Questões Militares Sobre agricultura brasileira em geografia

Foram encontradas 58 questões

Q2262846 Geografia

Observe o mapa.

Imagem associada para resolução da questão

(ROSS, J.L.S. Ecogeografia do Brasil, 2006, p.141).


A respeito dos processos produtivos e das características socioeconômicas do território brasileiro, é correto afirmar que as áreas em destaque no mapa representam as áreas produtoras de

Alternativas
Q2179168 Geografia
A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2056301 Geografia
Esses plantios começaram há cerca de dez anos, quando chegaram à capital, Macapá, produtores e filhos de agricultores vindos do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até do Paraguai. O plano era criar uma nova fronteira, aproveitando o sol e a chuva abundantes da região. Até 2019, o grupo, que chegou a 40 agricultores, tinha a atividade agrícola assegurada pela Licença Ambiental Única (LAU), emitida pelo Estado e renovada a cada ano.
(Disponível em: revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/)
O texto destaca o início dos plantios de
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029692 Geografia
As duas últimas décadas foram marcadas por uma intensa modernização nos novos fronts agrícolas, a qual mais recentemente, repercutiu de forma bastante positiva na balança comercial brasileira, já que o agronegócio atingiu superávits de US$ 20,4 bilhões e 2002 e US$ 25,8 bilhões em 2003. O PIB do agronegócio (...) representa atualmente cerca de um terço do PIB total brasileiro. CASTILLO, R. Exportar alimentos é a saída para o Brasil? O caso do complexo soja. In: ALBUQUERQUE, E. S. Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005.
O texto acima destaca os novos fronts agrícolas do Brasil. A partir dele e dos conhecimentos geográficos relacionados à expansão do agronegócio, principalmente da soja, no CentroOeste e Norte do território brasileiro, julgue as asserções a seguir.
I - Dentre as características principais da produção de soja nesses novos fronts agrícolas, pode-se destacar: tamanho médio das unidades produtivas maior que no Rio Grande do Sul e Paraná; grande apoio tecnológico, com desenvolvimento de variedades de soja adaptadas a latitudes mais baixas; menor presença de cooperativas; topografia com relevo plano, propícia à mecanização; II – A combinação de características naturais e geoeconômicas, juntamente com preços favoráveis no mercado internacional, fez dessas novas áreas agrícolas verdadeiros enclaves de modernização, modificando substancialmente a paisagem do Cerrado e promovendo danos ambientais; III – A crescente utilização da hidrovia Madeira Amazonas, ligando Porto Velho (RO) aos portos fluviais de Itacoatiara (AM) e Santarém (PA), principalmente pelo grupo Maggi, tem contribuído para reverter a matriz do transporte da soja que estava fortemente baseada no modal rodoviário; IV – Diferente da produção do Rio Grande do Sul e do Paraná, a produção da soja nesses novos fronts apresenta um aumento significativo do trabalho manual do campo, um baixo investimento em tecnologia e a forte dependência de pesquisa externa.
Estão corretas  
Alternativas
Q1986535 Geografia

No Sul e Sudeste, há lavouras que se destacam no consumo global de agrotóxicos. Nessas lavouras, o volume aplicado por hectare é relativamente baixo, mas o consumo global é extremamente elevado. Há também o grupo das culturas menos expressivas em área plantada, mas que empregam doses altíssimas de agrotóxicos por hectare.

(RIBEIRO, WAGNER COSTA. Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003. p. 321)


A alternativa que apresenta exemplos de culturas que empregam doses altíssimas de agrotóxico por hectare é: 

Alternativas
Q1820319 Geografia
[…] a capacidade para importar não se recuperou nos anos trinta. Em 1937 ela ainda estava substancialmente abaixo do que havia sido em 1929. Em realidade, o quantum das importações daquele ano - bem superiores ao de qualquer outro ano do decênio – esteve 23 por cento abaixo do de 1929. A renda criada pelas exportações havia decrescido em termos reais. O quantum das exportações aumentara, mas, como o poder aquisitivo da unidade de exportação com respeito à unidade de importação se havia reduzido à metade, é evidente que a renda criada pelas exportações era muito inferior. O valor da produção agrícola a preços correntes havia subido de 7,5 para 7,8 bilhões de cruzeiros, não obstante a produção para exportação haver baixado de 5,5 para 4,5 bilhões. A participação das exportações como elemento formador da renda do agricultor havia decrescido, portanto, de 70 para 57 por cento.
(Celso Furtado, Formação econômica do Brasil)
A partir do contexto apresentado no excerto, é correto afirmar que o Brasil
Alternativas
Q1773730 Geografia

Observe o mapa que representa os motores do desenvolvimento para o território nacional.


