Questões Militares de Geografia - Geografia Física

Foram encontradas 419 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566443 Geografia
Com a deposição de sedimentos e a perda de profundidade, a largura do rio cresce e, devido à maior irradiação do sol por área, a temperatura da água aumenta. A biodiversidade do rio é impactada com a alteração climática. A vegetação subaquática, os peixes e outros animais são afetados e podem até mesmo desaparecer.

(www.acaatinga.org.br. Adaptado.)

A transformação das condições ambientais descrita no excerto está diretamente atrelada ao processo de
Alternativas
Q2509811 Geografia
O Brasil, por possuir 92% do território na Zona intertropical do planeta, grande extensão no sentido norte-sul e litoral e com forte influência das massas de ar oceânicas, apresenta predominância de climas quentes e úmidos. Em apenas 8% do território, ao sul do trópico de Capricórnio, ocorre o clima subtropical, que apresenta maior variação térmica e estações do ano mais bem definidas. Ao analisar a atuação das massas de ar que atuam no território brasileiro, podemos afirmar que a:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Geral |
Q2509768 Geografia
O 1º Pelotão da 2ª Companhia de Fuzileiros do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha deslocar-se-á para o 72º Batalhão de Infantaria, sediado em Petrolina no estado de Pernambuco, a fim de realizar o Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga (EAOC). O referido estágio terá duração de 2 semanas. O tipo de clima predominante na região do estado de Pernambuco é o clima Tropical Semiárido, que apresenta as seguintes características:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463522 Geografia
Segundo o Manual para Formação de Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais [Lemos et al. 2010], incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem ou por causas naturais. Castro et al. [2003] identificam três fatores que influenciam no comportamento dos incêndios florestais: o tipo de combustível, o tipo de relevo e as condições meteorológicas.
Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Accao-das-correntes-deconveccao-na-propagacao-de-um-incendio-florestal_fig11_267950284. Acesso: 27 jan. 2024

Sobre o tipo de incêndio apresentado, julgue as afirmativas a seguir:

I. Em meio à vegetação, existem combustíveis florestais, caracterizados por todos os materiais vegetais que se encontram na floresta, aqueles provenientes de plantas vivas, que apresentam elevada quantidade de água ou plantas mortas, cujo teor de água é muito mais baixo.
II. A maior ou menor inclinação de uma encosta também tem influência determinante na propagação dos incêndios: maiores declividades acentuam o efeito das colunas de convecção de ar, que aquecem a vegetação acima do incêndio e aumentam a velocidade de propagação, em direção às partes mais elevadas do terreno.
III. A projeção e deslocamento de matéria inflamada é outro efeito a ter em conta na propagação de um incêndio florestal, pois este efeito é responsável pelo aparecimento de focos secundários, em locais relativamente afastados do incêndio principal, podendo afetar seriamente a segurança dos bombeiros e da população local.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2262843 Geografia
Consistem no transporte de substâncias úteis pelos agentes geológicos superficiais e da subsequente deposição mecânica (depósitos detríticos) ou da precipitação química (depósitos químicos) das substâncias transportadas em lagos, deltas, linhas de praia, planícies aluvionares, plataforma continental etc.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p.457. Adaptado)
As características indicadas correspondem a um tipo genético de depósito mineral do tipo
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: A