Questões Militares
Sobre plano de tratamento em fisioterapia
Foram encontradas 7 questões
( ) Exame do paciente; estudo dos dados da avaliação. ( ) Definição do diagnóstico cinético funcional; definição do prognóstico. ( ) Elaboração do tratamento fisioterapêutico; reavaliação do paciente e análise dos resultados do tratamento.
A sequência está correta em
A Incontinência Urinária (IU) é uma condição impactante para os indivíduos que a possuem e seus familiares. O manejo terapêutico requer o correto diagnóstico, uma avaliação individualizada e a consideração de características biopsicossociais.
As seguintes afirmativas referem-se a aos exercícios físicos propostos por Arnold Kegel.
I. Os exercícios de Kegel são destinados à musculatura do assoalho pélvico, podendo o treinamento ocorrer por meio de contrações dos tipos rápida ou sustentada.
II. Consistem de cinesioterapia específica orientada principalmente para a IU de esforço. Além dos músculos do assoalho pélvico, este treino pode ser otimizado pelo recrutamento de abdominais e abdutores dos quadris.
III. O treinamento baseado nos exercícios físicos de Arnold Kegel pode deprimir hiperatividades do nervo pélvico autônomo para a bexiga, atuando sobre a instabilidade do detrusor.
Está correto o que se afirma em
O quadro de glicosúria pode ocorrer em pacientes diabéticos. Esta é uma doença potencialmente grave que requer um tratamento continuado. Os fisioterapeutas são profissionais capacitados para reconhecer alterações desencadeadas pela patologia em indivíduos que têm distúrbios à fisiologia normal.
Acerca do sistema endócrino, é correto afirmar que a(o)
A síndrome dolorosa femoropatelar é definida como dor anterior, ou retropatelar, na ausência de outras enfermidades e acomete até 25% da população em alguma fase da vida, sendo mais prevalente em mulheres e indivíduos com grau de treinamento mais elevado.
Indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre aspectos a serem observados na avaliação e tratamento da síndrome dolorosa femoropatelar.
( ) Se o músculo Vasto Medial Oblíquo (VMO) estiver enfraquecido, a extensão final do joelho estará comprometida, pois sem o VMO atuando como estabilizador patelar, o torque de tensão gerado pelas demais porções do quadríceps não estará sendo aplicado por mecanismo palelofemural eficiente.
( ) Em indivíduos com problemas no mecanismo extensor, as atividades de fortalecimento muscular em cadeia cinética aberta para o quadril são mais seguras de 120° a 90° e de 10° a 0° , enquanto que as atividades em cadeia cinética fechada são mais seguras a 90° .
( ) O encurtamento do retináculo lateral pode afetar a ativação do VMO se o mesmo estiver em posição alongada, mantida pelo deslizamento lateral da patela. Isso acarretará em incapacidade dessa musculatura em absorver cargas, devido a mudanças na proporção comprimento-tensão.
( ) Na literatura existe uma suposição de que quanto menor for o ângulo Q maior será o momento lateral sobre a patela, pois existe correlação direta entre a incidência de síndrome dolorosa femoropatelar e tal alteração na medida do ângulo Q.
A seguir, marque a alternativa com a sequência correta.
Paciente X.M.N, gênero masculino, 55 anos, praticante amador de natação, foi encaminhado ao serviço de fisioterapia de uma clínica especializada com queixa de dor no ombro direito que irradia para porção média do braço ipsilateral. Segundo informações colhidas, a dor aumenta consideravelmente durante o nado, especialmente quando realizava movimentos nas especialidades crawl e borboleta. O exame de ultrassom denunciou tendão do supraespinhal com área identificável de ruptura parcial. O RX, porém, aponta leve osteoartrose acromioclavicular. Na avaliação física, observou-se no ombro referido: dor durante a flexão e abdução ativa, diminuição de amplitude de movimento (ADM) para rotação interna (por encurtamento muscular), diminuição de força muscular (FM) dos rotadores externos, diminuição de FM dos estabilizadores da escápula e positividade nos testes Neer, Yocun e Jobe.
Considerando as informações contidas no caso clínico descrito acima, indique a alternativa que contemple o plano de tratamento fisioterapêutico mais adequado. E que seja coerente com os objetivos inferidos do quadro apresentado.