Questões Militares
Sobre geografia econômica em geografia
Foram encontradas 211 questões
A análise da linha do tempo indica a dispersão espacial das atividades econômicas intensificadas após a década de 80, por meio do surgimento de novos centros regionais, com destaque para os centros urbanos não metropolitanos. A mudança evidenciada no sentido dos fluxos e na estruturação da rede urbana brasileira é resultado da:
Disponível em: Arezzo&Co e Grupo Soma: quais os efeitos práticos da fusão para a nova empresa e para os clientes | Negócios | G1 (globo.com). Acesso: 05 Fev 2024.
A estratégia empresarial realizada pelas empresas citadas é denominada
Disponível em: https://www.politize.com.br/capitalismo-o-que-e. Acesso: 13 Jan 2024
Relacione os tipos de capitalismo com suas respectivas descrições:
1. Capitalismo comercial
2. Capitalismo industrial
3. Capitalismo financeiro
4. Capitalismo informacional
( ) Fruto da globalização e dos avanços das tecnologias de comunicação, provocou a aceleração de todos os tipos de fluxos físicos ou virtuais, mudando práticas culturais e sociais.
( ) Tem como objetivo a obtenção de lucro por meio de investimentos e especulação, sendo mais monopolista que seus antecessores, integra grandes empresas, bancos e mercado de capitais, com a criação das bolsas de valores.
( ) Deu início à transição da produção manufatureira para a produção maquinofatureira, a partir das revoluções tecnológicas e políticas em meados do século XVIII, passando o poder para as mãos da burguesia, que defendia o liberalismo econômico e o estado mínimo.
( ) Considerado pré-capitalista, quando não havia industrialização, o sistema econômico estava baseado em trocas, adoção de práticas mercantilistas, regime político absolutista e controle estatal da economia, visando uma balança comercial favorável.
A relação correta, na ordem apresentada, é:
(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil. Disparidades e dinâmicas do território, 2018, p.46. Adaptado).
(Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, 2014, p.18).
Uma das vantagens do uso do IDHM em contraposição a dados de Produto Interno Bruto (PIB) é que ele
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
Em uma pesquisa sobre o aproveitamento econômico dos recursos naturais e as questões ambientais, um grupo de alunos da Escola de Sargentos das Armas levantou as seguintes informações:
“No panorama global, o Brasil se distingue pela participação muito elevada das fontes renováveis na estrutura de oferta de energia. No Brasil, as fontes renováveis representam perto de 45% do consumo total, resultantes de uma combinação de fatores naturais favoráveis e de políticas energéticas orientadas para fazer uso eficiente dessas vantagens”. (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 335-336).
A privilegiada posição brasileira descrita nas informações do texto é fruto do peso excepcional das seguintes fontes:
Com base no texto e nos conhecimentos relacionados aos espaços da globalização, julgue as asserções a seguir.
I – Entre os elementos estruturadores e os lugares estratégicos do espaço mundial da globalização está o tripé de “riqueza, poder e tecnologia”, constituído por América do Norte, União Européia e Bacia do Pacífico. II – As cidades mundiais figuram como um traço marcante da globalização. Os estudos sobre função, localização e distribuição desses centros financeiros e sedes dos escritórios centrais de corporações transnacionais ajudam a esclarecer a topologia do espaço mundial. III – “Norte” e “Sul” representam em escala mundial, o conjunto de países que desempenham funções de centro e periferia na economia global, ou ainda, o contraste entre regiões e lugares inscritos nos circuitos da globalização, de um lado, e regiões e lugares excluídos desses circuitos, de outro. IV – A economia global opera em uma rede hierárquica, assimétrica e interdependente que abrange o conjunto das regiões e países, e suas diferenciações decorrem, de forma significativa, dos papéis desempenhados pelos governos.
Estão corretas as asserções
(Adaptado de Carleial, L. O desenvolvimento regional ainda em questão. In: Randolph, R.; Siqueira, H.; Oliveira, A. (orgs.). Planejamento, políticas e experiências de desenvolvimento regional: problemáticas e desafios. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 40).
Com base no texto e nos conhecimentos de geografia econômica e regional do Brasil, assinale a alternativa correta.
(Fonte:<http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/apos-reuniao-ocupacao-do-predio-do-inss-no-centro-de-curitiba-continua-4fy22h23tbk3jhl7riwetqsop . Publicado em 15/04/2015. Acessado em 21/08/2016.)
Com base na problemática presente no texto e nos conhecimentos de geografia urbana, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma das causas das situações expostas no texto é a valorização do solo urbano, sobretudo em espaços com boa infraestrutura, que impede o acesso à moradia por parte significativa dos habitantes das cidades brasileiras.
( ) A participação da sociedade na gestão urbana é uma diretriz prevista legalmente, que pode contribuir para a gestão democrática dos municípios e diminuir os conflitos pelo direito ao uso da cidade.
( ) Segundo o Estatuto das Cidades, a regularização fundiária e a urbanização são instrumentos de política urbana considerados entraves à prevenção e resolução de problemas ambientais.
( ) O Poder Público possui mecanismos para combater a especulação imobiliária e promover a função social da propriedade, mas, nesse tema, há um descompasso entre as questões legais e a ação governamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(Weissheimer, Marco. Disponível em:<http://www.sul21.com.br/jornal/mulheres-curdas-lutam-por-democracia-confederada-e-nova-economia/> . Acessado em: 16/08/2016).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre geopolítica e conflitos territoriais mundiais, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto retrata um dos principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, que envolve um grupo étnico considerado a maior nação sem pátria do mundo.
2. Grande parte do povo curdo habita uma região montanhosa localizada dentro dos territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, mostrando que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes.
3. Apesar do conflito com o Estado Islâmico, o território curdo é reconhecido pelos Estados do Irã, Iraque e Turquia, onde a língua curda é tida como oficial.
Assinale a alternativa correta.
A Turquia é um dos mais antigos candidatos à adesão e é vista por alguns países do Ocidente como um modelo de democracia islâmica a ser seguido pelos países autoritários do Oriente Médio. No entanto, o país possui vários problemas que entravam sua entrada na União Europeia.
Nesse contexto, pode ser considerada uma barreira para a entrada do referido país no bloco europeu a(o)
A União Europeia (UE) resulta de um longo processo de integração que possui mais de meio século, apesar de ter adotado a denominação atual apenas no início da década de 1990. Ainda hoje, o bloco enfrenta desafios de toda ordem. Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:
I – A UE reluta em resolver os problemas econômicos em conjunto e, assim, enfrenta o dilema entre continuar com a unificação (com a possível inclusão de novos membros) ou reforçar as suas economias nacionais.
II – A Turquia integra uma pequena lista de candidatos que podem ingressar no bloco e expandir ainda mais as fronteiras da UE. Em função do papel que exerce na contenção de fluxos migratórios, o governo turco conta com a simpatia da maioria dos dirigentes europeus.
III – Nas últimas décadas, um dos desafios políticos e sociais enfrentados pelos países que compõem o bloco diz respeito à pressão de migrantes, vindos de países menos desenvolvidos, principalmente da África e da Ásia, ampliando a concorrência por empregos.
IV – Desde o início dos anos 1990, a adesão ao bloco tem sido condicionada ao ingresso na
OTAN; condição essa que permite, hoje, excluindo-se o caso da Suíça, todos os integrantes da UE
fazerem parte da aliança militar.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Nesse cenário e dentro desse contexto emerge a necessidade de uma nova