Questões Militares
Sobre eletroterapia em fisioterapia
Foram encontradas 18 questões
( ) Sistema de comportas: o controle da comporta espinal por meio de estímulos de grandes quantidades de fibras alfa-A amielinizadas inibe a transmissão de dores menos intensas, transmitindo fibras C mielinizadas e delta-A amielinizadas.
( ) Controle opioide endógeno: sempre que os nervos sensoriais são submetidos a determinados tipos de estímulos elétricos pode ocorrer liberação de encefalina proveniente de partes do sistema nervoso central, bem como liberação de endorfina- -Beta, da glândula hipófise para o líquido cerebrospinal. O sucesso das aplicações produz efeito analgésico durante várias horas.
( ) Desvio central: estímulos elétricos intensos, próximos de níveis nocivos, em fibras C menores ou em fibras doloridas, estimulam os neurônios descendentes.
A sequência está correta em
( ) Produzir contrações musculares. ( ) Estimular os nervos sensoriais, para auxiliar no tratamento da dor (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea – TENS). ( ) Criar campos elétricos entre os tecidos para estimular ou alterar os processos de cicatrização.
A sequência está correta em
I. Prevenção de contraturas e trombose venosa profunda; redução de padrão motor espástico, bipedestação e deambulação.
II. Melhora da condição cardiopulmonar e metabólica; controle de movimentos de membro superior, como a preensão manual.
III. Movimentos para vencer a ação da gravidade e estimulação de movimentos finos como escrever.
IV. Respiração artificial com estimulação do nervo frênico; esvaziamento da bexiga e fortalecimento do assoalho pélvico.
Está correto o que se afirma em
I. O aquecimento que ocorre com a bobina indutiva aplicadora de diatermia é conhecido como aquecimento pelo método magnético, na medida em que a corrente elétrica que promove o aquecimento é induzida no tecido por um campo magnético. II. O aquecimento que ocorre com aplicadores de diatermia por placas capacitativas é conhecido como aquecimento pelo método de campo elétrico, porque a corrente elétrica que gera o aquecimento é produzida diretamente por um campo elétrico. III. Os tipos de aplicadores de diatermia por ondas curtas podem ser com bobinas indutivas ou placas capacitativas, sendo que os aplicadores indutivos produzem mais calor na pele e tecidos superficiais, ao passo que as placas capacitativas produzem mais calor em tecidos e estruturas mais profundas.
Está correto apenas o que se afirma em
O aquecimento de tecidos biológicos profundos para fins terapêuticos pode ser proporcionado pela aplicação de ondas curtas, processo que converte energia elétrica em calor.
A estimulação elétrica funcional (FES) é um método de eletroterapia que pode ser utilizado nas hemiplegias com intuito de recondicionamento muscular e redução da espasticidade.
A aplicação subaquática do ultra-som é considerada a melhor forma de acoplamento devido à semelhança entre as resistências acústicas da água e as do tecido biológico, à impossibilidade de formação de bolhas quando a água é desgaseificada e devido à possibilidade de se fazer a aplicação a distância.
O Ultrassom Terapêutico (UST) é um recurso comumente aplicado nos distúrbios do sistema músculo-esquelético. Trata-se de uma onda com frequência maior que 20.000 ciclos por segundo (Hertz- Hz). Tal fenômeno ocorre aplicando-se uma corrente elétrica alternada de alta frequência ao cristal do transdutor de uma unidade de ultrassom.
Acerca do efeito térmico gerado pelo UST, é correto afirmar que
Independente do modo de tratamento usado, os fisioterapeutas têm o dever de cuidar do paciente e devem se confinar ao seu escopo de prática no uso das modalidades eletrofísicas, levando em conta os efeitos fisiológicos e terapêuticos, a segurança da aplicação e as precauções e contraindicações. Com relação à segurança na prática da eletroterapia, analise as afirmativas abaixo.
I. É importante que todas as interações para tratamento sejam documentadas e assinadas. Essas devem incluir avaliações, indicações sobre o uso, resultados de testes de sensibilidade de pele, modalidade e aparelho utilizado, regulagem de tempo e parâmetros e efeitos do tratamento.
II. A eletroterapia nunca deve ser usada no programa de tratamento de pacientes que sejam incapazes de compreender alertas e instruções.
III. Antes do tratamento, é feita uma verificação visual do equipamento em relação à plugs, cabos, sondas, eletrodos, controles, botões e indicadores luminosos, e a saída deve ter sido testada antes do uso.
IV. Os operadores precisam minimizar sua exposição aos efeitos do tratamento que está sendo aplicado.
Estão corretas as afirmativas
A corrente fluindo através de um condutor metálico é proporcional à diferença de potencial que existe através dele, desde que todas as condições permaneçam constantes.
Como se denomina este mecanismo dos princípios eletrofísicos da eletroterapia?