Questões Militares Sobre globalização em geografia

Foram encontradas 64 questões

Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - CBM-PR - Cadete |
Q2210700 Geografia
O conceito de “cidade global” surgiu nos anos 1980 para o estudo das relações entre os processos de globalização e de urbanização. Sobre esse tema, é correto afirmar: 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2010 - PM-BA - Soldado |
Q2036033 Geografia
“A globalização implica que a produção de empresas transnacionais é para o mercado mundial, como podemos ver no caso da indústria automotiva, da aviação, do comércio na internet e da indústria de entretenimento de Hollywood. Aprodução econômica nacional de açúcar, soja, carne é destinada à exportação”, disse Luiz Alberto Padilla, ex-embaixador da Guatemala (Jornal da USP, 2019). Assinale a alternativa que indica uma característica incorreta do processo de globalização.
Alternativas
Q2030788 Geografia
A formação de mercados mundiais é uma tendência do modo de produção capitalista onde os países membros negociam entre si de forma aberta sem muitos obstáculos a entrada ou saída de produtos, garantindo assim, a livre circulação de mercadorias. Graças a essa forma de organização dos mercados mundiais algumas economias puderam se desenvolver, inclusive fazendo frente a grandes potências. Sobre alguns mercados mundiais é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029690 Geografia
Os impactos ambientais têm se agravado em função do maior desenvolvimento anárquico das forças produtivas que estruturam o modo de produção capitalista, enquanto as relações de produção são relações de domínio e submissão. É dessa relação que se constata o grau de dilapidação da capacidade produtiva da terra, com crescente degradação da natureza, determinada por um aproveitamento generalizado e mais intenso dos recursos naturais. CASSETI, Valter. Ambiente e Apropriação do relevo. Contexto: São Paulo, 1991.(Texto adaptado).
A partir da análise do texto e da literatura existente sobre o processo de apropriação da natureza, julgue os itens a seguir.
I - A crescente degradação da natureza ocorre, sobretudo, através dos processos de industrialização e de agricultura predatória que se aperfeiçoam com a revolução tecnológica e científica, o que leva à produção em massa, exigindo assim, mais exploração dos recursos naturais. II - O trecho “as relações de produção são relações de domínio e submissão”, refere-se à lógica do mercado em desenvolver alto grau tecnológico para produzir bens que tornem a sociedade submissa ao consumo e dominada pela mídia que a leva a criar hábitos de comprar.
III - Catástrofes ambientais como: chuvas ácidas, abalos sísmicos e erupções vulcânicas são conseqüências do grau de dilapidação da capacidade produtiva da terra em detrimento de uma forma correta de apropriação da natureza. IV - As relações de produção no espaço urbano provocam intensas transformações ambientais nas grandes cidades, entre as quais encontra-se a desorganização do mecanismo climático, expressa por fenômenos como a inversão térmica e a formação de ilhas de calor.
Entre as afirmativas corretas, encontram-se,
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029689 Geografia
O conceito de uma economia global regionalizada não representa nenhuma contradição de termos. Há, de fato, uma economia global porque os agentes econômicos operam em uma rede global de interação que transcende as fronteiras nacionais e geográficas. Mas essa economia é diferenciada pelas políticas, e os governos nacionais desempenham um papel muito importante nos processos econômicos. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p.119.
Com base no texto e nos conhecimentos relacionados aos espaços da globalização, julgue as asserções a seguir.
I – Entre os elementos estruturadores e os lugares estratégicos do espaço mundial da globalização está o tripé de “riqueza, poder e tecnologia”, constituído por América do Norte, União Européia e Bacia do Pacífico. II – As cidades mundiais figuram como um traço marcante da globalização. Os estudos sobre função, localização e distribuição desses centros financeiros e sedes dos escritórios centrais de corporações transnacionais ajudam a esclarecer a topologia do espaço mundial. III – “Norte” e “Sul” representam em escala mundial, o conjunto de países que desempenham funções de centro e periferia na economia global, ou ainda, o contraste entre regiões e lugares inscritos nos circuitos da globalização, de um lado, e regiões e lugares excluídos desses circuitos, de outro. IV – A economia global opera em uma rede hierárquica, assimétrica e interdependente que abrange o conjunto das regiões e países, e suas diferenciações decorrem, de forma significativa, dos papéis desempenhados pelos governos.
Estão corretas as asserções 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015258 Geografia

Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% […]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos.

(Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Disponível em<https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologico> . Olivier de Schutter: “La agroecología y el derecho a la alimentación”, relatório apresentado no Conselho de Direitos Humanos, 8 de mar. 2011.)


Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015252 Geografia
Sobre o conceito de fronteira e sua problemática no contexto brasileiro e sul-americano, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2022 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar |
Q1963684 Geografia
Globalização é o processo por meio do qual as diferentes partes do mundo estão mais conectadas. Num mundo globalizado, pessoas, bens e informações passaram a se deslocar com mais facilidade. À medida que os deslocamentos se tornaram mais rápidos, graças aos avanços dos transportes e das tecnologias da informação, as distâncias entre os mais diversos pontos do globo parecem ter ficado cada vez menores.
Sobre o processo de globalização, analise as afirmativas a seguir.
I. Do ponto de vista econômico-financeiro, as empresas transnacionais integraram os mercados em um mundo sem fronteiras, em que as barreiras que dificultavam as trocas comerciais e os fluxos dos investimentos desapareceram.
II. Do ponto de vista cultural, as empresas transnacionais promoveram a circulação de ideias, costumes e valores, o que está levando a uma homogeneização cultural tendo como referência os padrões ocidentais.
III. Do ponto de vista ambiental, as empresas transnacionais, para aumentar seus lucros, transferiram etapas da cadeia produtiva para países em que as regras ambientais eram mais frouxas, porque investiriam menos em equipamentos de controle de poluentes.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete |
Q1901553 Geografia
O conceito de “cidade global” surgiu nos anos 1980 para o estudo das relações entre os processos de globalização e de urbanização. Sobre esse tema, é correto afirmar:
Alternativas
Q1872910 Geografia

“O coronavírus é um fenômeno mundial e atua como agente que contamina o conjunto do sistema, e se transmite com muita eficiência e com uma taxa e crescimento exponencial. O que inicialmente foi uma epidemia localizada na região de Wuhan, China, progressivamente se expandiu e se converteu em pandemia de difícil controle para os sistemas nacionais de saúde púbica.

