Questões Militares Sobre ventilação não invasiva em fisioterapia

Foram encontradas 22 questões

Q2090553 Fisioterapia

Sobre o uso da VNI na insuficiência respiratória aguda hipercápnica estabelecida devido a uma exacerbação da DPOC, analise as afirmativas a seguir.


I. Pacientes com pH entre 7,25 e 7,35, na ausência de uma causa metabólica para a acidose, normalmente não seriam considerados como necessitando de intubação e ventilação mecânica. É nesse grupo que existe a base de evidências mais fortes para apoiar o uso de VNI (bilevel).


II. Uma melhoria no pH ou na frequência respiratória, ou idealmente ambos, é um bom preditor de um resultado bem-sucedido com a VNI; naqueles que responderão, a resposta é quase universalmente vista nas primeiras 1 a 4 horas após o início da VNI.


III. É recomendada VNI (um nível de pressão) para pacientes com IRA levando à acidose respiratória aguda ou aguda-crônica (pH ≤ 7,35) devido à exacerbação da DPOC (forte recomendação, alta certeza de evidência).


IV. Indica-se uma tentativa de VNI (um nível de pressão) em pacientes considerados com necessidade de intubação endotraqueal e ventilação mecânica, a menos que o paciente esteja imediatamente se deteriorando (recomendação forte, certeza moderada de evidência).


Está correto que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2090549 Fisioterapia

Ao analisar vantagens e desvantagens das interfaces adotadas em ventilação não invasiva, o profissional terá maior possibilidade de indicação correta para seu paciente, pois cada interface possui suas indicações e também contraindicações. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. “Uma grande desvantagem do(a) ___________________________ é provocar claustrofobia e oferecer risco aumentado de aspiração.”


II. “São vantagens do(a) _______________________: apresentar menor risco de aspiração e menor espaço morto.”


III. “A máscara ______________________ produz potencial aumento do espaço morto, o que é considerada uma desvantagem.”


IV. “O uso do(a) _______________________ pode apresentar ruído intenso, causar ressecamento ocular e aumentar o espaço morto.”


V. “Uma das vantagens do(a) __________________________ é apresentar melhor controle do vazamento oral.”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores. 

Alternativas
Q2090535 Fisioterapia

Para manter parcial ou totalmente a ventilação e a oxigenação, o paciente pode necessitar de pressão positiva através da Ventilação Não Invasiva (VNI). Considerando os benefícios do CPAP, analise as afirmativas a seguir.


I. Aparelhos específicos para VNI possuem circuito duplo e válvula exalatória e para não aumentar os níveis de dióxido de carbono (CO2), como acontece em circuitos de ramo único.


II. Auxilia na diminuição da pressão transmural ventricular esquerda, reduzindo a pós-carga cardíaca e a sobrecarga hídrica.


III. Aumenta o volume de reserva inspiratório por meio da pressão contínua, o que favorece a redistribuição do líquido acumulado no interior dos alvéolos.


IV. Mantém a patência das vias aéreas reduzindo a obstrução de vias aéreas superiores e permitindo a adequada passagem do ar por meio das vias de condução.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2090523 Fisioterapia
A insuflação pulmonar manual com máscara facial em crianças já extubadas em pós-operatório de cirurgia cardíaca é um procedimento incômodo, mas se deve considerar o custo-benefício da técnica. Sobre tal procedimento com o objetivo de reexpansão pulmonar, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2090170 Fisioterapia
Ventilação mecânica não invasiva (VNI) é a oferta de ventilação mecânica aos pulmões, na qual uma máscara ou um dispositivo semelhante funciona como interface entre o paciente e o ventilador, não havendo necessidade de próteses endotraqueais. Este tipo de ventilação tem como principais objetivos ofertar adequadas trocas gasosas pulmonares e diminuir o trabalho respiratório. Sobre as contraindicações absolutas ao uso de VNI, analise as alternativas a seguir.
I. Instabilidades hemodinâmicas e arritmias. II. Trauma de face. III. Pneumotórax não tratado. IV. Necessidade de intubação para a proteção das vias aéreas.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090166 Fisioterapia
Através dos anos, a monitoração clínica de pacientes da UTI vem se desenvolvendo por meio da visão, do tato e da audição, traduzida como inspeção, palpação, percussão e ausculta. Entretanto, com o avanço da tecnologia e a introdução da informática na medicina, a análise e a interpretação dos dados observados expandiram-se de maneira brilhante. Manifestações fisiológicas, antes avaliadas de maneira empírica e imprecisa, hoje se caracterizam por uma quantificação numérica. A intubação traqueal tem quatro objetivos: manter a permeabilidade das vias aéreas; permitir a instalação de ventilação mecânica com pressão positiva; proteger a via aérea de broncoaspiração de conteúdo gástrico; e, retirar secreção traqueobrônquica. Em relação às complicações mais comuns da intubação orotraqueal, analise as alternativas a seguir.
I. Ulceração da mucosa e parede traqueal. II. Formação de granulomas e necroses. III. Destruição da cartilagem, ruptura traqueal e laceração. IV. Fístula traqueoesofágica, traqueoarterial e lesão da carina.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2025571 Fisioterapia
A capnografia favorece ao entendimento da dinâmica respiratória e das relações entre conteúdos arterial e alveolar e concentração expiratória de CO. Dessa forma, a Pa CO pode ser estimada pelo ETCO e favorece a monitorização não invasiva tanto da ventilação quanto da perfusão pulmonar. Acerca do tema, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1786027 Fisioterapia
Em relação à ventilação mecânica não invasiva com pressão positiva (VNI), marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1668583 Fisioterapia

