Questões Militares
Sobre fuso horário em geografia
Foram encontradas 16 questões
NÃO PERCA A HORA!
Brasília, além de centro das decisões nacionais, é referência para a hora oficial do país. Se você ligasse o rádio agora, provavelmente ouviría: “Em Brasília, dez horas e trinta e dois minutos”. O horário de Brasília, porém, não se aplica a todos os estados brasileiros, dada a extensão territorial do país. Na verdade, o Brasil possui outros três fusos horários: a Ilha de Fernando de Noronha (da região Nordeste) tem uma hora adiantada em relação à capital federal; já Amazonas (AM) e Acre (ambos da região Norte) estão, respectivamente, uma e duas horas atrasados em relação a Brasília. Isso significa que, se o horário atual de Brasília for 10h32min, os horários de Fernando de Noronha, Amazonas e Acre serão, nesta ordem, 1 lh32min, 09h32min e 08h32min.
Não bastassem essas diferenças, há ainda a particularidade do Horário Brasileiro de Verão (HBV), quando os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que seguem o horário oficial de Brasília, adiantam os relógios em uma hora. O último HBV vigorou de 04 de novembro de 2018 até 16 de fevereiro de 2019. Dessa forma, à zero hora do dia 17 de fevereiro de 2019, o horário oficial do Distrito Federal e dos dez estados das regiões supracitadas foi atrasado em uma hora.
Disponível em: www.horadebrasilia.com/inso-horario.plip - com adaptações. Acesso em: 27 ago. 2019.
Uma equipe de atletas do Colégio Militar de Manaus (CMM), localizado no estado do Amazonas, deslocou-se, em um voo que durou quatro horas, do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (AM) às 23h00min (horário local do Amazonas), do dia 16 de fevereiro de 2019, rumo ao Rio de Janeiro (situado na região Sudeste). Uma hora após o término do voo, a equipe seguiu, de ônibus, em uma viagem que durou duas horas, para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (município do estado do Rio de Janeiro).
Assinale a alternativa cujas localidades, conforme o texto acima, têm horários iguais durante a vigência do HBV:
Considerando as características geográficas do território brasileiro, é possível concluir que as localidades I, II e III podem representar, respectivamente, a variação da luminosidade natural das seguintes cidades:
Leia as manchetes e notícias a seguir:
Fonte: Ana Clara Martins, para o Portal G1, em 15/12/2017. Disponível em: https://glo.bo/2BIAYUe
Com base nas decisões noticiadas nas manchetes acima e nos fusos horários brasileiros atuais, é correto afirmar que:
Analise as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Cada fuso UTM possui meridiano central com uma taxa de deformação em escala o fator K = 0,9996 para pontos sobre o meridiano central o qual recebe a designação de Ko.
( ) Para qualquer outro ponto dentro do fuso, o coeficiente de deformação linear é dado pela formulação B=cos(Φ)sen ( -λo) e K=Ko/(1-B2 )1/2.
( ) O conhecimento acerca do fuso é fundamental para o posicionamento correto das coordenadas do sistema UTM. O seu cálculo pode ser efetuado facilmente através da fórmula “Fuso = finteiro([180/π]λο ± λi)/(6+1° )”
( ) Usa-se o sinal (+) para longitudes leste de Greenwich e (-) para longitudes oeste de
Greenwich.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
Considerando os diferentes fusos horários do País, assinale a alternativa que apresenta corretamente os horários x, y e z:
( ) O Brasil, com mais de 8 milhões de km², é o quinto maior país do mundo em extensão territorial contínua.
( ) A grande extensão territorial brasileira o coloca em uma posição favorável às relações com os demais países da América do Sul.
( ) Atualmente o Brasil possui três fusos horários. Comparando os pontos extremos, quando Rio Branco (AC) assinala 10 horas, em Brasília (DF) são 11 horas e no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), 12 horas.
( ) Apesar das suas grandes dimensões, o território brasileiro apresenta uma forma irregular, pois se alarga na porção meridional e se estreita na porção setentrional.
Em virtude da sua grande extensão longitudinal (leste-oeste), o Brasil possui quatro fusos horários, todos localizados a oeste do meridiano que determina a hora oficial no mundo, o meridiano de Greenwich (longitude 0°). Por isso, todos os fusos no Brasil têm a hora atrasada em relação ao fuso de Londres. Nosso primeiro fuso corresponde ao segundo fuso a oeste do fuso londrino, o que significa duas horas a menos em relação ao fuso inicial. A hora oficial do Brasil (hora de Brasília, a capital do país) tem três horas a menos que o horário de Greenwich. Com base nessas informações e na figura abaixo assinale a alternativa INCORRETA.