Questões Militares Sobre reabilitação em fisioterapia

Foram encontradas 20 questões

Q2194751 Fisioterapia
As técnicas de mobilização articular são utilizadas em diversos programas de reabilitação e envolvem movimentos passivos manuais, usados para modular a dor e tratar disfunções articulares que geram alguma limitação da amplitude de movimento (ADM), abordando a mecânica da articulação a ser tratada.
Quando uma mobilização articular é realizada no sentido caudal, na articulação glenoumeral, estando o paciente posicionado em decúbito dorsal e o braço abduzido e elevado no limite da sua amplitude disponível, objetiva-se o ganho de qual movimento angular fisiológico nesta articulação? 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173842 Fisioterapia
Em relação ao treinamento pliométrico, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173841 Fisioterapia

Na reabilitação os fisioterapeutas usam uma aplicação controlada de carga para aumentar a habilidade do corpo de suportar tensão e fortalecer os tecidos. Em relação aos exercícios resistidos, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173838 Fisioterapia
Os protocolos de reabilitação devem ser baseados primariamente nas respostas fisiológicas dos tecidos à lesão. Baseado no processo de cicatrização tecidual, marque nas assertivas abaixo, “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas:

( ) Existem as seguintes fases no processo de cicatrização tecidual: a resposta inflamatória, caracterizada por rubor, edema, dor, calor, perda de função; a fase de reparo ou proliferativa, caracterizada por diminuição da dor e da sensibilidade e a fase de maturação e remodelação, caracterizada pela ausência de inflamação.
( ) Na fase de maturação e remodelação há o realinhamento das fibras de colágeno de acordo com as forças às quais o tecido é submetido.
( ) É crucial que as estruturas lesionadas sejam expostas a cargas progressivamente crescentes, principalmente durante a fase inflamatória.
( ) Durante o estágio de reparo ou proliferativa o tecido conjuntivo formado é frágil e pode ser facilmente rompido.

