Questões Militares de Fisioterapia - Fisioterapia em Geriatria

Foram encontradas 20 questões

Q2194766 Fisioterapia
O processo de envelhecimento determina modificações estruturais no individuo que levam à diminuição da reserva funcional e, em consequência, do desempenho durante a atividade física, bem como da capacidade de tolerância em várias situações de grande demanda, especialmente nas doenças cardiovasculares. Considerando as diversas alterações na função cardiovascular do idoso, analise as assertivas abaixo.
I. No indivíduo idoso há diminuição da resposta vascular ao reflexo barorreceptor, com maior suscetibilidade à hipotensão.
II. No indivíduo idoso há diminuição do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) pela redução da massa ventricular encontrada no envelhecimento.
III. No indivíduo idoso há diminuição da complacência arterial, com diminuição da resistência periférica e consequente diminuição da pressão sistólica, com aumento da pós-carga, dificultando a ejeção ventricular devido às alterações estruturais nos vasos.
Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2090527 Fisioterapia
Com o avanço da expectativa de vida e longevidade da população brasileira programas de reabilitação pulmonar para idosos são cada vez mais comuns e requerem capacitação adequada de fisioterapeutas para cuidar e reabilitar essa população. Considerando que há diferenças epidemiológicas e também fisiológicas entre homens e mulheres e o conhecimento desses fatores impactará na melhor escolha terapêutica, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1668586 Fisioterapia

As infecções do trato urinário (ITU) são comuns em idosos e podem representar um problema clínico importante. Cabe ao fisioterapeuta, assim como à equipe multidisciplinar, avaliar e elaborar estratégias para a sua prevenção e tratamento.

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas acerca de infecções urinárias em idosos.

I. Idosos estão mais propensos ao desenvolvimento de ITU, que ocorre por colonização bacteriana da uretra. Uma rápida intervenção pode evitar a disseminação para os rins e para o sangue, causando sepse

PORQUE

II. o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico e a hiperplasia prostática podem provocar estase urinária.

Sobre essas asserções, é correto afirmar que a/as

Alternativas
Q1668585 Fisioterapia

As quedas são eventos potencialmente nocivos e com consequências incapacitantes, principalmente no caso dos idosos. Fisioterapeutas atuantes em gerontologia necessitam dominar o uso de testes e escalas que avaliem variáveis relativas a esse desfecho indesejado.

É correto afirmar que métodos de investigação do equilíbrio estático, do equilíbrio dinâmico e do medo de quedas são, respectivamente,

Alternativas
Q899691 Fisioterapia

O envelhecimento é um processo complexo e merece a devida atenção dos profissionais de saúde assistentes e dos familiares do indivíduo idoso.


Em relação a este fenômeno, especificamente sobre o declínio ósseo e muscular, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Q899690 Fisioterapia

O fisioterapeuta está envolvido no tratamento de pacientes idosos com queixas de dores articulares e prejuízo da funcionalidade provocado por diferentes doenças.


Em relação ao manejo dos distúrbios reumatológicos em indivíduos idosos, é correto afirmar que

Alternativas
Q899668 Fisioterapia

O fisioterapeuta realiza avaliação em um paciente de 72 anos de idade, gênero masculino, após episódio de Acidente Vascular Encefálico (AVE) há dez dias. O paciente encontra-se com hemiparesia total a direita, restrito ao leito, e completamente dependente para Atividades de Vida Diária (AVDs).


Sobre o posicionamento do leito do paciente durante a fase adulta, considerando a fase de evolução da patologia e o quadro em que ele se encontra, é correto afirmar que deitar o paciente

Alternativas
Q831388 Fisioterapia
Um dos acometimentos mais comum em pessoas idosas é a osteoporose. Sendo assim, com relação a esse distúrbio, é correto afirmar que
Alternativas
Q821950 Fisioterapia

Indivíduos idosos estão especialmente propensos às consequências deletérias da síndrome da imobilidade. Diferentemente de abordagens mais antigas que recomendavam o repouso para tratamento da saúde, sabe-se atualmente da importância da manutenção de uma vida ativa. Em relação à imobilidade em idosos e suas consequências, analise as afirmativas abaixo:

I. A hipotensão ortostática é uma alteração cardiovascular comum nestes casos, que pode desencadear redução do fluxo sanguíneo cerebral e episódios de síncope devido à falha da resposta barorreflexa.

