Questões Militares
Sobre clima em geografia
Foram encontradas 150 questões
Região marcada por drenagens intermitentes sazonais extensivas, relacionadas ao ritmo desigual e pouco frequente das precipitações (entre 350 e 600 mm anuais).
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil:
potencialidades paisagísticas, 2003, p. 15. Adaptado)
Os aspectos do clima indicam condição presente na região
Observe o mapa dos climas do Brasil.
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2019, p. 109. Adaptado)
Os números 1, 2 e 3 indicados no mapa, representam sequencialmente os seguintes tipos climáticos:
Os sistemas frontais e os anticiclones que avançam pelo sul do país conseguem deslocar-se meridionalmente e atingir baixas latitudes, ultrapassando inclusive a linha do equador.
(CAVALCANTI, I. et al. Tempo e clima no Brasil, 2009,
p. 151-52. Adaptado)
As incursões de massas polares, até baixas latitudes, incluindo a Amazônia, são localmente conhecidos como
É considerado o sistema meteorológico mais importante gerador de precipitação sobre a região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, assim como sobre as áreas continentais adjacentes.
(CAVALCANTI, I. et al. Tempo e clima no Brasil, 2009, p. 25. Adaptado)
O texto faz referência ao conceito de
Apresenta região nuclear onde predominam temperaturas médias de 24 a 27 ºC e as chuvas, em geral, superiores a 1700 mm anuais alcançando até 3500 mm em algumas áreas. Mesmo com variações regionais, é considerado o clima mais homogêneo e de ritmo anual habitual mais constante em todo o Brasil intertropical.
(AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil:
potencialidades paisagísticas, 2003, p. 67. Adaptado)
O texto apresenta elementos do meio físico característicos do domínio morfoclimático:
A escarpa da Serra do Mar que margeia o litoral do sudeste brasileiro apresenta altitudes médias de 800 m e alguns pontos superam os 2000 m. Essa elevação e a proximidade com o oceano, aliados aos ventos de quadrante sudeste na latitude do trópico, resultam em um importante processo para essa região.
(COUTINHO, Leopoldo Magno.
Biomas Brasileiros, 2016, pg. 50-51. Adaptado)
Esse processo ocorre, marcadamente, em toda a mata Atlântica da costa leste brasileira e é definido como:
Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Accao-das-correntes-deconveccao-na-propagacao-de-um-incendio-florestal_fig11_267950284. Acesso: 27 jan. 2024
Sobre o tipo de incêndio apresentado, julgue as afirmativas a seguir:
I. Em meio à vegetação, existem combustíveis florestais, caracterizados por todos os materiais vegetais que se encontram na floresta, aqueles provenientes de plantas vivas, que apresentam elevada quantidade de água ou plantas mortas, cujo teor de água é muito mais baixo.
II. A maior ou menor inclinação de uma encosta também tem influência determinante na propagação dos incêndios: maiores declividades acentuam o efeito das colunas de convecção de ar, que aquecem a vegetação acima do incêndio e aumentam a velocidade de propagação, em direção às partes mais elevadas do terreno.
III. A projeção e deslocamento de matéria inflamada é outro efeito a ter em conta na propagação de um incêndio florestal, pois este efeito é responsável pelo aparecimento de focos secundários, em locais relativamente afastados do incêndio principal, podendo afetar seriamente a segurança dos bombeiros e da população local.
Está correto o que se afirma em

Observe o mapa.
(ROSS, J. L. S. (org).
Geografia do Brasil, 2019, p.109. Adaptado).
Os tipos climáticos indicados no mapa com os números 1
e 2 representam, respectivamente:
I- Trata-se de massa de ar que atua ao longo do litoral brasileiro, do Nordeste até o Sul do país, sendo originária no oceano Atlântico com características quente e úmida, podendo provocar chuvas.
II- Trata-se de massa de ar que atua em todo o território brasileiro, sendo formada em áreas de altas latitudes, percorrendo áreas oceânicas. Contribui para diminuir as temperaturas no território brasileiro, causando geadas no Sudeste e o fenômeno da friagem na região Norte.
III- Trata-se de massa de ar que influencia o território brasileiro, ao deslocar calor e umidade e provocar instabilidade. Oriunda do Oeste da Amazônia, provoca chuvas nessa área no verão e outono, e pode causar chuvas em outras regiões do país.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os nomes das massas de ar com suas respectivas definições:
Observe o mapa.
(ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.) Geografia do Brasil, 2005, pg. 109)
Os números 1 e 2, indicados no mapa, representam,
respectivamente, os tipos climáticos:
(Disponível em: http://jovemexplorador.iag.usp.br)
As duas direções possíveis das brisas ocorrem devido
(Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 16 nov 2021.)
As figuras retratam um problema ou fenômeno climático urbano que afeta diretamente a vida das pessoas, principalmente durante o inverno. A imagem representa:

Fonte: FERREIRA, Graça M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 22.
A partir dos climogramas apresentados, é correto afirmar que 1 e 2 se referem, respectivamente, aos climas

Fonte: IBGE. Atlas geográfico. Rio de Janeiro: FAE, 1990.
É possível observar que o esquema se refere
“Esta corrente, também conhecida como corrente peruana, é uma corrente marítima provocada pela subida de águas profundas e, portanto, muito frias, que ocorre nas costas ocidentais da América do Sul. É a corrente de água fria mais importante do mundo, e também uma das que tem efeitos mais notáveis sobre o clima, neste caso, das costas do Chile e do Peru devido aos efeitos combinados do movimento de rotação da Terra e da força centrífuga das águas oceânicas na zona equatorial.”
O texto se refere à corrente