Questões Militares
Sobre reabilitação em fisioterapia
Foram encontradas 20 questões
Quando uma mobilização articular é realizada no sentido caudal, na articulação glenoumeral, estando o paciente posicionado em decúbito dorsal e o braço abduzido e elevado no limite da sua amplitude disponível, objetiva-se o ganho de qual movimento angular fisiológico nesta articulação?
Na reabilitação os fisioterapeutas usam uma aplicação controlada de carga para aumentar a habilidade do corpo de suportar tensão e fortalecer os tecidos. Em relação aos exercícios resistidos, marque a alternativa INCORRETA:
( ) Existem as seguintes fases no processo de cicatrização tecidual: a resposta inflamatória, caracterizada por rubor, edema, dor, calor, perda de função; a fase de reparo ou proliferativa, caracterizada por diminuição da dor e da sensibilidade e a fase de maturação e remodelação, caracterizada pela ausência de inflamação.
( ) Na fase de maturação e remodelação há o realinhamento das fibras de colágeno de acordo com as forças às quais o tecido é submetido.
( ) É crucial que as estruturas lesionadas sejam expostas a cargas progressivamente crescentes, principalmente durante a fase inflamatória.
( ) Durante o estágio de reparo ou proliferativa o tecido conjuntivo formado é frágil e pode ser facilmente rompido.
Nesse estágio a progressão do movimento não deve ser realizada. Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
( ) Extensão ativa do quadril e ativação do quadríceps com o pé plano ao chão ou subir e descer de um degrau plano. Isso ativa novamente o padrão de sequenciamento normal para toda a perna.
( ) Isolamento e ativação máxima do quadríceps em posição de cadeia fechada trabalhando com o pé em uma prancha inclinada, removendo efetivamente o quadril e o tornozelo da ativação total, mas colocando carga máxima sobre o joelho levemente flexionado. Deve ser tomado cuidado para não exercitar quando houver dor, pois isso pode indicar que o controle muscular é insuficiente.
( ) Postura unilateral com extensão do quadril, ligeira flexão do joelho e rotação do quadril e do tronco.
A sequência está correta em
( ) A progressão da cicatrização do tecido (cicatrizado ou suficientemente estabilizado para o movimento ativo e a carga no tecido).
( ) ADM livre de dor de no mínimo 120° de elevação.
( ) Controle escapular, com assimetria escapular do lado dominante/não dominante, menor do que 1,5 cm com o teste de deslizamento lateral.
A sequência está correta em
I. Ventilação mecânica (VM): uma gama de complicações e efeitos adversos está associada à VM. Complicações especificamente respiratórias podem surgir, tais como pneumotórax, fístula broncopleural, pneumonia nosocomial, empiema, dentre outras, quando não há manejo adequado e criterioso da VM e das vias aéreas.
II. Manobras de desobstrução brônquica (mobilização de secreções): pacientes em pós-operatório de cirurgias torácicas podem apresentar maior possibilidade de retenção de secreções pulmonares, o que pode ser causado pelo efeito da anestesia, tempo de ventilação mecânica, doença de base (DPOC, câncer, bronquiectasias etc.), dor, impossibilidade de promover inspirações profundas e tosse efetiva.
III. Exercícios respiratórios e inspirômetros de incentivo: a utilização de exercícios respiratórios no período pós-operatório de cirurgia torácica é bastante difundida, tendo como objetivo o incremento dos volumes e a capacidade residual funcional e total, como, por exemplo, inspiração máxima sustentada e inspiração em tempos. Os mesmos devem ser associados a manobras de expansão torácica, além de posicionamentos que intensifiquem a ventilação na região a ser expandida.
IV. Mobilização precoce: pacientes desde o pós-operatório imediato ainda na UTI devem ser mobilizados precocemente. Diversos estudos decorrem sobre este tema, sendo descrito que a mobilização precoce poderia aumentar a ventilação, impedir secreções e diminuir o risco de complicações circulatórias como TVP.
Está correto o que se afirma em
A reabilitação inicial do paciente com lesão medular começa com a prevenção de complicações para acelerar sua entrada na fase de reabilitação.
Uma das complicações primárias que pode surgir após uma lesão medular é a espasticidade. Para tal existem algumas abordagens fisioterapêuticas, dentre elas,
Em reabilitação neurológica, testes qualitativos e quantitativos fornecem a base de informações que serão usadas para estabelecer objetivos com o paciente, determinar as estratégias de intervenção e medir o progresso, considerando a natureza da condição ou do diagnóstico clínico neurológico e analisando se os componentes do controle motor nos sistemas são considerados de origem central ou periféricas.
Assim, em uma avaliação qualitativa, os resultados objetivos de um exame detectarão comprometimentos considerados como de origem neurológica central em comparação aos de origem periférica ou ambiental.
Um comprometimento avaliado e considerado de origem central é a
Quando lesões acometem os membros inferiores, o objetivo de qualquer tratamento a eles aplicado visa a obter ou readquirir apoio estável e uma mobilidade ampla por meio da continuidade anatômica do sistema osteoarticular, de movimentos articulares adequados e de força muscular suficiente que possibilitem ao indivíduo realizar atividades de vida diárias (AVDs) e atividades recreativas e desportivas. Na reabilitação, costuma-se empregar meios físicos, exercícios terapêuticos e exercícios funcionais. Com relação a esta temática, analise.
I. A reabilitação das doenças deve ser iniciada antes do tratamento cirúrgico ou conservador nos casos eletivos e o mais precocemente possível nos traumatismos.
II. Nos casos ortopédicos, o aprendizado pré-operatório não facilita o início precoce dos exercícios ativos.
III. A fisioterapia não deve ser limitada ao período em que o paciente é tratado no hospital ou no serviço de reabilitação, mas continuada por um programa a ser cumprido em sessões domésticas na frequência apropriada.
IV. O profissional deve ter total conhecimento da biomecânica e da fisiopatologia da doença ou da lesão a ser tratada, das técnicas cirúrgicas utilizadas e dos recursos fisioterapêuticos disponíveis, além de suas indicações e seus limites.
Estão corretas as afirmativas