Questões Militares de Fisioterapia - Reumatologia

Foram encontradas 22 questões

Q2194776 Fisioterapia
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória crônica caracterizada por sinovite periférica que, sem tratamento, evolui para erosões ósseas com deformidades irreversíveis. Os primeiros 12 meses do início da doença (AR inicial), especialmente as 12 primeiras semanas (AR muito inicial), são consideradas uma janela de oportunidade terapêutica. Assim, a identificação inicial do quadro e o início do tratamento precocemente podem resultar em melhor prognóstico para o paciente.
Sobre AR, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Não apresenta sintoma sistêmico. ( ) Surgimento somente após os 50 anos. ( ) Costuma afetar muitas articulações e geralmente é bilateral. ( ) Rigidez matinal prolongada, com duração maior do que 30 minutos. ( ) Pode desenvolver-se de maneira rápida, dentro de semanas ou meses.
Alternativas
Q2194757 Fisioterapia
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, de etiologia desconhecida, que leva à deformidade e ao comprometimento das articulações, principalmente do punho e da mão. Nos dedos, a deformidade característica é a deformidade em pescoço de cisne, que consiste na hiperextensão da articulação interfalângica proximal (IFP) e flexão da articulação interfalângica distal (IFD), dificultando a função manual normal.
Sobre as diretrizes pós-operatórias e precauções após a correção de uma deformidade em pescoço de cisne, analise as assertivas abaixo.

I. Deve-se evitar flexão extrema da articulação IFD e enfatizar a flexão IFP e extensão IFD.
II. Devem ser realizados exercícios de extensão IFD, com a articulação IFP estabilizada em leve flexão.
III. Deve-se estabilizar a articulação IFD na posição neutra durante os exercícios de amplitude de movimento na articulação IFP.
IV.Como precaução, deve-se limitar a extensão IFP a 25 graus de flexão durante os exercícios para ganhar o alongamento máximo da face palmar da cápsula articular.
V. Durante os exercícios de amplitude de movimento, deve-se evitar sobrecargas laterais nas articulações submetidas à cirurgia, para não comprometer a estabilidade da articulação.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173834 Fisioterapia
São sinais e sintomas de possível lesão do nervo supra-escapular, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173818 Fisioterapia

Sobre as síndromes compressivas do nervo radial, analise as assertivas abaixo:


I. As síndromes compressivas do nervo radial são menos frequentes que as do nervo mediano.

II. As áreas propensas à compressão são o terço médio do braço, região proximal do cotovelo, no túnel radial e proximal ao punho entre os músculos braquiorradial e extensor radial longo do carpo.

III. O nervo interósseo posterior pode ser comprimido por 03 (três) estruturas: o músculo extensor radial curto do carpo, o leque de vasos da artéria recorrente radial e a arcada de Frohse.


Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo: 

Alternativas
Q1818089 Fisioterapia
O envolvimento renal no Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) ocorre clinicamente em cerca de 60% dos pacientes e pode determinar alterações tubulares, intersticiais, vasculares e glomerulares. No entanto, é o envolvimento dos glomérulos que determina a maior parte dos sinais e sintomas da nefrite lúpica. Nesse cenário, a glomerulonefrite (GN) é a causa mais frequente do uso de doses elevadas de corticosteroides e imunossupressores, a condição com maior número de internação hospitalar e o principal fator relacionado ao aumento da mortalidade de pacientes com LES.
O tipo de GN que é definida histologicamente pelo acometimento de menos de 50% dos glomérulos pela microscopia óptica, com envolvimento geralmente segmentar (acometendo menos de 50% do tofo glomerular) e quadro clínico caracterizado por hematúria recorrente e por proteinúria leve a moderada, é denominada corretamente de classe
Alternativas
Q1818068 Fisioterapia
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença reumática inflamatória autoimune que afeta muitos tecidos e órgãos, principalmente as articulações sinoviais, levando à destruição progressiva da cartilagem articular e à anquilose das articulações. Estima-se que aproximadamente 1 a 2 por cento da população mundial adulta tenha AR, sendo muito comum entre a faixa etária dos 20 aos 45 anos.
Avalie o que se afirma com base na avaliação e possíveis deformidades no paciente com AR.
I. Pode ocorrer a deformidade em pescoço de cisne que é caracterizada pela hiperextensão da articulação interfalangeana proximal e flexão parcial da articulação interfalangeana distal. II. Existe a possibilidade de haver a deformidade em boutonnière que é caracterizada pela flexão da articulação interfalangeana proximal e hiperextensão da articulação interfalangeana distal. III. Apesar de raras, podem ocorrer subluxações das cabeças dos metatarsos e causarem, consequentemente, as deformidades denominadas de dedo em martelo e dedo em garra, sendo que o envolvimento do tarso e subtalares pode resultar na elevação dos arcos do pé e pé varo.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1679635 Fisioterapia
Com relação às características da fibromialgia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Fisioterapeuta |
Q959253 Fisioterapia
Em pacientes fibromiálgicos, recomenda-se a realização de exercícios para modular a dor. As revisões sistemáticas e meta-análises sobre este assunto afirmam que:
Alternativas
Q821932 Fisioterapia

A osteoartrite é uma desordem articular que leva ao envolvimento global da articulação (osso subcondral, ligamentos, cápsula articular, membrana sinovial e músculos periarticulares). Trata-se de uma condição muito comum após a quarta década de vida, apesar de nem sempre apresentar sintomas quando presente. Para o tratamento, o fisioterapeuta deve considerar medidas físicas para alívio da dor, terapia manual e alongamento muscular para aumento da mobilidade articular e fortalecimento para melhora da função muscular.

