Questões Militares Sobre órteses e próteses em fisioterapia

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173824 Fisioterapia
Sobre o uso de órteses na reabilitação da mão, analise as afirmativas abaixo, assinalando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas:

( ) As órteses estáticas são dispositivos aplicados diretamente ao corpo e que mantêm os tecidos em uma única posição.
( ) As órteses estáticas mantêm o correto alinhamento articular, evitando deformidades, como na artrite reumatoide.
( ) As órteses estáticas seriadas quando confeccionadas em material termoplástico podem ser reaquecidas e remodeladas várias vezes.
( ) As órteses confeccionadas com termoplástico de alta temperatura podem ser moldadas diretamente sobre a pele.

Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2090167 Fisioterapia
O PediaSuit é uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica que consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados e interligados por bandas elásticas. O intuito básico do PediaSuit é criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo do normal possível, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso, fundamentais na normalização do tônus muscular e das funções sensorial e vestibular. Segundo a Euro-Peds National Center of Intensive Pediatric PT (1999), no tocante às precauções e contraindicações do uso do macacão terapêutico ortopédico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Atividades convulsivas descontroladas (a terapia realizada com um espelho na frente do paciente é aconselhável para detectar crises).
( ) Hidrocefalia (com derivação shunt). O uso do macacão terapêutico ortopédico é permitido; mas qualquer atividade que coloque o paciente com a cabeça para baixo deve ser limitada.
( ) Altura inferior a 110 cm.
( ) Pressão arterial elevada, uma vez que, em repouso, a ação do macacão terapêutico ortopédico pode aumentar a pressão arterial em 20% (é necessário monitorar pacientes com pressão alta constantemente).
A sequência está correta em 
Alternativas
Q1879073 Fisioterapia

Avalie se, em pacientes amputados, o uso de prótese temporária tem as seguintes vantagens.

I. Permite a deambulação bípede precoce.

II. Possibilita que algumas pessoas retornem ao trabalho.

III. Fornece um meio de avaliar o potencial de reabilitação.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q1668577 Fisioterapia

A avaliação fisioterapêutica da marcha e do uso de dispositivos auxiliares é de grande relevância, essencialmente no caso dos idosos. O profissional deve atentar-se para a medição e o ajuste de bengalas, muletas e andadores.

A referência correta a ser considerada é que o topo da bengala deve estar no nível da/do

Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1190610 Fisioterapia
Em relação a órteses e próteses, julgue o item subseqüente.
Nas próteses mioelétricas, há eletrodos em contato com a pele que detectam potenciais de ação musculares de um músculo contraindo-se voluntariamente no membro residual. Devido a isso, o sinal elétrico detectado é amplificado e retificado, sendo capaz de ligar um motor elétrico para fornecer uma função.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF
Q1186768 Fisioterapia
Acerca das órteses e próteses, julgue o item subseqüente.
A válvula de sucção, o cinto silesiano, o cinto pélvico, os stubbies e o soquete são considerados mecanismos de suspensão nas próteses de membros inferiores. 
Alternativas
Q695405 Fisioterapia

A amputação do membro inferior é muito mais prevalente que a perda do membro superior. As principais causas de amputação são: doença vascular periférica, trauma, malignidade e deficiência congênita. O fisioterapeuta participa do tratamento de pacientes amputados em diversos estágios fundamentais: pré-operatório, pós-operatório / pré- protético, prescrição da prótese, avaliação protética e treino com a prótese. Com relação ao treino do paciente com a prótese, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Colocação: a correta aplicação da prótese e a inspeção frequente do membro amputado são muito importantes, principalmente para iniciantes e pessoas com má circulação.

( ) Equilíbrio e coordenação: os exercícios de todos os pacientes portadores de amputação de membro inferior são semelhantes, embora se possa prever que o usuário de prótese de desarticulação de quadril ou transfemoral tenha mais dificuldade para controlar o joelho mecânico se comparado com a pessoa que precisa apenas lidar com seus dois joelhos anatômicos.

( ) Treino de marcha: a marcha é a progressão natural depois dos exercícios de equilíbrio dinâmico, já que o paciente dá passos sucessivos. Alguns pacientes respondem bem ao ver-se em um videoteipe. As gravações também são um importante registro do desempenho e da evolução.