Imagem associada para resolução da questão

(THÉRY, H.; MELLO-THÉRY, N. A. Atlas do Brasil – Disparidades e dinâmicas do território)


Os números 1 e 2 representam localidades com motores de desenvolvimento impulsionados, respectivamente, pelas atividades de

Alternativas
Q1612328 Geografia

Observe o mapa que representa os motores do desenvolvimento para o território nacional. 


Imagem associada para resolução da questão

(THÉRY, H.; MELLO-THÉRY, N. A. Atlas do Brasil – Disparidades e dinâmicas do território)


Os números 1 e 2 representam localidades com motores de desenvolvimento impulsionados, respectivamente, pelas atividades de

Alternativas
Q1023962 Geografia

Observe a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Nos últimos anos, a mídia brasileira tem veiculado propagandas que ressaltam a importância do setor agrário, principaimente o agroindustrial, na formação do Produto Interno Bruto(PlB). No entanto, o setor tem gerado críticas quanto a seus impactos no espaço brasileiro.


Em relação ao agronegócio brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Q1013655 Geografia

Para superar os Estados Unidos e se tornar o principal produtor do mundo, o Brasil expandiu por anos as lavouras destinadas ao produto. Só entre 2000 e 2014, a área destinada a plantar essa commodity no interior do País – em estados como Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão – cresceu 87%. Boa parte dela abrigava vegetação nativa, originalmente.

(https://super.abril.com.br/tecnologia/o-avanco -mapeado-pela-nasa/ Acesso em 18.05.2019. Adaptado)


O texto descreve a expansão da produção

Alternativas
Q956554 Geografia

O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.

(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)


O texto se refere à consolidação do agronegócio

Alternativas
Q949353 Geografia
- O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q949351 Geografia
No ano de 2017, o IBGE lançou um estudo intitulado “Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação”. Na introdução desse trabalho, lê-se: “As transformações que ocorreram no campo e nas cidades nos últimos 50 anos vêm a demandar, nos dias de hoje, abordagens multidimensionais na classificação territorial. O rural e o urbano, enquanto manifestações socioespaciais, se apresentam de forma bastante complexa e heterogênea, portanto, a identificação de padrões dessas manifestações se constitui um desafio principalmente ao se considerar a extensão do território brasileiro”. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Essa discussão ganha relevância proporcionalmente ao aumento das atividades não agrícolas no meio rural e à intensificação da pluriatividade. 2. A aceleração do processo de urbanização no Brasil no início do século XXI e a intensificação do êxodo rural motivam a retomada da discussão sobre o tema. 3. A relevância do estudo justifica-se pela necessidade de se superar a determinação federal, que considera cidade as áreas urbanas de todas as sedes municipais. 4. Uma das formas de manifestação da complexidade do rural e do urbano na atualidade pode ser identificada a partir do crescente aumento das áreas de segunda residência, além da implantação de empreendimentos residenciais, como os condomínios fechados.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q937945 Geografia
“Os produtos da agricultura ocupam posição estratégica na inserção do Brasil na economia globalizada. Atualmente o Brasil é uma grande potência agrícola […] e figura entre os principais exportadores mundiais de uma série de commodities agrícolas”. MAGNOLI, D.- Geografia para o Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo: Atual, 2012, p.317.
Sobre as características da agropecuária brasileira, pode-se afirmar que:
I- com a modernização da agricultura na Região Nordeste, as práticas agrícolas tradicionais foram excluídas e substituídas, na Região, pela fruticultura irrigada e pela moderna agricultura da soja, voltadas para exportação. II- as áreas de pastagens apresentam redução na maior parte do País, mas aumentam consideravelmente nas Regiões Centro-Oeste e Norte, as quais apresentam produção de gado bovino que já supera a produção da Região Sul do País, tradicional área de pecuária bovina. III- a produção canavieira nordestina, inicialmente restrita à Zona da Mata, já suplanta a produção da Região Centro-Sul, pois, impulsionada pelas boas perspectivas dos biocombustíveis, vem expandindo-se rumo ao oeste baiano e ao sul do Piauí. IV- na agroindústria da laranja e do fumo no Centro-Sul, pequenos e médios proprietários familiares participam ativamente da cadeia global do agronegócio, fornecendo matérias-primas para as indústrias processadoras. V- as modernas propriedades rurais passam a integrar cadeias produtivas que envolvem uma rede de estabelecimentos ligados aos setores primário, secundário e terciário da economia, transformando a matéria-prima, animal ou vegetal, em produtos de maior valor agregado.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
Alternativas
Q934993 Geografia