Nesse estágio a progressão do movimento não deve ser realizada. Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2090557 Fisioterapia
A Covid-19 se espalhou pelo mundo tornando-se uma emergência global de saúde pública. A doença pode levar à hospitalização e gerar complicações nos pacientes como problemas respiratórios, perda de massa e força muscular, sendo necessária a reabilitação fisioterapêutica pós-alta hospitalar. Embora ainda estejamos sob os efeitos diretos dessa doença e muitos estudos sobre protocolos de tratamento ainda irão surgir, podemos afirmar do ponto de vista da fisiopatologia e disfunções associadas que:
Alternativas
Q2090538 Fisioterapia
O treinamento físico, a educação e a modificação do comportamento são elementos fundamentais de um programa de Reabilitação Pulmonar (RP); ao longo do programa ocorrem desafios como exacerbações, DPOC avançada, restrições de recursos, restrições geográficas e redução nos ganhos. Tais desafios podem ser resolvidos de forma eficaz por meio de exercícios complementares, prescrições personalizadas, atendimento via telepresença, atividades educativas nas comunidades ou atendimentos via home care. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2090527 Fisioterapia
Com o avanço da expectativa de vida e longevidade da população brasileira programas de reabilitação pulmonar para idosos são cada vez mais comuns e requerem capacitação adequada de fisioterapeutas para cuidar e reabilitar essa população. Considerando que há diferenças epidemiológicas e também fisiológicas entre homens e mulheres e o conhecimento desses fatores impactará na melhor escolha terapêutica, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2090520 Fisioterapia
Em um programa de reabilitação para pacientes com dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis é adequada a seguinte prescrição:
Alternativas
Q2090226 Fisioterapia
A reabilitação que inclui a combinação de fortalecimento muscular, alongamento e bandagem patelofemoral é benéfica para produzir um ambiente interno biomecânico que promove a cicatrização máxima do tecido. Uma série de sistemas foram usados para classificar os indivíduos com distúrbios patelofemorais. O fisioterapeuta deve formular intervenções de tratamento efetivas baseadas nos achados provenientes da história, no exame subjetivo, no exame físico e na avaliação funcional. Os exercícios funcionais que incorporam toda a cadeia cinética inferior são implementados tão logo sejam tolerados. Em relação a estes exercícios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Extensão ativa do quadril e ativação do quadríceps com o pé plano ao chão ou subir e descer de um degrau plano. Isso ativa novamente o padrão de sequenciamento normal para toda a perna.
( ) Isolamento e ativação máxima do quadríceps em posição de cadeia fechada trabalhando com o pé em uma prancha inclinada, removendo efetivamente o quadril e o tornozelo da ativação total, mas colocando carga máxima sobre o joelho levemente flexionado. Deve ser tomado cuidado para não exercitar quando houver dor, pois isso pode indicar que o controle muscular é insuficiente.
( ) Postura unilateral com extensão do quadril, ligeira flexão do joelho e rotação do quadril e do tronco.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090210 Fisioterapia
Os exercícios de flexibilidade para alongar a cápsula articular e os músculos da cintura escapular são componentes essenciais do processo de reabilitação do ombro. A preparação da cadeia cinética começa ainda nos estágios iniciais, enquanto o ombro está se recuperando da lesão ou da cirurgia. A preparação da cadeia cinética permite a sequência normal da velocidade e da força quando o paciente retorna a suas atividades normais ou recreativas. De acordo com Kibler, a progressão para a fase funcional do processo de reabilitação requer alguns critérios sejam satisfeitos. Sobre estes critérios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A progressão da cicatrização do tecido (cicatrizado ou suficientemente estabilizado para o movimento ativo e a carga no tecido).
( ) ADM livre de dor de no mínimo 120° de elevação.
( ) Controle escapular, com assimetria escapular do lado dominante/não dominante, menor do que 1,5 cm com o teste de deslizamento lateral.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090171 Fisioterapia
A fisioterapia em pacientes cirúrgicos tem início já no período pré-operatório, normalmente no ambulatório, ou mesmo no ambiente intra-hospitalar. Continua no pós-operatório (da chegada à UTI) até a alta hospitalar, podendo, por vezes, haver necessidade de acompanhamento ambulatorial nos casos de complicações, como posturas antálgicas, dor, retrações, atelectasias etc. A fisioterapia em cirurgia torácica tanto no pré quanto no pós-operatório de ressecções pulmonares se faz de suma importância. Considerando a reabilitação pós-operatória desses pacientes, analise as afirmativas a seguir.
I. Ventilação mecânica (VM): uma gama de complicações e efeitos adversos está associada à VM. Complicações especificamente respiratórias podem surgir, tais como pneumotórax, fístula broncopleural, pneumonia nosocomial, empiema, dentre outras, quando não há manejo adequado e criterioso da VM e das vias aéreas.
II. Manobras de desobstrução brônquica (mobilização de secreções): pacientes em pós-operatório de cirurgias torácicas podem apresentar maior possibilidade de retenção de secreções pulmonares, o que pode ser causado pelo efeito da anestesia, tempo de ventilação mecânica, doença de base (DPOC, câncer, bronquiectasias etc.), dor, impossibilidade de promover inspirações profundas e tosse efetiva.
III. Exercícios respiratórios e inspirômetros de incentivo: a utilização de exercícios respiratórios no período pós-operatório de cirurgia torácica é bastante difundida, tendo como objetivo o incremento dos volumes e a capacidade residual funcional e total, como, por exemplo, inspiração máxima sustentada e inspiração em tempos. Os mesmos devem ser associados a manobras de expansão torácica, além de posicionamentos que intensifiquem a ventilação na região a ser expandida.
IV. Mobilização precoce: pacientes desde o pós-operatório imediato ainda na UTI devem ser mobilizados precocemente. Diversos estudos decorrem sobre este tema, sendo descrito que a mobilização precoce poderia aumentar a ventilação, impedir secreções e diminuir o risco de complicações circulatórias como TVP.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2025587 Fisioterapia
Marque a alternativa que apresenta a evolução adequada de um programa de reabilitação para um indivíduo internado após infarto do miocárdio: 
Alternativas
Q1879083 Fisioterapia

A reabilitação inicial do paciente com lesão medular começa com a prevenção de complicações para acelerar sua entrada na fase de reabilitação.

