Questões Militares
Sobre geografia política em geografia
Foram encontradas 115 questões
(https://climainfo.org.br, 18.05.2023. Adaptado.)
Presente no excerto, a proposta sugerida para o contexto amazônico atual é inspirada no “Plano Marshal” adotado na Europa entre os anos 1940 e 1950, o qual
Sobre os conflitos no Oriente Médio, assinale a alternativa correta.
(VESENTINI, J. W.; VLACH, V. Geografia crítica: o espaço social e o espaço brasileiro. 30. Ed. São Paulo: Ática, 2004, v. 2, p. 2.)
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A esse respeito, associe a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre a tipologia da ação e sua característica:
COLUNA I
1. Plano Marshall.
2. Organização do Tratado do Atlântico Norte.
3. Pacto de Varsóvia.
COLUNA II
( ) Essa ação, em caráter militar, foi feita pela União Soviética e outros países socialistas, no ano de 1955. Foi uma ação que complementou o Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon), que era uma organização da área econômica dos países socialistas.
( ) Ação dos EUA para auxiliar os países europeus em suas respectivas recuperações, após a Segunda Guerra Mundial, que resultou na liberação de, aproximadamente, 12,5 bilhões de dólares, que foi investido em diferentes setores da economia dos países europeus. Os principais países atendidos foram o Reino Unido, França e Alemanha Ocidental.
( ) Ação promovida por países do bloco capitalista para o desenvolvimento de um sistema de defesa mútua contra possíveis ataques de países externos à organização. Tal organização foi criada em 1949, e existe até os dias atuais, sob coordenação dos EUA.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Em Ruanda, na década de 1990, ocorreu um intenso conflito étnico envolvendo Hutus e Tutsis, que resultou em um enorme genocídio com, aproximadamente, 800 mil pessoas mortas. No período do conflito, representantes das duas etnias tiveram que se refugiar em Uganda e na atual República Democrática do Congo.
II- No Sudão, em 2003, foi deflagado o conflito de Darfur, cujo resultado foi milhares de mortes e mais de 2,7 milhões de refugiados. Em 2008, tropas de paz da União Africana e da ONU foram deslocadas para a região de Darfur, para proteger milhões de refugiados que viviam em condições sub-humanas.
III- Primavera Árabe é o nome dado ao conjunto de levantes populares que tiveram início no Norte da África, em 2010. As primeiras manifestações ocorreram na Tunísia, objetivando a deposição de um governo ditatorial, nesse país. Posteriormente, os movimentos chegaram até Marrocos, Argélia, Egito e Líbia.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O texto remete às características do
Criada em 1989 e formada por Austrália, Brunei, Darussalam, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coreia do Sul, Tailândia, Estados Unidos da América, China, Hong Kong, Taiwan, México, Papua-Nova Guiné, Chile, Peru, Rússia e Vietnã, a função principal da ________ é promover uma área de desenvolvimento econômico e comercial entre os membros. Já a _______ é uma organização que administra os assuntos e interesses relacionados ao petróleo e sua exploração, produção e exportação/importação pelo mundo.
Emergentes puxam o crescimento econômico mundial
Crescimento econômico dos emergentes já é parecido como o que ocorria antes da crise
A expressão emergente se refere ao país que
Com base no texto e nos conhecimentos relacionados aos espaços da globalização, julgue as asserções a seguir.
I – Entre os elementos estruturadores e os lugares estratégicos do espaço mundial da globalização está o tripé de “riqueza, poder e tecnologia”, constituído por América do Norte, União Européia e Bacia do Pacífico. II – As cidades mundiais figuram como um traço marcante da globalização. Os estudos sobre função, localização e distribuição desses centros financeiros e sedes dos escritórios centrais de corporações transnacionais ajudam a esclarecer a topologia do espaço mundial. III – “Norte” e “Sul” representam em escala mundial, o conjunto de países que desempenham funções de centro e periferia na economia global, ou ainda, o contraste entre regiões e lugares inscritos nos circuitos da globalização, de um lado, e regiões e lugares excluídos desses circuitos, de outro. IV – A economia global opera em uma rede hierárquica, assimétrica e interdependente que abrange o conjunto das regiões e países, e suas diferenciações decorrem, de forma significativa, dos papéis desempenhados pelos governos.