O lugar de origem do vírus diz muito sobre a globalização: uma sociedade onde convivem a maior dinâmica econômica do planeta e práticas tradicionais das populações em seu relacionamento com os bosques e espécies silvestres; mercados onde essas espécies são vendidas, situados em cidades com milhões de habitantes e interconectadas com o planeta.

[...]

O vírus demorou a chegar à América Latina. Enquanto o foco da infecção estava na China, não apareceram casos na região. A situação mudou quando o vírus se ativou nos países europeus, com os quais a região mantém intenso intercâmbio. A multiplicação acelerada de casos confirmados forçou a implementação progressiva de medidas de restrição à entrada de pessoas vindas do exterior, e de reclusão domiciliar para segmentos importantes da população.”

Fonte ECHEVERRÍA, Julio. O coronavírus e a globalização.

Folha de São Paulo. 1 de abril de 2020. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/o-coronavirus

-e-a-globalizacao.shtml


Sobre a relação entre a pandemia de Covid19 e o processo de globalização, é CORRETO afirmar que 

Alternativas
Q1814825 Geografia

O Brasil é, na contemporaneidade, um dos países emergentes que integram a semi-periferia do sistema mundial. Nessa perspectiva, ele se encontra envolvido em questões e disputas com forte viés econômico, político e cultural, que sucedem, em escala, a antiga disputa geopolítica da Guerra Fria. Considerando esse assunto, julgue o item seguinte, relativo à nova ordem mundial e à regionalização do espaço mundial. 

Com a globalização, o sistema financeiro global passa a ter um peso cada vez maior na economia e na vida cotidiana, sendo o Brasil um dos países onde a financeirização da economia é cada vez mais intensa. 

Alternativas
Q1806336 Geografia
    As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.

Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).

A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.
A China ultrapassou os Estados Unidos da América no que tange às exportações mundiais, o que se deve, principalmente, à massiva diversificação das fontes de energia limpa usadas na produção chinesa.
Alternativas
Q1806335 Geografia
    As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.

Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).

A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.
Comparado ao século passado, o contexto atual da geopolítica mundial tem menos conflitos bélicos, mas outras contendas se intensificaram em estratégias de guerras comerciais e de informação, sendo um dos exemplos estratégicos dessa discórdia a constante tentativa de ataques virtuais a dados relacionados a empresas e governos.
Alternativas
Q1806334 Geografia
    As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.

Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).

A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.
Apesar do desenvolvimento tecnológico e informacional, a globalização enfrenta problemas como a exploração, por empresas de países desenvolvidos, da matéria-prima e da mão de obra barata em países mais pobres.
Alternativas
Q1806333 Geografia
    As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.

Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).

A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.
A nova divisão do trabalho diferencia-se da anterior por ter como pressupostos a formação de grandes corporações no mercado mundial, a produção de tecnologia de ponta concentrada nos países desenvolvidos e a exigência de mão de obra cada vez mais qualificada.
Alternativas
Q1806332 Geografia
    As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.

Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).

A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.
A mundialização do capital, no contexto da globalização, amenizou uma série de problemas dos países em desenvolvimento, como, por exemplo, o mercado de trabalho, que foi assimilado pela imigração para os países desenvolvidos.
Alternativas
Q1773726 Geografia
Os objetos de conhecimento que preconizam discutir o tema da “Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização”, segundo a Base Nacional Comum Curricular do curso de Geografia, devem ser apresentados em qual ano escolar?
Alternativas
Q1675675 Geografia
“É evidente que, devido à complexidade do fenômeno do narcotráfico na era da globalização, suas dimensões são enormes. Difícil quantificar todo seu impacto já que as estimativas arrogam cifras dramáticas relativas ao crescimento dessa indústria das drogas que tende a aumentar e diversificar-se. Por sua vez, as drogas, da perspectiva de uma grande atividade econômica em desenvolvimento, também crescem como uma das atividades mais rentáveis e eficientes da indústria moderna em todo o mundo globalizado. [...] A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a estimar que a indústria das drogas gera um movimento de capital em torno de 400 bilhões de dólares anuais, cifra equivalente a cerca do dobro da renda da indústria farmacêutica mundial [...].”
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73291999000200006>. Acesso em: 28 ago. 2020 (Adaptação).
O narcotráfico, uma nova forma de tensão na era da globalização, não constitui
Alternativas
Q1664142 Geografia
    A partir da década de 1970, vivenciou-se uma avalanche de inovações tecnológicas, as quais foram transformadas em bases de consumo e de produção, fato que revela os maciços investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas feitas então pelo Estado e pelas grandes empresas privadas, sobretudo nos países desenvolvidos. 
O texto acima faz referência:
Alternativas
Q1662009 Geografia

“A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional. Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing” (GUIMARÃES et al., 2007).


Como esses centros urbanos são denominados?

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: B
5: E
6: C
7: E
8: E
9: A
10: C
11: C
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E
17: E
18: C
19: A
20: C