Marque a alternativa correta com relação aos exercícios de fortalecimento muscular para pacientes com osteoartrite.

Alternativas
Q821930 Fisioterapia

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, mais comum em mulheres, caracterizada por poliartrite simétrica, principalmente das mãos, associada à rigidez matinal e fadiga. As articulações dos dedos das mãos podem estar aumentadas de tamanho devido ao edema local, sendo dolorosas à palpação e durante o arco de movimento. Uma das deformidades dos dedos das mãos que podem ocorrer na artrite reumatóide é a posição em flexão das articulações interfalangeanas proximais, combinada com uma extensão das articulações interfalangeanas distais.

Essa incidência representa a deformidade em

Alternativas
Q797485 Fisioterapia

Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença generalizada do tecido conjuntivo que acomete sobretudo mulheres; é caracterizada por lesões típicas na pele, artralgia, entre outros sintomas. A respeito dessa doença, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de distúrbio imunológico; o paciente apresenta leucopenia e tem como fatores precipitantes o uso de drogas antitireoidianas e os contraceptivos orais que induzem a presença de ANA.

( ) A dor articular é frequente em cerca de 50% das pacientes e o líquido sinovial característica de baixa viscosidade (aumento do ácido hialurônico e baixa proteica).

( ) A luz solar e a ultravioleta são consideradas fatores precipitantes e poderão levar à antigenicidade do DNA.

( ) Pacientes apresentam pirexia contínua ou intermitente em quase todos os casos.

( ) A doença renal está associada em quase todos os casos. Os rins estão clínica ou bioquimicamente envolvidos nos estágios precoces e a insuficiência renal terminal é comum.

A sequência está correta em

Alternativas
Q797467 Fisioterapia
Ao avaliar um paciente com doença reumática, qual dos exames laboratoriais específicos deve ser analisado, para juntamente com a avaliação cinético-funcional elaborar um plano de tratamento adequado?
Alternativas
Q695397 Fisioterapia
As afecções do aparelho locomotor constituem-se na terceira causa mais frequente de invalidez física temporária ou permanente. Dentre as principais afecções reumáticas no idoso, marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Q672858 Fisioterapia
A fibromialgia é uma doença reumática com etiologia desconhecida, acometendo mais as mulheres, tendo como principal característica a dor musculoesquelética difusa e crônica. É correto afirmar em relação à fibromialgia que
Alternativas
Q659359 Fisioterapia
A Osteoartrite é uma doença mecanicamente conduzida, mas que pode ser mediada quimicamente. Sendo a doença das articulações sinoviais mais comum, ela corresponde a um conjunto de alterações morfológicas, bioquímicas e moleculares que levam a alterações na cartilagem articular. Existem dois tipos principais de osteoartrite: a primária e a secundária. Sobre a prescrição de tratamento fisioterapêutico através de exercícios, é correto afirmar que eles devem considerar, por exemplo, os seguintes parâmetros:
Alternativas
Q653198 Fisioterapia
Como é denominada a doença inflamatória autoimune crônica que causa exocrinopatia e epitelite, e que é caracterizada por infiltração dos linfócitos nos pulmões, no pâncreas, nos sistemas gastrointestinal, hepatobiliar , renal e na medula óssea?
Alternativas
Q650997 Fisioterapia
Um dos principais objetivos do tratamento fisioterapêutico em paciente com Artrite Reumatoide é:
Alternativas
Q650996 Fisioterapia
Na investigação laboratorial de um paciente com doença reumática, os exames clinicamente úteis de resposta da fase aguda são:
Alternativas
Q552020 Fisioterapia
A esclerodermia, quando apresenta manifestação inicial de artrite, pode ser confundida com
Alternativas
Q552017 Fisioterapia
Considerando a artrite idiopática juvenil, é correto afirmar que I. a hipertermia superficial pode ser usada nessa patologia. II. exercícios passivos e alongamento são indicados na fase aguda. III. exercícios com resistência progressiva são indicados na fase subaguda. IV. o paciente deve ser mantido somente em repouso na fase aguda. V. exercícios através da isometria são indicados na fase aguda. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: C
6: B
7: C
8: B
9: D
10: C
11: B
12: A
13: A
14: D
15: D
16: E
17: C
18: B
19: B
20: A