculo está maximamente estirado.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
( ) Os movimentos de supinação e pronação subtalar são triplanares e ocorrem em um eixo de rotação.
( ) Os componentes de supinação subtalar, sem descarga de peso, consistem em inversão, adução e dorsiflexão do calcâneo.
( ) A articulação subtalar consiste em duas articulações formadas entre as facetas anterior e posterior do calcâneo e tálus.
( ) Uma possível causa de pronação excessiva subtalar na marcha é o varo do retropé.
( ) A pronação excessiva durante a marcha, devido a sequência cinemática anormal entre a tíbia e o fêmur, pode alterar a área de contato na articulação patelofemoral, o que potencialmente aumenta o estresse nesta articulação.
Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
Considerando a classificação da Distrofia Simpático Reflexa em estágios, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
( 1 ) Primeiro estágio
( 2 ) Segundo estágio
( 3 ) Terceiro estágio
( ) A dor contínua tende a aumentar, o edema fica denso, há o predomínio da vasoconstrição.
( ) A dor possui intensidade variada, tendendo a ser em queimação, edema mole e bem pronunciado, há o predomínio da vasodilatação.
( ) A dor diminui, o edema evolui com fibrose e espessamente periarticular, a pele apresenta-se cianótica, escura ou pálida e a mão fica rígida.
Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
( ) Teste Romberg para avaliação do equilíbrio estático: é realizado em pé, pés unidos e olhos fechados. No caso de alteração do equilíbrio, o paciente apresentará oscilação da postura e aumentará a sua base de sustentação.
( ) Teste de passo Fukuda para avaliação do equilíbrio dinâmico: é realizado sobre três círculos concêntricos desenhados no chão, cujos raios têm 0,5 m de diferença entre si. Esses círculos são divididos em 12 partes iguais, por retas que cruzam o centro, formando um ângulo de 30°. O paciente marcha, elevando os joelhos, aproximadamente, 45° sem deslocar se, executando 60 passos (um por segundo) com os braços estendidos e os olhos fechados. São considerados resultados patológicos se houver deslocamento maior do que 1 m e/ou rotação superior a 30°.
( ) Avaliação da marcha usual: na ponta dos pés, nos calcanhares e em linha reta para avaliar o equilíbrio dinâmico.
A sequência está correta em
Em relação às características de deambulação na marcha atáxica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa
( ) A base de apoio é alargada.
( ) Há instabilidade para ficar em pé, ereto.
( ) Os braços são mantidos junto ao corpo, para manter o equilíbrio.
( ) Membro inferior repentinamente é lançado de maneira rápida e forçada para a frente, atingindo o solo de forma suave.
As afirmativas são respectivamente
I. O segmento distal se move durante o exercício em CCA. II. Em CCA, a resistência é aplicada no segmento distal em movimento. III. Os exercícios em CCA são tipicamente realizados em posições com apoio de peso.
Está correto apenas o que se afirma em
Avalie o que se afirma com base nos padrões de marcha com muletas.
I. A marcha de dois pontos é usada quando o paciente não pode realizar apoio de peso no membro envolvido. Nesse caso, os dois membros inferiores não ficam em contato com o solo, necessitando de dois dispositivos auxiliares, sendo um de cada lado. II. A marcha de três pontos é utilizada quando o paciente é incapaz de apoiar o seu peso sobre o membro acometido. Nesse padrão de marcha, enquanto permanece sem apoio de peso, o paciente avança as muletas simultaneamente na frente do corpo, junto com o membro sem apoio de peso. III. A marcha de quatro pontos é utilizada em pacientes que apresentam envolvimento bilateral dos membros inferiores. Esse padrão de marcha envolve o uso de cada dispositivo com o membro contralateral; ou seja, a muleta do lado esquerdo avança com o membro inferior direito e a muleta do lado direito avança com o membro inferior esquerdo.
Está correto apenas o que se afirma em
Em relação às estratégias de controle do equilíbrio, assinale a alternativa incorreta.
Associe corretamente os músculos listados à sua função primária no quadril em cadeia cinética aberta.
MÚSCULOS
(1) Gêmeos.
(2) Iliopsoas.
(3) Glúteo médio.
(4) Semitendinoso.
FUNÇÕES
( ) Flexão.
( ) Abdução.
( ) Extensão.
( ) Rotação lateral.
A sequência correta é
Considere as informações abaixo sobre os programas de exercícios resistidos.
Coluna I
1. Cadeia aberta
2. Cadeia fechada
Coluna II
I .Movimento articular independente, sem movimento articular previsível nas articulações adjacentes.
II Movimentos articulares independentes; padrões de movimento relativamente previsíveis nas articulações adjacentes.
III O movimento dos segmentos distais do corpo pode ocorrer distal e/ou proximamente ao ponto que se move.
IV A ativação muscular ocorre predominantemente nos movimentos primários e é isolada para os músculos da articulação em movimento.
V. Usados para impor cargas rotatórias externas.
De acordo com as características dos exercícios em cadeia aberta e fechada, as colunas I e II estão correta e respectivamente relacionadas em:
Considerando o estudo das alavancas no campo da biomecânica, analise as afirmativas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Os três elementos das alavancas mecânicas são o eixo e as forças de resistência e de movimento. A distância perpendicular do eixo à linha de ação da resistência é o braço de resistência; já a distância perpendicular da força de movimento ao eixo é o braço de força.
( ) As alavancas de primeira classe são chamadas de interfixas, pois o eixo do movimento está no meio. Um exemplo no corpo humano seria a articulação atlanto-occipital, em que o peso da cabeça é equilibrado pela musculatura extensora do pescoço.
( ) As alavancas de segunda classe são chamadas de interresistentes e são as mais comuns no corpo humano, nas quais o ponto de aplicação da resistência encontra-se entre a força e o eixo.
( ) As alavancas de terceira classe são chamadas de interpotentes, nas quais o ponto de aplicação da força é entre a resistência e o eixo. Nesse tipo de alavanca, o braço de força é sempre mais longo do que o braço de resistência.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
“As pessoas envelhecem de forma diferenciada dependendo de como organizam a sua vida, das circunstâncias históricas, culturais, econômicas, sociais em que vivem e viveram; da ocorrência de problemas de saúde durante o processo de envelhecimento e da interação entre fatores genéticos e ambientais, de forma a facilitar sua adaptação às mudanças ocorridas entre si e no mundo em que os cerca e do estilo de vida adotado. O exercício físico é um conhecido instrumento na prevenção de obesidade e de doenças crônicas com a hipertensão arterial e o diabetes, pois libera hormônios que melhoram o estado psicológico, mobiliza as articulações, aumenta o tônus muscular, reduz a gordura corporal, aumentando a força, facilita a independência cotidiana e mantém a pressão sanguínea dentro dos limites.”
(Catellani, 2014.)
Diante do exposto e de acordo com os conceitos da fisiologia do exercício, assinale a afirmativa correta.