Analise a tabela a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: INCRA. Sistem a Nacional de Cadastro Rural (2012).
A partir da leitura da tabela e do conhecimento sobre os principais aspectos da geografia agrária brasileira, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q906453 Geografia

Notícia publicada em março de 2018 destaca que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já completou 93,6% da coleta de dados do 11º Censo Agropecuário Brasileiro. Já foram colhidas informações de 4,9 milhões de estabelecimentos, dos 5,2 milhões estimados inicialmente pelo IBGE.

                   (http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso 01.04.2018. Adaptado)


O último recenseamento agropecuário foi realizado em 2006. Os doze anos que separaram os dois censos não devem alterar o fato de que, no país, predominam

Alternativas
Q857549 Geografia

     A agricultura capitalista — ou agricultura patronal, ou agricultura empresarial, ou agronegócio —, qualquer que seja o eufemismo utilizado para nomeá-la, não pode esconder o que está na sua raiz, na sua lógica: a concentração e a exploração. Em sua atual fase de desenvolvimento, o agronegócio procura representar a imagem da produtividade, da geração de riquezas para o país.


Bernardo Mançano. Educação do campo e território. Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA, Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Presidente Prudente – SP, 2017 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito de aspectos diversos relacionados ao agronegócio.

O agronegócio integra a agricultura e a comercialização direta da produção, principalmente para o mercado interno, possibilitando a concentração de terras nas mãos de grandes empresas nacionais que atuam em diversos setores da economia.

Alternativas
Q857548 Geografia

     A agricultura capitalista — ou agricultura patronal, ou agricultura empresarial, ou agronegócio —, qualquer que seja o eufemismo utilizado para nomeá-la, não pode esconder o que está na sua raiz, na sua lógica: a concentração e a exploração. Em sua atual fase de desenvolvimento, o agronegócio procura representar a imagem da produtividade, da geração de riquezas para o país.


Bernardo Mançano. Educação do campo e território. Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA, Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Presidente Prudente – SP, 2017 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito de aspectos diversos relacionados ao agronegócio.

A imagem do agronegócio foi construída para renovar a imagem da agricultura capitalista, para “modernizá-la”; trata-se de uma construção geográfico-ideológica que destaca o aumento da produção, da riqueza e das novas tecnologias.

Alternativas
Q856434 Geografia
Fronteira Agrícola é uma expressão utilizada para designar o avanço da produção agropecuária sobre áreas com baixa ocupação demográfica. Atualmente, esse avanço ocorre com
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2017 - PM-AP - Soldado |
Q837744 Geografia
O Governo do Estado atualmente busca investir no setor secundário, que consiste na transformação de matéria-prima em produtos de consumo. Dessa forma, os produtos regionais se tornarão mais acessíveis e competitivos no mercado local, regional e nacional. Entre os produtos regionais a serem destacados estão
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: A
5: B
6: E
7: C
8: C
9: B
10: B
11: B
12: A
13: D
14: D
15: B
16: C
17: E
18: C
19: C
20: C