Uma das complicações primárias que pode surgir após uma lesão medular é a espasticidade. Para tal existem algumas abordagens fisioterapêuticas, dentre elas,

Alternativas
Q1879082 Fisioterapia

Em reabilitação neurológica, testes qualitativos e quantitativos fornecem a base de informações que serão usadas para estabelecer objetivos com o paciente, determinar as estratégias de intervenção e medir o progresso, considerando a natureza da condição ou do diagnóstico clínico neurológico e analisando se os componentes do controle motor nos sistemas são considerados de origem central ou periféricas.

Assim, em uma avaliação qualitativa, os resultados objetivos de um exame detectarão comprometimentos considerados como de origem neurológica central em comparação aos de origem periférica ou ambiental.

Um comprometimento avaliado e considerado de origem central é a 

Alternativas
Q1879056 Fisioterapia
Em RBC (reabilitação baseada na comunidade), os dispositivos assistivos variam de dispositivos simples e de baixa tecnologia a dispositivos complexos de alta tecnologia. É útil considerar essa ampla variedade de dispositivos assistivos em diferentes categorias. São exemplos de dispositivos assistivos na categoria de vida diária 
Alternativas
Q831361 Fisioterapia
A Medida de Independência Funcional (FIM) avalia a eficácia da terapia sobre a independência funcional do paciente. A respeito da FIM, é correto afirmar que
Alternativas
Q831349 Fisioterapia
A avaliação do status funcional do paciente idoso é o contraponto do bom atendimento geriátrico. A escala que leva em consideração a comunicação, a interação social, as atividades domésticas, o trabalho, o lazer e as atividades cotidianas do idoso, ou seja, as atividades instrumentais da vida diária, denomina-se Escala de
Alternativas
Q831348 Fisioterapia
A avaliação da força muscular em pacientes sedados pode ser mensurada por meio de sua habilidade de levantar o membro contra a gravidade em resposta a um estimulo doloroso. Porém , quando o paciente é cooperativo, o Medical Research Council (MRC) faz pontuação sobre a força muscular periférica. Com relação ao MRC , assinale a opção correta.
Alternativas
Q695398 Fisioterapia

Quando lesões acometem os membros inferiores, o objetivo de qualquer tratamento a eles aplicado visa a obter ou readquirir apoio estável e uma mobilidade ampla por meio da continuidade anatômica do sistema osteoarticular, de movimentos articulares adequados e de força muscular suficiente que possibilitem ao indivíduo realizar atividades de vida diárias (AVDs) e atividades recreativas e desportivas. Na reabilitação, costuma-se empregar meios físicos, exercícios terapêuticos e exercícios funcionais. Com relação a esta temática, analise.

I. A reabilitação das doenças deve ser iniciada antes do tratamento cirúrgico ou conservador nos casos eletivos e o mais precocemente possível nos traumatismos.

II. Nos casos ortopédicos, o aprendizado pré-operatório não facilita o início precoce dos exercícios ativos.

III. A fisioterapia não deve ser limitada ao período em que o paciente é tratado no hospital ou no serviço de reabilitação, mas continuada por um programa a ser cumprido em sessões domésticas na frequência apropriada.

IV. O profissional deve ter total conhecimento da biomecânica e da fisiopatologia da doença ou da lesão a ser tratada, das técnicas cirúrgicas utilizadas e dos recursos fisioterapêuticos disponíveis, além de suas indicações e seus limites.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q647834 Fisioterapia
Sobre os pontos importantes no processo da reabilitação, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: E
6: E
7: E
8: B
9: E
10: E
11: A
12: A
13: C
14: B
15: D
16: D
17: A
18: B
19: D
20: C