II. A osteoporose por desuso resulta da ação aumentada dos osteoclastos já a partir dos primeiros dias de imobilização e se associa à osteoporose manifesta pelo processo de senilidade.

III. A sarcopenia, que potencialmente causa limitação funcional, tende a ocorrer de modo mais significativo em membros superiores quando comparados aos inferiores.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q821949 Fisioterapia

As quedas são eventos que podem ocorrer em todas as fases da vida, mas muito frequentemente as vítimas são idosos. Consequências das quedas podem envolver danos físicos e psicológicos. A identificação precoce de fatores relacionados à sua ocorrência, bem como a prevenção, devem, portanto, fazer parte do trabalho do fisioterapeuta.

Considerando o exemplo de uma idosa de 75 anos com Alzheimer, que apresenta alteração insidiosa do padrão de marcha há alguns anos, com passos curtos e contato inicial com antepé, e sofreu sua primeira queda em domicílio ao desviar de objetos decorativos colocados na sala de estar, pode ser concluído que

Alternativas
Q695402 Fisioterapia

Por se tratar de um processo comum a praticamente todos os seres vivos, o envelhecimento deveria ter suas bases fisiológicas melhor conhecidas, à semelhança dos outros fenômenos orgânicos que caracterizam a concepção, o desenvolvimento e a evolução dos habitantes deste planeta, em especial o ser humano. Com relação às principais modificações anatômicas e funcionais, que hoje são atribuídas exclusivamente ao processo de envelhecimento, analise as afirmativas.

I. Composição e forma do corpo: a estrutura começa a diminuir a partir dos 55 anos cerca de 1 centímetro por década.

II. Pelos: há diminuição geral de pelos no corpo. Fazem exceção às narinas, à orelha e às sobrancelhas.

III. Sistema ósseo: no idoso, a espessura do componente compacto diminui pela reabsorção externa óssea. No aspecto esponjoso, há perda de lâminas ósseas em relação ao jovem, formando-se cavidades menores entre as trabéculas ósseas.

IV. Sistema articular: com o envelhecimento, ocorrem alterações, especialmente, nas camadas superficiais. O número de células, a água e as proteoglicanas diminuem, enquanto as fibras colágenas aumentam em número e espessura.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q672861 Fisioterapia
Em relação ao treinamento físico em idosos, é correto afirmar que
Alternativas
Q653161 Fisioterapia
Com relação à anatomia, à fisiologia e aos aspectos biológicos, pode-se afirmar que, no envelhecimento:
Alternativas
Q650998 Fisioterapia
Na tentativa de diminuir o risco de quedas no idoso, o processo de reabilitação física deve objetivar:
Alternativas
Q647853 Fisioterapia
Dentre os instrumentos de avaliação multidimensional do idoso, a Escala de Lawton e Brody classifica os idosos em
Alternativas
Q647846 Fisioterapia
O Mini-Mental é um instrumento extremamente útil na avaliação do idoso, pois é um teste utilizado para identificar déficit na
Alternativas
Q647828 Fisioterapia
Em relação às mudanças anatômicas e fisiológicas no sistema respiratório determinadas pelo envelhecimento, é correto afirmar que ocorre:
Alternativas
Q647827 Fisioterapia
A redução da massa muscular associada à idade é genericamente denominada
Alternativas
Q551668 Fisioterapia
Assinale a descrição correta do teste funcional cronometrado “Timed get up and go", amplamente usado em geriatria.
Alternativas
Q527040 Fisioterapia
A escala de avaliação que solicita ao paciente a realização de tarefas funcionais que demandam habilidades de equilíbrio, originalmente desenvolvida para avaliar risco de queda em idosos é denominada de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: B
5: C
6: A
7: C
8: C
9: C
10: A
11: C
12: C
13: D
14: C
15: A
16: D
17: B
18: C
19: C
20: D