Questões Militares
Comentadas sobre agropecuária em geografia
Foram encontradas 93 questões
Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/eventos/mesa_de_controversias/terra-eterritorio-2014/panorama-do-reconhecimento-do-direito-a-terra-para-camponesespovos-e-comunidades-tradicionais-bernardo-mancano-1. Acesso: 06 Fev. 2024
A partir da análise das informações sobre a agricultura e o agronegócio brasileiro, julgue as afirmativas a seguir:
I. O acesso facilitado ao crédito não justifica a produção global maior do agronegócio, mas sim o emprego de tecnologias apropriadas para a produção.
II. A desigual proporção entre terras ocupadas e a produção de comida na agricultura camponesa é argumento que pode justificar a realização de uma reforma agrária para aumento destes percentuais.
III. A agricultura camponesa é aquela que apresenta maior oferta de emprego no campo, portanto apresenta papel fundamental na fixação das populações nas áreas rurais.
Está correto o que se afirma em
Observe o mapa.
(ROSS, J.L.S. Ecogeografia do Brasil, 2006, p.141).
A respeito dos processos produtivos e das características
socioeconômicas do território brasileiro, é correto afirmar
que as áreas em destaque no mapa representam as áreas produtoras de
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
Considerando essa nova etapa do desenvolvimento no campo brasileiro, são exemplos de atividades ligadas ao novo rural, EXCETO:
Nesse contexto, um dos modelos de produção se baseia em grandes propriedades no meio-oeste do país destinados à produção de grãos e fibras – as commodities, que são produtos primários comercializados no mercado mundial. Para otimizar os ganhos intensifica-se o uso do solo e o aprofundamento dos ganhos de escala (produção em largas quantidades).
Considerando essa descrição de produção, é CORRETO afirmar que trata-se do modelo de produção:
O 3º Sargento Carlos, servindo no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, foi destacado para montar um acampamento em uma localidade no interior do estado do Ceará, onde o Batalhão irá construir um açude para o abastecimento de água para a população. Ao coletar informações sobre a localidade, o Sargento Carlos anotou a seguinte observação:
“O tipo de agricultura que prevalece na localidade é voltado para as necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores e de seus dependentes. Por falta de assistência técnica e de recursos, ao perceber o esgotamento do solo em uma área cultivada, a família desmata uma área próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando início à degradação de uma nova área, que será brevemente abandonada”.
O tipo de agricultura observado pelo militar caracteriza-se como:
(Disponível em: revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/)
O texto destaca o início dos plantios de
O texto acima destaca os novos fronts agrícolas do Brasil. A partir dele e dos conhecimentos geográficos relacionados à expansão do agronegócio, principalmente da soja, no CentroOeste e Norte do território brasileiro, julgue as asserções a seguir.
I - Dentre as características principais da produção de soja nesses novos fronts agrícolas, pode-se destacar: tamanho médio das unidades produtivas maior que no Rio Grande do Sul e Paraná; grande apoio tecnológico, com desenvolvimento de variedades de soja adaptadas a latitudes mais baixas; menor presença de cooperativas; topografia com relevo plano, propícia à mecanização; II – A combinação de características naturais e geoeconômicas, juntamente com preços favoráveis no mercado internacional, fez dessas novas áreas agrícolas verdadeiros enclaves de modernização, modificando substancialmente a paisagem do Cerrado e promovendo danos ambientais; III – A crescente utilização da hidrovia Madeira Amazonas, ligando Porto Velho (RO) aos portos fluviais de Itacoatiara (AM) e Santarém (PA), principalmente pelo grupo Maggi, tem contribuído para reverter a matriz do transporte da soja que estava fortemente baseada no modal rodoviário; IV – Diferente da produção do Rio Grande do Sul e do Paraná, a produção da soja nesses novos fronts apresenta um aumento significativo do trabalho manual do campo, um baixo investimento em tecnologia e a forte dependência de pesquisa externa.
Estão corretas
Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% […]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos.
(Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Disponível em<https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologico> . Olivier de Schutter: “La agroecología y el derecho a la alimentación”, relatório apresentado no Conselho de Direitos Humanos, 8 de mar. 2011.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta.
Considerando o total de pessoas ocupadas no setor agropecuário, a macrorregião brasileira que apresenta o maior percentual na agricultura familiar é a região
No Sul e Sudeste, há lavouras que se destacam no consumo global de agrotóxicos. Nessas lavouras, o volume aplicado por hectare é relativamente baixo, mas o consumo global é extremamente elevado. Há também o grupo das culturas menos expressivas em área plantada, mas que empregam doses altíssimas de agrotóxicos por hectare.
(RIBEIRO, WAGNER COSTA. Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003. p. 321)
A alternativa que apresenta exemplos de culturas que empregam doses altíssimas de agrotóxico por hectare é:
O fragmento apresenta características
Observe as imagens abaixo.
Ao discorrer sobre o processo de modernização da agricultura brasileira, é preciso considerar a existência de opiniões distintas e até divergentes sobre o tema. Nesse sentido, o desenvolvimento do agronegócio apresenta diversas interpretações.
Martinez, Rogério. - 1. ed. - Contato Geografia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, p. 250.
Com base nas informações acima, analise as afirmativas a seguir.
I- A modernizaçao da agricultura nacional, para muitos
analistas, pode ser analisada através de um viés
calcado apenas nas modificações de base técnica, o
que :nesse caso significa a utilização intensiva de
máquinas·. e insumos agrícolas. Nesse sentido, a
moderdização agrícola pode ser considerada
sinônimo de mecanização ou tecnificação do campo.
Il- Alguns' teóricos defendem que o processo de modernização do campo nao pode ser analisado apenas pelo aspecto dos avanços técnicos. Eles se apoiam no fato de que, mesmo nas regiões em que as técnicas de produção foram modernizadas, ainda persistem problemas que não condizem com a modernização do campo, como baixa produtividade e subempregos.
lIl- Independentemente do ponto de vista adotado é certo que o processo de modernização da agricultura brasileira começa por volta da década de 1950, com a importação de máquinas e insumos agrícolas, tornando-se mais efetiva na década seguinte, quando se instala no país um setor industrial especializado em equipamentos e insumos necessários.
IV- A partir dos anos 1950, com o intuito de acelerar o avanço da mecanização no campo, o Estado passa a conceder linhas de créditos e financiamentos bancários, o chamado crédito rural, de forma que os produtores rurais pudessem investir na modernização de suas propriedades, o que acabou privilegiando vários produtores de commodities.
É correto o que se afirma em:
(Celso Furtado, Formação econômica do Brasil)
A partir do contexto apresentado no excerto, é correto afirmar que o Brasil