Questões Militares
Sobre impactos e soluções no meio urbano em geografia
Foram encontradas 21 questões
Sobre ela é correto afirmar, exceto:
I. A região é a mais populosa e industrializada do país. Nela estão situadas as duas maiores metrópoles brasileiras. II. A região é motivo de preocupação não só para o país como para várias organizações ambientalistas internacionais que lutam para preservar sua natureza e sua rica biodiversidade. III. A região apresenta grandes problemas sociais e é considerada a principal área de migração do país. Milhares de seus habitantes migram buscando melhores condições de vida.
Os textos I, II e III destacam, respectivamente, características das regiões do mapa indicadas pelos números
A partir da análise do texto e da literatura existente sobre o processo de apropriação da natureza, julgue os itens a seguir.
I - A crescente degradação da natureza ocorre, sobretudo, através dos processos de industrialização e de agricultura predatória que se aperfeiçoam com a revolução tecnológica e científica, o que leva à produção em massa, exigindo assim, mais exploração dos recursos naturais. II - O trecho “as relações de produção são relações de domínio e submissão”, refere-se à lógica do mercado em desenvolver alto grau tecnológico para produzir bens que tornem a sociedade submissa ao consumo e dominada pela mídia que a leva a criar hábitos de comprar.
III - Catástrofes ambientais como: chuvas ácidas, abalos sísmicos e erupções vulcânicas são conseqüências do grau de dilapidação da capacidade produtiva da terra em detrimento de uma forma correta de apropriação da natureza. IV - As relações de produção no espaço urbano provocam intensas transformações ambientais nas grandes cidades, entre as quais encontra-se a desorganização do mecanismo climático, expressa por fenômenos como a inversão térmica e a formação de ilhas de calor.
Entre as afirmativas corretas, encontram-se,
(Mendonça, F.; Danni-Oliveira, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007).
Sobre o El Niño e a dinâmica climática global, é correto afirmar:
Bombeiros socorrem e apoiam moradores de Imperatriz e outras cidades prejudicadas pelas chuvas
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão com equipes espalhadas em diversos pontos do Maranhão para fazer o trabalho de prevenção e o de emergência por causa das mais fortes chuvas das últimas décadas no Estado. Entre as cidades atendidas, está Imperatriz, que teve vários pontos de alagamentos. Alguns dos bairros mais prejudicados são o Parque Alvorada 1 e 2.
Disponível em: https://www.ma.gov.br/
agenciadenoticias/?p=245822. Acesso em: 21 ago. 2021.
As chuvas intensas possuem forte relação com os alagamentos porque mesmo sendo rápidas, sua intensidade não permite que o volume precipitado escoe a tempo de não represar as águas nos pontos de estrangulamento. A enxurrada, por outro lado, carrega consigo o lixo jogado em ruas e encostas, reduzindo ou obstruindo os canos da drenagem pluvial, quando existem.
Esse problema afeta muitas áreas urbanas ao redor do globo em função do processo de urbanização, uma vez que este é responsável por
I. estabelece(m)-se sobre áreas urbanizadas, causando elevação de temperatura e desconforto térmico; II. responsável(is) pelo agravamento da poluição atmosférica em virtude do papel de bloqueio que exerce(m); III. leva(m) ao colapso a rede de escoamento, produzindo extravasamento e danos em áreas extensas.
(José Bueno Conti e Sueli Ângelo Furlan. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. IN: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil, 2001, p. 86-87. Adaptado)
Os conceitos apresentados nos itens I, II e III representam sequencialmente:
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.
Como as plantas realizam a fotossíntese, essencial para a
absorção de gás carbônico atmosférico, as consequências das
mudanças do clima, como o calor, são mais intensas nas
áreas urbanas, porque há menos áreas arborizadas dentro das
cidades, em comparação com as áreas rurais.
Um fenômeno inusitado surpreendeu os paulistanos, na tarde de 19 de agosto de 2019. Mesmo com os relógios marcando 16 horas, o céu da capital paulista estava encoberto por nuvens e o "dia virou noite".
