Questões Militares
Sobre geografia física em geografia
Foram encontradas 420 questões
ÁREA TERRITORIAL SOB RISCO DE DESLIZAMENTOS (EM %)
Fonte: Suscetibilidade e deslizamentos do Brasil, IBGE, 2019.
Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um estudo com os níveis de risco de ocorrência de deslizamentos de terra nos estados brasileiros. No gráfico, são reproduzidos dados de um recorte territorial desse estudo, abrangendo nove estados e o Distrito Federal.
Considerando as características físico-naturais desse recorte, o fator com maior peso para determinar o nível de risco nessa classificação é:
O Programa de Urbanização de Favelas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, ocupadas desordenadamente e sem infraestrutura. (...) Os objetivos são transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.
Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/habitacao/w/programas/237077
Acesso: 22 de dez. 2024.
Correlacione os temas a seguir às respectivas ações.
1. Ações sobre o relevo
2. Combate às enchentes
3. Mobilidade urbana
4. Minimização de ilhas de calor
( ) Executar obras de recuperação ambiental e paisagismo.
( ) Ampliar redes de drenagem de águas pluviais e programas de desobstrução de córregos.
( ) Realizar obras para contenção e estabilização de encostas.
( ) Construir corredores expressos e abrir vias para tráfego de ambulâncias, caminhões de lixo e veículos policiais.
A correlação correta, na ordem apresentada, é
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, 2003, p. 12. Adaptado)
O conceito que se aplica ao texto é o de
Região marcada por drenagens intermitentes sazonais extensivas, relacionadas ao ritmo desigual e pouco frequente das precipitações (entre 350 e 600 mm anuais).
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil:
potencialidades paisagísticas, 2003, p. 15. Adaptado)
Os aspectos do clima indicam condição presente na região
Consiste em área de terras drenadas por um rio e seus afluentes, formada nas regiões mais altas do relevo por divisores de água, onde as águas das chuvas ou escoam superficialmente, formando os riachos e rios, ou infiltram no solo para formação de nascentes e do lençol freático. Nestes ambientes, o ciclo hidrológico pode ser melhor percebido em área drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por um curso principal e limitada perifericamente por uma unidade topográfica mais elevada.
(RIBEIRO, W. C. Patrimônio Ambiental Brasileiro, 2003, p. 417. Adaptado)
As características do meio físico indicadas no texto apontam para o conceito de
A característica principal de superfícies cársticas é a substituição da rede de drenagem fluvial, com seus vales e canais organizados por bacias de drenagem centrípeta, que, à primeira vista, formam um quadro de drenagem caótico. Essas bacias conduzem a água superficial para sumidouros.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p. 134. Adaptado)
Associadas a essa drenagem centrípeta, aparecem feições típicas de relevos cársticos, que são
Os sistemas frontais e os anticiclones que avançam pelo sul do país conseguem deslocar-se meridionalmente e atingir baixas latitudes, ultrapassando inclusive a linha do equador.
(CAVALCANTI, I. et al. Tempo e clima no Brasil, 2009,
p. 151-52. Adaptado)
As incursões de massas polares, até baixas latitudes, incluindo a Amazônia, são localmente conhecidos como
É considerado o sistema meteorológico mais importante gerador de precipitação sobre a região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, assim como sobre as áreas continentais adjacentes.
(CAVALCANTI, I. et al. Tempo e clima no Brasil, 2009, p. 25. Adaptado)
O texto faz referência ao conceito de
Termo utilizado para definir manchas de ecossistemas típicos de outras províncias, porém, presentes no interior de um domínio de natureza totalmente diferente, como é o caso das Caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de mata atlântica.
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, 2003, p. 145. Adaptado)
O texto fornece exemplo do conceito de
Apresenta região nuclear onde predominam temperaturas médias de 24 a 27 ºC e as chuvas, em geral, superiores a 1700 mm anuais alcançando até 3500 mm em algumas áreas. Mesmo com variações regionais, é considerado o clima mais homogêneo e de ritmo anual habitual mais constante em todo o Brasil intertropical.
(AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil:
potencialidades paisagísticas, 2003, p. 67. Adaptado)
O texto apresenta elementos do meio físico característicos do domínio morfoclimático:
A compartimentação atual do relevo brasileiro tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com os processos erosivos que ocorreram principalmente no terciário e se estenderam até o quaternário, em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana.
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2019, pg. 52. Adaptado)
Nesse contexto, o relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses e que são:
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, pg. 294-295. Adaptado)
O excerto trata do
A escarpa da Serra do Mar que margeia o litoral do sudeste brasileiro apresenta altitudes médias de 800 m e alguns pontos superam os 2000 m. Essa elevação e a proximidade com o oceano, aliados aos ventos de quadrante sudeste na latitude do trópico, resultam em um importante processo para essa região.
(COUTINHO, Leopoldo Magno.
Biomas Brasileiros, 2016, pg. 50-51. Adaptado)
Esse processo ocorre, marcadamente, em toda a mata Atlântica da costa leste brasileira e é definido como:

Fonte: Karman, 2001. Carste e cavernas; paisagens subterrâneas.
Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Accao-das-correntes-deconveccao-na-propagacao-de-um-incendio-florestal_fig11_267950284. Acesso: 27 jan. 2024
Sobre o tipo de incêndio apresentado, julgue as afirmativas a seguir:
I. Em meio à vegetação, existem combustíveis florestais, caracterizados por todos os materiais vegetais que se encontram na floresta, aqueles provenientes de plantas vivas, que apresentam elevada quantidade de água ou plantas mortas, cujo teor de água é muito mais baixo.
II. A maior ou menor inclinação de uma encosta também tem influência determinante na propagação dos incêndios: maiores declividades acentuam o efeito das colunas de convecção de ar, que aquecem a vegetação acima do incêndio e aumentam a velocidade de propagação, em direção às partes mais elevadas do terreno.
III. A projeção e deslocamento de matéria inflamada é outro efeito a ter em conta na propagação de um incêndio florestal, pois este efeito é responsável pelo aparecimento de focos secundários, em locais relativamente afastados do incêndio principal, podendo afetar seriamente a segurança dos bombeiros e da população local.
Está correto o que se afirma em