Questões Militares
Sobre industrialização em geografia
Foram encontradas 97 questões
“Um dos segredos do sucesso do Japão no século XX foi a adoção de uma nova forma de organização [da produção], criada pela indústria automobilística japonesa com o objetivo de reduzir custos e otimizar a produção. [Tal processo] se baseia na aquisição de matérias-primas de acordo com a [necessidade] de produção, criando um sistema de estoque mínimo, [diminuindo] custos de produção desde o início. O processo começa com o levantamento das encomendas finais; com base nele, faz-se o pedido de peças, que são entregues por empresas subcontratadas, no sistema [de hora certo]. Assim, no interior da fábrica, as funções de determinada etapa ficam a cargo de um grupo de operários e não somente de um trabalhador”.
Fonte: BALDRAIA, André. Ser protagonista: geografia. São Paulo. Edições SM. 2018. p. 119 (adaptado).
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o trecho apresentado.
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
Em uma palestra sobre as atividades industriais na Amazônia, um grupo de militares recebeu a seguinte informação:
“A indústria apareceu na Amazônia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir de incentivos federais ou para explorar recursos minerais. A Zona Franca nasceu em 1967, sob a supervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e tornou-se o mais importante enclave industrial da região”. (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 310).
A instalação da Zona Franca em Manaus teve como principal meta:
Tomando como referência o texto acima e os conhecimentos geográficos referentes ao processo de reestruturação industrial e o emprego no Brasil, julgue os itens seguintes.
I – A reestruturação produtiva que atingiu o mundo no final do século XX trouxe profundas transformações ao parque industrial brasileiro, que passou a apresentar ganhos significativos no emprego industrial e na renda do trabalhador. II – Na atualidade, a radiografia da indústria no Brasil apresenta uma forte tendência à dispersão territorial. De um lado, os setores industriais intensivos em mãode-obra, tais como a indústria têxtil e de calçados, tendem a se desconcentrar para o Nordeste; de outro lado, os setores intensivos em tecnologia e com predomínio de capital transnacional tendem a se concentrar no Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo. III – Paralelamente à diminuição dos postos de trabalho na indústria, no Brasil tem-se também uma depreciação na remuneração do trabalhador. Nas regiões metropolitanas brasileiras a proporção de trabalhadores recebendo até 3 salários mínimos aumentou em detrimento da expansão das remunerações situadas na faixa superior. IV - Uma novidade nessa geografia da indústria no Brasil é o rompimento do padrão metrópole e indústria, tão característico do século XX, que se altera pela localização da atividade industrial mais nos municípios próximos ao centro metropolitano do que nele em si. Excetuando-se o caso de São Paulo que apresenta grande extensão da atividade industrial.
Entre os itens corretos, incluem-se,
![8.png (319×269)](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/43564/8.png)
Com base na tabela e nos conhecimentos de Geografia Industrial, assinale a alternativa correta.
Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% […]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos.
(Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Disponível em<https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologico> . Olivier de Schutter: “La agroecología y el derecho a la alimentación”, relatório apresentado no Conselho de Direitos Humanos, 8 de mar. 2011.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta.
Sobre o processo de industrialização do estado de São Paulo, analise as informações a seguir.
I. A cidade de São Paulo se transformou no principal polo industrial do país na primeira metade do século XX.
II. A indústria automobilística se manteve concentrada na capital do estado até a primeira década do século XXI.
III. A descentralização industrial seguiu os eixos rodoviários que ligam a Grande São Paulo às cidades médias do interior.
Está correto o que se afirma em
Sob os aspectos técnicos e econômicos as indústrias podem ser classificadas em diferentes ramos. O ramo que trabalha com os produtos obtidos diretamente da natureza é classificado como
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: EDUSP, 2019. p. 361)
(TERRA, Lígia et alii. Conexões – Estudos de Geografia Geral e do Brasil. Ed. Moderna. São Paulo. 2010.)
Sobre as medidas que permitiram a instalação de um enclave industrial em Manaus, analise as afirmativas a seguir.
I. A isenção das taxas de importação sobre máquinas e matérias primas necessárias à produção industrial.
II. A cobrança dos impostos de exportação sobre os produtos da Zona Franca destinados aos mercados de consumo do Centro-Sul do país.
III. As vantagens decorrentes dos incentivos fiscais, como a isenção de impostos, para a instalação das unidades produtivas no polo industrial.
Está correto o que se afirma em
Sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pelos complexos agroindustriais (CAI), assinale a afirmativa incorreta.
Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016, pg. 141-144.
A industrialização brasileira tomou corpo a partir dos anos 1930. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre o processo de industrialização brasileiro.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/79086/883c65e8e190d32b446b.png)
Considerando o gráfico, historicamente, o maior grau de mobilidade socioeconômica se verificou no seguinte tipo de sociedade:
A Coreia do Sul faz parte do grupo dos “NICs”, sigla em inglês que representa os países de industrialização recente. Podemos destacar, como fundamentais para o processo de industrialização desse país, os seguintes fatores:
I – Existência de abundantes recursos minerais metálicos e fósseis, que garantiram o indispensável suprimento de energia e os insumos necessários à indústria de base.
II – Maciços investimentos na educação e na melhoria da infraestrutura de transporte e de energia.
III – Concessão de incentivos à exportação, tais como redução de impostos e controle da política cambial.
IV – Grandes estímulos ao consumo interno, via expansão de crédito subsidiado às famílias, com o objetivo de expandir o mercado doméstico.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
(“Mercado da moda se articula e traça metas para nova revolução industrial”. Folha de S. Paulo, 07/05/2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1881838-vigiar-e-consumir.shtml>. Acesso em 25 julho 2017.)
Sobre o futuro da indústria de confecção, afirma-se nesse texto que estaria em curso um novo modelo produtivo, baseado nas novas tecnologias de informação e comunicação. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A terciarização é uma das principais características dessa nova revolução industrial.
2. “Menos pessoas e mais programas de computador e máquinas automatizadas” são características da terceira revolução industrial, cuja emergência se deu no final do século XX.
3. Entre os principais elementos responsáveis pelas intensas transformações desse novo modelo produtivo, estão os adventos do petróleo, da energia elétrica, do alumínio e do telefone.
4. Flexibilização, toyotismo, pós-fordismo, robótica e cibernética são alguns dos principais conceitos associados a esse momento histórico da nova revolução industrial.
Assinale a alternativa correta.