Questões Militares
Sobre cartografia em geografia
Foram encontradas 151 questões
REPRESENTAÇÃO DOS CONTINENTES EM PROPORÇÃO REAL DE ÁREA
Adaptado de reddit.com.
No mapa-múndi acima, o planeta está representado com a real proporção de área dos continentes. Para esse tipo de representação, é necessário o uso de projeção cartográfica com a seguinte propriedade:
É um método de representação cartográfica que considera o traçado das linhas de igual valor – as isolinhas –, unindo pontos de igual valor da intensidade do fenômeno. É conveniente para representação de fenômenos com continuidade espacial, como chuva, temperatura e altitudes.
(MARTINELLI, M. Cartografia temática – caderno de mapas,
2003, p. 63. Adaptado)
O texto apresenta uma descrição de um processo de representação em área condizente com o método
Um objeto está se deslocando proveniente da direção sudeste (SE). Considerando que mantenha essa trajetória linear, o seu destino será a direção
(MARTINELLI, M. Cartografia temática:
caderno de mapas, 2003, p. 18-20. Adaptado)
As projeções cartográficas podem ser classificadas de acordo com diferentes metodologias que buscam sempre um melhor ajuste da superfície terrestre a ser representada.
(FITZ, P.R. Cartografia Básica, 2008, p. 44. Adaptado)
Aquelas que mantêm a verdadeira forma das áreas a serem representadas e não deformam os ângulos existentes no mapa são definidas como projeções
Um observador situado na longitude de 90º a leste do meridiano de Greenwich tem uma reunião marcada com um observador situado na longitude 45º a oeste de Greenwich.
(FITZ, P.R. Cartografia Básica, 2008, p. 83. Adaptado)
Qual é a diferença de horas entre os dois observadores?
Medindo-se uma distância em uma carta topográfica, acharam-se 22 cm. Sendo a escala do mapa 1:50.000, a distância no terreno será:
(FITZ, P.R. Cartografia Básica, 2008, p. 23. Adaptado)

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/download-atlas. Acesso em: 22 de agosto de 2022.
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o tipo de projeção representado na figura.
O Aeroporto Internacional de Campo Grande-MS (Ueze Elias Zahran) possui as coordenadas, latitude igual a 20º 27’ 59” S e longitude igual 54º 40’ 21” W. Esta posição, segundo a classificação descrita acima está no (Fuso; Zona; Posição do ponto em relação ao meridiano central):
Considere 1 pé igual a 30,5 cm.
Ao considerar que um ponto A é meridional a um ponto B, tem-se que este ponto A está a(ao) __________ do ponto B.

O rumo verdadeiro do último trecho, da cidade de Campos dos Goitacazes para Itaperuna, é igual a
“Na última década o Brasil, junto com outros países, implantou a Performance Based Navigation (PBN), que se trata de um novo padrão de controle do espaço aéreo pela utilização de orientação por satélites e recursos digitais (RNAV), ao invés do controle via rádio e ondas eletromagnéticas, que dependia de antenas instaladas no solo. Esse novo padrão exige que as aeronaves tenham um equipamento embarcado capaz de calcular sua posição geográfica sem a necessidade do auxílio de solo, permitindo que o piloto a mantenha dentro dos limites da aerovia.”
Fonte: Trecho de https://www.melhoresdestinos.com.br/aerovias-rotas-avioes.html. Acesso em:01 abr. 2022.
Em razão desta atualização na navegação, em solo, considere que as coordenadas geográficas dos aeródromos, principalmente das cabeceiras das pistas e inclusive, de posições de estacionamento nos pátios, devam possuir precisão mínima na ordem de 1 (um) segundo de arco.
Supondo a terra esférica, e um (1) segundo de arco numa diferença de latitude ou de longitude entre dois pontos, representaria na superfície da terra uma distância entre estes pontos de aproximadamente:
A Carta Aeronáutica Mundial (WAC) é normalmente construída na escala de ________________; na projeção _______________________, entre o Equador e as latitudes de até 80o ; e aplicada uma equidistância das curvas de nível fixa, de _________________.
Surgiu da necessidade de uniformizar a cartografia em níveis globais, muitas vezes com vistas a fins militares, destinada a servir de base para outras delas derivadas, possuidora de um bom detalhamento. É originária da divisão do globo terrestre em sessenta partes iguais. Cada uma dessas partes, denominada fuso, possui seis graus de amplitude. Por outro lado, desde o equador terrestre, no sentido dos polos, procedeu-se a uma divisão em zonas, espaçadas de quatro em quatro graus.
(FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.p. 30)
As características apresentadas referem-se a
A forma mais usual para a representação de coordenadas em um mapa se dá com a aplicação de um sistema sexagesimal. Esse sistema localiza de forma direta, qualquer ponto sobre a superfície terrestre. Para isto, basta ser colocado, junto ao valor de cada coordenada, o hemisfério correspondente. Pode-se utilizar, igualmente, os sinais + ou – para a indicação das coordenadas.
(FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 69. Adaptado)
O sistema que possui as características apresentadas é
Levantamentos topográficos ou com o uso de GPS trazem dados em planilhas ou em um banco de dados específico. Em alguns casos, podem ser agregados dados com atributos gráficos vetoriais.
(FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 100. Adaptado)
A alternativa que apresenta a definição de estrutura vetorial é:
Em um mapa ou uma carta é possível observar possíveis indicações de norte: o Norte Geográfico (NG), aquele indicado por qualquer meridiano geográfico, ou seja, na direção do eixo de rotação do Planeta; o Norte Magnético (NM), que apresenta a direção do polo norte magnético, o mesmo indicado pela agulha imantada de uma bussola; e o Norte da Quadrícula, que é aquele representado nas cartas topográficas, seguindo-se, no sentindo sul-norte, à direção das quadrículas.
(FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos,
2008. p. 37. Adaptado)
O ângulo formado entre o NM e o NG é denominado de
O programa de satélites LANDSAT surgiu durante a segunda metade de 1960, um projeto coordenado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), sendo dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. O primeiro nome do projeto era ERTS (Earth Resources Technology Satellite) e somente no ano de 1975 passou a se chamar LANDSAT. O LANDSAT-1 foi o primeiro satélite e o primeiro desenvolvido para atuar diretamente em pesquisas de recursos naturais, foi lançado em 1972 e denominado ERTS-1 ou LANDSAT-1. Foi o primeiro satélite de sensoriamento remoto no mundo e levou dois instrumentos a bordo, as câmeras RBV e MSS. Operou por um período de cinco anos adquirindo mais de 300.000 imagens, com repetidas coberturas da superfície da Terra. Desde então, foram lançadas oito séries de satélites LANDSAT.
Fonte: DGI, INPE. Disponível em: LANDSAT — Divisão de Geração de Imagens (inpe.br)
Associe os diferentes satélites da série LANDSAT com suas respectivas características.
A LANDSAT 1, 2 e 3 (1972-1992)
B LANDSAT 5 (1984-2013)
C LANDSAT 7 (1999-)
D LANDSAT 8 (2013-)
( ) Conta com sensores OLI (Operational Land Imager) e TIRS (Thermal Infrared Sensor), gerando resolução espacial entre 15m e 30m.
( ) Em suas especificações consta o sensor MSS (Multispectral Scanner), com 80m de resolução espacial da imagem.
( ) Inovou com o sensor TM (Thematic Mapper) e com o uso de imagens com alta resolução, 30m.
( ) Aplicou melhorias no sensor, a partir do ETM+ (Enhanced Thematic Mapper Plus), além de gerar imagens com resolução entre 15m e 30m.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no
sentido de cima para baixo.