Questões Militares
Comentadas sobre geografia física em geografia
Foram encontradas 388 questões
(www.acaatinga.org.br. Adaptado.)
A transformação das condições ambientais descrita no excerto está diretamente atrelada ao processo de
Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Accao-das-correntes-deconveccao-na-propagacao-de-um-incendio-florestal_fig11_267950284. Acesso: 27 jan. 2024
Sobre o tipo de incêndio apresentado, julgue as afirmativas a seguir:
I. Em meio à vegetação, existem combustíveis florestais, caracterizados por todos os materiais vegetais que se encontram na floresta, aqueles provenientes de plantas vivas, que apresentam elevada quantidade de água ou plantas mortas, cujo teor de água é muito mais baixo.
II. A maior ou menor inclinação de uma encosta também tem influência determinante na propagação dos incêndios: maiores declividades acentuam o efeito das colunas de convecção de ar, que aquecem a vegetação acima do incêndio e aumentam a velocidade de propagação, em direção às partes mais elevadas do terreno.
III. A projeção e deslocamento de matéria inflamada é outro efeito a ter em conta na propagação de um incêndio florestal, pois este efeito é responsável pelo aparecimento de focos secundários, em locais relativamente afastados do incêndio principal, podendo afetar seriamente a segurança dos bombeiros e da população local.
Está correto o que se afirma em
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p.457. Adaptado)
As características indicadas correspondem a um tipo genético de depósito mineral do tipo
Observe o mapa.
(ROSS, J. L. S. (org).
Geografia do Brasil, 2019, p.109. Adaptado).
Os tipos climáticos indicados no mapa com os números 1
e 2 representam, respectivamente:
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, 2003, p.30-1. Adaptado)
O texto apresenta características da rede hidrográfica presente no Domínio Morfoclimático
A única formação que não se enquadra nesse contexto é:
“Esse solo está localizado em estados do sul do Brasil, além de unidades da federação tais como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. É um tipo de solo formado, a partir da decomposição do basalto e do diabásio, sendo fértil e muito utilizado para a agricultura no passado e no presente, com o desenvolvimento de plantios de café, trigo, soja etc.”
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/tipos-solobrasil.htm. Acesso em: 27 de novembro de 2022. (Adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o tipo de solo descrito no trecho.
I- Trata-se de massa de ar que atua ao longo do litoral brasileiro, do Nordeste até o Sul do país, sendo originária no oceano Atlântico com características quente e úmida, podendo provocar chuvas.
II- Trata-se de massa de ar que atua em todo o território brasileiro, sendo formada em áreas de altas latitudes, percorrendo áreas oceânicas. Contribui para diminuir as temperaturas no território brasileiro, causando geadas no Sudeste e o fenômeno da friagem na região Norte.
III- Trata-se de massa de ar que influencia o território brasileiro, ao deslocar calor e umidade e provocar instabilidade. Oriunda do Oeste da Amazônia, provoca chuvas nessa área no verão e outono, e pode causar chuvas em outras regiões do país.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os nomes das massas de ar com suas respectivas definições:
Observe o mapa.
(ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.) Geografia do Brasil, 2005, pg. 109)
Os números 1 e 2, indicados no mapa, representam,
respectivamente, os tipos climáticos:
(Disponível em: http://jovemexplorador.iag.usp.br)
As duas direções possíveis das brisas ocorrem devido
Considere o mapa e os textos a seguir.
Legenda:
1 Itapecuru 2 Paraguaçu 3 de Contas 4 Pardo e Jequitinhonha(IBGE)
I. O rio percorre cerca de 620 km até encontrar com as águas do Oceano Atlântico na cidade de Itacaré. Sua nascente é na Serra da Tromba na região central do estado. O baixo curso do rio atravessa a região conhecida como Costa do Cacau.
II. É o maior rio genuinamente baiano. Este rio já foi a principal via de transporte e comunicação de toda a região da bacia, incluindo o Recôncavo Baiano. Com a construção de uma barragem, responsável pelo controle de suas cheias, ganhou mais uma utilização, a de responder por parte do abastecimento de água de todo o Recôncavo, Feira de Santana e da Grande Salvador.
As descrições I e II referem-se, respectivamente, aos rios indicados pelos números
I. São as áreas mais baixas e planas do relevo onde predominam os processos de sedimentação, já que recebem sedimentos oriundos de áreas mais elevadas. II. São áreas de médias e elevadas altitudes; as superfícies são irregulares e os processos de erosão são predominantes. É a forma predominante do relevo brasileiro.
Os textos I e II definem, respectivamente