Folha de São Paulo. 20/08/2019.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente as causas desse fenômeno.
A exploração intensiva dos aquíferos está associada
O texto descreve a ocorrência
Assinale a afirmativa que identifica corretamente as causas desse fenômeno.
No estado de São Paulo, cerca de 70% dos núcleos urbanos são abastecidos total ou parcialmente por águas provenientes de aquíferos, totalizando 34% da população do estado. Quando a exploração supera a recarga por períodos prolongados ocorre a superexploração, ou seja, a retirada de água é superior à sua capacidade de recarga.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. Adaptado)
A exploração intensiva dos aquíferos está associada
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A conjunção entre ausência de políticas públicas de habitação para a população de baixa renda, urbanização acelerada e concentrada e processo de segregação socioespacial agrava os riscos ambientais urbanos nas metrópoles brasileiras.
II. A falta de fiscalização por parte do poder público contribui para a multiplicação de práticas como o parcelamento irregular da terra urbana, o que tem reflexos no aumento de pontos do tecido urbano sujeitos a riscos ambientais graves.
III. No que diz respeito aos riscos ambientais urbanos, os processos de periferização e favelização são complementares e favorecem a ocorrência de deslizamentos, surtos de doenças e vítimas fatais.
IV. Segundo o texto, o aumento do valor dos terrenos periféricos seria uma solução para a questão habitacional nas metrópoles, pois inibiria a expansão desordenada fazendo com que a população de baixa renda deixasse de ocupar áreas propensas a riscos ambientais.
Assinale a alternativa correta.
As cidades brasileiras cresceram e com elas também cresceram os problemas sociais e ambientais. Tais problemas implicam no comprometimento dos recursos naturais das cidades e se associam à precarização da qualidade de vida das populações urbanas. Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as assertivas seguintes:
I) Chuva ácida é a retenção da radiação infravermelha nas baixas camadas da atmosfera, resultando na elevação da temperatura da superfície terrestre.
II) A inversão térmica é decorrente da concentração, na atmosfera, de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, liberados na combustão de petróleo e carvão mineral.
III) A ilha urbana de calor é o nome dado a uma área da cidade que apresenta temperaturas mais elevadas do que o seu entorno, sendo frequente em grandes áreas metropolitanas.
IV) Poluição, em geral, é toda e qualquer forma de degradação física ou química de um ambiente.
Considera-se que:
"Em todas as partes do mundo, a propaganda nos incentiva a adquirir novos produtos, a substituir os mais antigos pelos mais novos. Os objetos que têm uma durabilidade menor são substituídos rapidamente por outros. Alguns produtos são fabricados para serem utilizados uma única vez (copos descartáveis, fraldas, guardanapos e lenços de papel), o que acaba gerando muitas toneladas de lixo."
Novo passaporte para Geografia/Cláudia Magalhães...[et al.] . 2. Ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2009, pg.32
Há muita discussão sobre a questão ambiental, principalmente quando envolve a chamada ação antrópica e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I - A maior parte do lixo no Brasil é depositada em lixões a céu aberto, trazendo sérios riscos à saúde humana. Por serem focos de doenças, os mesmos representam um dos mais graves problemas ambientais.
II - dentre outros fatores, a reciclagem poupa energia e até água, como o observado no caso das latinhas de alumínio, o que contribui na redução de subprodutos que causam contaminação ao meio ambiente.
III- A preciclagem é muito importante nessa questão, pois significa que o consumidor deve pensar antes de comprar, ou seja, levar em consideração o resíduo que será gerado, evitando produtos que produzam muitos resíduos.
IV - Os aterros sanitários são bons exemplos de sustentabilidade ambiental, uma vez que os resíduos resultantes de sua decomposição, conhecidos como chorume, favorecem a vida microbiana do subsolo e ajudam a purificar o lençol freático.
Assinale a opção correta.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que o fenômeno retratado nessa figura é
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que as queimadas no Brasil, no período considerado,