Questões Militares
Comentadas sobre clima em geografia
Foram encontradas 136 questões
Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Accao-das-correntes-deconveccao-na-propagacao-de-um-incendio-florestal_fig11_267950284. Acesso: 27 jan. 2024
Sobre o tipo de incêndio apresentado, julgue as afirmativas a seguir:
I. Em meio à vegetação, existem combustíveis florestais, caracterizados por todos os materiais vegetais que se encontram na floresta, aqueles provenientes de plantas vivas, que apresentam elevada quantidade de água ou plantas mortas, cujo teor de água é muito mais baixo.
II. A maior ou menor inclinação de uma encosta também tem influência determinante na propagação dos incêndios: maiores declividades acentuam o efeito das colunas de convecção de ar, que aquecem a vegetação acima do incêndio e aumentam a velocidade de propagação, em direção às partes mais elevadas do terreno.
III. A projeção e deslocamento de matéria inflamada é outro efeito a ter em conta na propagação de um incêndio florestal, pois este efeito é responsável pelo aparecimento de focos secundários, em locais relativamente afastados do incêndio principal, podendo afetar seriamente a segurança dos bombeiros e da população local.
Está correto o que se afirma em
Observe o mapa.
(ROSS, J. L. S. (org).
Geografia do Brasil, 2019, p.109. Adaptado).
Os tipos climáticos indicados no mapa com os números 1
e 2 representam, respectivamente:
I- Trata-se de massa de ar que atua ao longo do litoral brasileiro, do Nordeste até o Sul do país, sendo originária no oceano Atlântico com características quente e úmida, podendo provocar chuvas.
II- Trata-se de massa de ar que atua em todo o território brasileiro, sendo formada em áreas de altas latitudes, percorrendo áreas oceânicas. Contribui para diminuir as temperaturas no território brasileiro, causando geadas no Sudeste e o fenômeno da friagem na região Norte.
III- Trata-se de massa de ar que influencia o território brasileiro, ao deslocar calor e umidade e provocar instabilidade. Oriunda do Oeste da Amazônia, provoca chuvas nessa área no verão e outono, e pode causar chuvas em outras regiões do país.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os nomes das massas de ar com suas respectivas definições:
Observe o mapa.
(ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.) Geografia do Brasil, 2005, pg. 109)
Os números 1 e 2, indicados no mapa, representam,
respectivamente, os tipos climáticos:
(Disponível em: http://jovemexplorador.iag.usp.br)
As duas direções possíveis das brisas ocorrem devido
(Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 16 nov 2021.)
As figuras retratam um problema ou fenômeno climático urbano que afeta diretamente a vida das pessoas, principalmente durante o inverno. A imagem representa:
Fonte: FERREIRA, Graça M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 22.
A partir dos climogramas apresentados, é correto afirmar que 1 e 2 se referem, respectivamente, aos climas
Fonte: IBGE. Atlas geográfico. Rio de Janeiro: FAE, 1990.
É possível observar que o esquema se refere
“Esta corrente, também conhecida como corrente peruana, é uma corrente marítima provocada pela subida de águas profundas e, portanto, muito frias, que ocorre nas costas ocidentais da América do Sul. É a corrente de água fria mais importante do mundo, e também uma das que tem efeitos mais notáveis sobre o clima, neste caso, das costas do Chile e do Peru devido aos efeitos combinados do movimento de rotação da Terra e da força centrífuga das águas oceânicas na zona equatorial.”
O texto se refere à corrente
Associe os climas da legenda do mapa com os diferentes tipos de climas da região Nordeste. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O clima 1 é o subtropical. ( ) O clima 2 é o tropical. ( ) O clima 3 é o semiárido. ( ) O clima 4 é o equatorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(Mendonça, F.; Danni-Oliveira, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007).
Sobre o El Niño e a dinâmica climática global, é correto afirmar:
“As chuvas encontram-se desigualmente distribuídas no globo. No sentido das longitudes, observa-se uma oposição entre as costas ocidentais e orientais dos continentes. Nas baixas latitudes, as primeiras são habitualmente pouco chuvosas, ocorrendo o inverso nas orientais, ao passo que nas latitudes altas e médias verifica-se o oposto. Isto se repete simetricamente em todos os continentes, aparecendo de forma mais nítida no hemisfério sul.”
(Adaptado de: Ross, Jurandyr (org.). Geografia do Brasil, 2005: 95)
O padrão de distribuição das chuvas descrito no fragmento acima se deve à ação