Estão corretas as asserções
(Adaptado de Carleial, L. O desenvolvimento regional ainda em questão. In: Randolph, R.; Siqueira, H.; Oliveira, A. (orgs.). Planejamento, políticas e experiências de desenvolvimento regional: problemáticas e desafios. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 40).
Com base no texto e nos conhecimentos de geografia econômica e regional do Brasil, assinale a alternativa correta.
(Weissheimer, Marco. Disponível em:<http://www.sul21.com.br/jornal/mulheres-curdas-lutam-por-democracia-confederada-e-nova-economia/> . Acessado em: 16/08/2016).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre geopolítica e conflitos territoriais mundiais, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto retrata um dos principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, que envolve um grupo étnico considerado a maior nação sem pátria do mundo.
2. Grande parte do povo curdo habita uma região montanhosa localizada dentro dos territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, mostrando que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes.
3. Apesar do conflito com o Estado Islâmico, o território curdo é reconhecido pelos Estados do Irã, Iraque e Turquia, onde a língua curda é tida como oficial.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a “nova ordem mundial”, analise as afirmações a seguir.
I. No plano militar, a China desempenha um papel de potência regional.
II. A presença de outros polos de poder geopolítico limita a hegemonia norte-americana.
III. As rendas das exportações de combustíveis fósseis constituem um alicerce para o projeto russo de restauração de sua influência mundial.
Está correto o que se afirma em
Com a finalidade de criar uma rede continental regional de cooperação econômica, os países organizam-se em blocos econômicos. A estratégia geopolítica e geoeconômica visa aumentar a margem de autonomia dos mercados regionais. Um dos blocos mais relevantes é a ASEAN (Association of Southeast Asian Nations), englobando países com diferentes perfis de participação na economia mundial, desde a década de 1990.
Fonte: ASEAN.org.
Assinale a alternativa que contém o grupo de alguns EstadosMembro pertencentes a ASEAN.
Atualmente, o governo da Turquia está construindo um novo canal para dinamizar o fluxo de mercadorias na Eurásia: o Canal de Istambul. Leia o trecho da notícia a seguir:
“A Turquia inaugurou no sábado (26/6) as obras de construção do Canal de Istambul, uma infraestrutura de 45 quilômetros que liga artificialmente a Europa e a Ásia pela primeira vez na história e abre uma nova rota navegável entre o Mar Negro e o Mar de Mármara (...)
O governo turco defende seu projeto argumentando que servirá para aliviar o tráfego de navios no Bósforo, uma das rotas marítimas naturais mais estreitas e movimentadas do mundo.
O canal será construído a um custo de mais de US$ 8 bilhões, segundo as autoridades, e permitirá a passagem diária de 185 navios, contra 118 a 125 que cruzam o Bósforo hoje.
"O principal objetivo deste projeto é reduzir os riscos decorrentes da passagem de navios carregados com materiais perigosos pelo Bósforo", informou o Ministério dos Transportes turco em 2018, quando apresentou o traçado final do canal”.
Disponível em: Canal de Istambul, o polêmico e ambicioso projeto da Turquia para ligar Europa e Ásia - BBC News Brasil
Assinale a alternativa que se refere corretamente aos impactos do Canal de Istambul.
Assinale a opção que indica os países que anunciaram abandonar a neutralidade para ingressar na Otan, em 2022.
O mundo está cada vez mais interligado, o que contribui de modo decisivo para a criação de uma ordem econômica multilateral. Assim, o termo “multilateralismo” aplica-se a um sistema internacional, no qual diversos Estados passam a se relacionar por princípios democráticos e a considerar os interesses de cada um na tomada de decisões.
(James O. Tamdjian e Ivan L. Mendes. Geografia, 2013. Adaptado.)
Considerando o excerto, o marco que deu início à atual ordem econômica multilateral foi