Questões Militares
Sobre fisioterapia em ginecologia e obstetrícia em fisioterapia
Foram encontradas 15 questões
( ) O ureter direito está cruzado pelos vasos gonadais e, ao nível da abertura superior da pelve, passa atrás do cólon sigmoide, no ápice do mesocólon sigmoide.
( ) O ureter esquerdo localiza-se atrás da segunda parte do duodeno na sua origem e, durante seu trajeto, é cruzado pela raiz do mesentério e pelos vasos gonadais.
( ) A borda medial do rim possui uma fissura vertical, denominada hilo renal, que dá passagem aos vasos renais, aos nervos e à extremidade superior do ureter.
( ) O rim é constituído de um córtex, mais pálido e externo, e de uma medula mais escura e interna. O córtex consiste dos corpúsculos renais, parte dos túbulos secretores e do inicio dos túbulos coletores.
Essa condição é corretamente definida como
A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) A pré-eclâmpsia é a elevação da pressão arterial acompanhada de proteinúria após a vigésima semana de gestação, podendo ser leve ou grave; trata-se de uma das síndromes hipertensivas da gestação. ( ) O deslocamento prematuro da placenta é a implantação da placenta no segmento inferior do útero, após 28 semanas de gravidez, de maneira que recubra parcial ou totalmente o orifício interno do colo do útero, causando obstrução da saída do útero. ( ) A placenta prévia é a separação parcial ou completa da placenta implantada no corpo do útero normalmente depois da vigésima semana de gestação, excluindo-se assim os abortamentos, e antes da expulsão do concepto. ( ) A incompetência istmocervical é a incapacidade do colo do útero, por defeito de estrutura e função, em manter uma gravidez na ausência de sinais e sintomas de contrações uterinas, parto ou ambos, podendo ocorrer em uma única gravidez ou em gestações consecutivas.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Durante a gravidez ocorrem várias alterações fisiológicas que desajustam temporariamente o sistema musculoesquelético da mulher ocasionando sobrecarga nas estruturas e instabilidade na postura corporal, podendo ser um fator de risco para algias na coluna vertebral, pelve, joelhos e extremidades.
A esse respeito, identifique a situação que representa um fator de risco para o aparecimento da dor lombar
e/ou pélvica posterior na gestação.
Os fisioterapeutas, que atuam na área de ginecologia e obstetrícia, avaliam, tratam, aconselham e monitoram seus pacientes. Áreas de interesse dentro desse campo, no momento presente, incluem o tratamento de disfunção ginecológica e urológica, reabilitação de mama e alterações associadas à gestação (fisiológicas, biomecânicas e emocionais), instrução na educação pré-natal, preparação para o parto e aulas de exercícios para mulheres em fase pré-natal, pós-parto e pós-cesariana. Com relação aos serviços realizados nesta especialidade, analise.
I. Em casos de distensão/estiramento na parte superior ou inferior das costas (agudo ou crônico), realização de exercício terapêutico para a correção da postura; treinamento de maneiras seguras para realizar atividades do dia a dia; postura ao sentar, deitar, ficar em pé, caminhar, levantar peso, trabalhar; aplicação de calor superficial local, massagem, órteses; triagem e encaminhamento para afastamento por incapacidade física.
II. Tratamento de disfunções articulares ou do agravamento de problemas ortopédicos preexistentes (pelve, punho, ombro, cotovelo, quadril, joelho, tornozelo, coluna vertebral, região sacroilíaca, sínfise púbica, distensões, estiramentos, tendinites e bursites gestacionais).
III. Tratamento de fraqueza muscular (abdominal, assoalho pélvico causando incontinência de estresse ou prolapso leve, fraqueza geral secundária a repouso por incompetência cervical ou contrações de parto prematuras, diástase dos músculos retos do abdômen).
IV. Tratamento da dor pós-cesariana ou pós-operatória e de dismenorreia.
Estão corretas as afirmativas
Paciente sexo feminino, 52 anos, ex-praticante de atividade física de alto impacto, multípara, tabagista, encontra-se em tratamento fisioterapêutico para incontinência urinária mista. No exame físico perineal apresentou grau de força 2 na escala de Oxford, tônus normal e coordenação entre o assoalho pélvico e abdômen.
Sobre o tratamento da Incontinência Urinária, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque nos parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) A ginástica hipopressiva pode ser indicada para esta paciente, principalmente pela sua ação reflexa tonificante nos músculos do assoalho pélvico após a diminuição da pressão abdominal.
( ) A eletroestimulação intracavitária ou parassacral com frequência de 10 Hz pode ser indicada para a incontinência urinária de esforço.
( ) O Biofeedback de eletromiografia não seria indicado nesta paciente, pois não há sintoma de resíduo pós miccional ou incoordenação entre os músculos abdominais e assoalho pélvico.
( ) É indicado a diminuir ou abolir o uso de alimentos irritativos à bexiga como frutas cítricas e cafeína.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
A fisioterapia pode contribuir de modo significativo para o tratamento de distúrbios ginecológicos, com destaque para o treinamento da Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP).
Desta forma, analise as afirmativas, assinalando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As contrações rápidas não-sustentadas e lentas sustentadas da MAP devem fazer parte da cinesioterapia destinada a pacientes com incontinência urinária.
( ) O treino da MAP objetiva a melhora de sua força muscular e do tempo de resposta das fibras rápidas do esfíncter uretral externo durante situações de aumento da pressão intra-abdominal.
( ) A posição de adução de quadris desencadeia insuficiência de músculos abdutores de quadris e tende a facilitar o isolamento de contração da MAP, que é primordial para o mecanismo de continência.
( ) O treino da MAP pode promover aumento da superfície muscular que sustenta a bexiga.
A alternativa que apresenta a sequência correta é