( ) Atividades funcionais: o usuário de prótese que está aprendendo a andar, também deve ganhar experiência na execução de uma ampla variedade de habilidades de mobilidade funcional.

Alternativas
Q675571 Fisioterapia
A prótese do tipo Syme é utilizada em uma das articulações abaixo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q675569 Fisioterapia
Em relação a prótese unidade de cotovelo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q659362 Fisioterapia
Quando se está diante de uma amputação de membro inferior, deve-se ter consciência de que a avaliação da adequação do paciente a uma prótese é feita pela equipe multidisciplinar e deve-se basear em pelo menos três questionamentos: a pessoa deseja andar? tem potencial para deambular? quem o ajudará no ambiente familiar? O objetivo geral da fisioterapia é a busca pela independência funcional, com ótima independência na utilização do membro específico, recuperação da boa saúde geral, maximização dos resultados funcionais, prevenção de complicações e redução da dor. Quando se trata da intervenção fisioterapêutica em amputados, pode-se afirmar que ela pode ser dividida
Alternativas
Q659172 Fisioterapia
Com relação às órteses indicadas nas lesões de nervos periféricos dos membros superiores, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q653178 Fisioterapia

Paciente de 76 anos, do sexo feminino, foi submetida à cirurgia de prótese total do joelho direito, sem complicações pós-cirúrgicas. Nesse caso, com relação ao procedimento pós-cirúrgico, coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo e assinale, a seguir, a opção correta.

( ) A alta hospitalar pode ocorrer a partir do 4° dia.

( ) A deambulação, em geral, inicia-se após um mês da cirurgia.

( ) Na maioria das pessoas idosas, a substituição dura cerca de 4 a 5 anos.

( ) O risco de infecção é uma complicação que fica restrita ao tempo de internação.

( ) No 1° dia, o paciente é encorajado a sentar e a realizar mudanças de decúbito.

Alternativas
Q648372 Fisioterapia
Nas amputações transfemurais, que músculos devem ser fortalecidos, preferencialmente, a fim de evitar a instalação de contraturas e posturas viciosas que impedirão uma boa protetização?
Alternativas
Q552048 Fisioterapia
A escolha da ortese para membros inferiores adequada obedecerá a critérios de acordo com as dificuldades apresentadas pela criança e objetivo funcional a ser facilitado. Sendo assim, os seguintes tipos de orteses correspondem às respectivas indicações: I. Ortese dinâmica tornozelo-pé diminui a flexão plantar excessiva, melhora os membros inferiores e pelve durante ortostatismo e marcha. II. Ortese articulada tornozelo-pé permite a dorsiflexão livre interrompendo a flexão plantar durante a marcha. III. Ortese não articulada tornozelo-pé indicada para permitir o movimento de dorsiflexão livre durante o ortostatismo e a marcha. IV. Ortese supramaleolar para estabilizar o tornozelo e limitar o movimento da tíbia em crianças que deambulam. V. Orteses de reação ao solo indicada quando a extensão completa do joelho não pode ser alcançada passivamente. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q552023 Fisioterapia
Ao indicar o uso de uma órtese para membros inferiores, o fisioterapeuta deve considerar: I. amplitude de movimento e alinhamento do pé. II. controle estável do tronco e cinturas. III. presença de desvios ortopédicos na coluna vertebral. IV. nível funcional da criança. V. Controle de movimento nos membros inferiores. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q551694 Fisioterapia
A amputação de coxa, nos segmentos proximais, pode levar à postura viciosa do coto, resultando em uma maior dificuldade de adaptação à prótese devido à
Alternativas
Q551666 Fisioterapia
Entre 8 e 12 semanas do pós-operatório de um paciente com prótese total de quadril após fratura de colo de fêmur, devem-se evitar os seguintes movimentos excessivos de coxofemural:
Alternativas
Q551665 Fisioterapia
Em relação aos tipos de pés protéticos, podemos afirmar:
Alternativas
Q551664 Fisioterapia
As próteses de membro superior podem ser classificadas como
Alternativas
Q551657 Fisioterapia
Ao prescrevermos uma órtese, devemos sempre levar em consideração o seguinte:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: C
6: E
7: A
8: B
9: B
10: D
11: A
12: B
13: E
14: B
15: C
16: D
17: C
18: B
19: D
20: B