Um paciente de 70 anos, ex-tabagista, com distúrbio ventilatório obstrutivo à prova de função pulmonar prévia, é admitido em um pronto atendimento com piora dos sintomas respiratórios basais. Após avaliação pela equipe multidisciplinar assistente, opta-se por tratamento medicamentoso e instituição de Ventilação Mecânica Não-Invasiva (VMNI).

Sobre a VMNI, nesse caso, é correto afirmar que

Alternativas
Q899681 Fisioterapia

Paciente do sexo feminino, 48 anos, em internação hospitalar por pneumonia comunitária. Tosse improdutiva e eficaz. Ausculta pulmonar evidencia redução de sons respiratórios em hemitórax esquerdo, sem ruídos adventícios. Em tratamento medicamentoso com antibioticoterapia. Sem histórico de tabagismo ou doenças pulmonares prévias.


Qual técnica de fisioterapia respiratória e qual posicionamento para sua execução estão indicados?

Alternativas
Q831343 Fisioterapia
Assinale a opção que apresenta uma contraindicação para o uso do suporte ventilatório não invasivo (VNI).
Alternativas
Q821942 Fisioterapia
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença progressiva que se caracteriza por degeneração de neurônios motores da medula espinhal, tronco encefálico e encéfalo. As manifestações clínicas são variadas. Em relação à piora respiratória, o uso de ventilação mecânica não-invasiva está indicado pela identificação de
Alternativas
Q672870 Fisioterapia
A ventilação mecânica não invasiva (VNI) refere-se à pressão positiva ofertada para o sistema respiratório através de interfaces nasais, faciais ou totais. Tem como objetivo reduzir o trabalho respiratório, melhorar a troca gasosa e evitar a necessidade de intubação. Porém, existem contraindicações absolutas, como
Alternativas
Q653162 Fisioterapia
Com relação ao suporte ventilatório não invasivo (VNI), assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q648358 Fisioterapia
Em relação à ventilação mecânica não-invasiva, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q635049 Fisioterapia
Desde os estudos iniciais que analisavam a ventilação não-invasiva (VM) nos diferentes tipos de doentes nas unidades de terapia intensiva, muito se analisou em relação às modalidades e interfaces utilizadas, mas o que é unânime nos estudos é que se não houver conforto e interação do paciente com a técnica, devem ser respeitados os seguintes tópicos para a sua interrupção, EXCETO:
Alternativas
Q551637 Fisioterapia
A ventilação não invasiva promove na insuficiência cardíaca efeitos clínicos, efeitos sobre o exercício e efeitos sobre os músculos respiratórios. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere a esses efeitos.
Alternativas
Q551630 Fisioterapia
Em relação à ventilação não invasiva, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q551612 Fisioterapia
A ventilação não invasiva pode ser aplicada sob vários modos de ventilação; entretanto, ainda há dúvidas sobre qual seria o modo mais adequado. Basicamente, a discussão se resume nas vantagens e desvantagens. Em relação ao exposto acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q551602 Fisioterapia
A ventilação não invasiva é uma técnica que pode melhorar a troca gasosa e reduzir o trabalho respiratório, sendo amplamente usada no manuseio das insuficiências respiratórias aguda e crônica. Porém o profissional, quando empreender essa terapia, deve ser capaz de identificar aqueles pacientes que NÃO irão responder bem a ela. Assinale a alternativa em que todas as características são de paciente improvável de receber ventilação não invasiva.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: A
6: A
7: A
8: B
9: D
10: A
11: E
12: C
13: B
14: E
15: D
16: A
17: B
18: C
19: D
20: C