Questões Militares
Comentadas sobre meio ambiente na geografia em geografia
Foram encontradas 138 questões
Disponível em: Diferença de temperatura entre bairros do Rio é de mais de 10 graus - Jornal O Globo. Acesso: 30 Jan. 2024
A diferença espacial entre as amplitudes térmicas registradas no texto pode ser minimizada pelo seguinte tipo de intervenção:

Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, foi mais uma localidade bastante afetada pela chuva que caiu em todo o estado na tarde de sexta-feira, 04/02/2024 Quem precisou sair de casa para trabalhar ou ir na rua teve muita dificuldade.
Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/ghtml Acesso: 06 Fev. 2024
Avalie, assinalando Sim (S) ou Não (N), se o impacto ambiental apresentado no texto e na foto, além de aumentar a responsabilidade dos profissionais do corpo de bombeiros, é reforçado pelos seguintes motivos:
( ) assoreamento da calha dos rios.
( ) coleta de lixo domiciliar deficiente.
( ) elevada permeabilização do solo urbano.
As afirmativas são, respectivamente,
Disponível em: https://prefeitura.rio/defesa-civil/cidade-do-rio-tem-sistema-desirenes-com-equipamentos-instalados-em-103-comunidades-cariocas/. Acesso: 29 Jan. 2024.
Avalie se o sistema desenvolvido pelo órgão público em questão tem por objetivo possibilitar que as comunidades vulneráveis, em tempo hábil, possam se proteger de:
I. intensa pluviosidade e ventos fortes em grande escala;
II. desmoronamentos de encosta e movimentos de massa;
III. transbordamento de rios e enchentes que espalham doenças.
Está correto o que se afirma em
Esse fenômeno é conhecido como
Observe a imagem a seguir:
(Adaptado de CRISTOPHERSON, R.W.; BIRKELAND, G.H. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017. p. 115.)
A imagem evidencia a ação da continentalidade e da maritimidade sobre os climas a partir das diferenças na absorção e liberação
de calor entre terra e água. A ação combinada da continentalidade e da maritimidade origina os seguintes fenômenos climáticos:
Observe a imagem a seguir:
(Adaptado de CRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 9ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2017. p. 339.)
O processo ilustrado corresponde:

Cartunista: Guabiras.

A correlação entre as charges apresenta
Adaptado de: MOREIRA; João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização: ensino médio. 3. ed. --São Paulo: Scipione, 2016.
Considerando as informações contidas no excerto e as possibilidades de evitar as voçorocas ou controlá-las, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Uma das ações pode ser o desvio do fluxo de água, porém, se a topografia do relevo não permitir esse desvio, pode-se conter ou limitar a velocidade e o volume de água que escoa sobre o sulco. ( ) Em casos em que a declividade das paredes do sulco não for muito acentuada, uma opção é o plantio de grama. ( ) A construção de taludes, ou seja, degraus, é uma alternativa muito utilizada nas rodovias brasileiras. ( ) Outro recurso utilizado é a construção de uma barragem, com o consequente represamento da água que escoa tanto pela superfície quanto pelo subsolo.
Sobre ela é correto afirmar, exceto:

I. A região é a mais populosa e industrializada do país. Nela estão situadas as duas maiores metrópoles brasileiras. II. A região é motivo de preocupação não só para o país como para várias organizações ambientalistas internacionais que lutam para preservar sua natureza e sua rica biodiversidade. III. A região apresenta grandes problemas sociais e é considerada a principal área de migração do país. Milhares de seus habitantes migram buscando melhores condições de vida.
Os textos I, II e III destacam, respectivamente, características das regiões do mapa indicadas pelos números
O texto acima destaca os novos fronts agrícolas do Brasil. A partir dele e dos conhecimentos geográficos relacionados à expansão do agronegócio, principalmente da soja, no CentroOeste e Norte do território brasileiro, julgue as asserções a seguir.
I - Dentre as características principais da produção de soja nesses novos fronts agrícolas, pode-se destacar: tamanho médio das unidades produtivas maior que no Rio Grande do Sul e Paraná; grande apoio tecnológico, com desenvolvimento de variedades de soja adaptadas a latitudes mais baixas; menor presença de cooperativas; topografia com relevo plano, propícia à mecanização; II – A combinação de características naturais e geoeconômicas, juntamente com preços favoráveis no mercado internacional, fez dessas novas áreas agrícolas verdadeiros enclaves de modernização, modificando substancialmente a paisagem do Cerrado e promovendo danos ambientais; III – A crescente utilização da hidrovia Madeira Amazonas, ligando Porto Velho (RO) aos portos fluviais de Itacoatiara (AM) e Santarém (PA), principalmente pelo grupo Maggi, tem contribuído para reverter a matriz do transporte da soja que estava fortemente baseada no modal rodoviário; IV – Diferente da produção do Rio Grande do Sul e do Paraná, a produção da soja nesses novos fronts apresenta um aumento significativo do trabalho manual do campo, um baixo investimento em tecnologia e a forte dependência de pesquisa externa.
Estão corretas
A partir da análise do texto e da literatura existente sobre o processo de apropriação da natureza, julgue os itens a seguir.
I - A crescente degradação da natureza ocorre, sobretudo, através dos processos de industrialização e de agricultura predatória que se aperfeiçoam com a revolução tecnológica e científica, o que leva à produção em massa, exigindo assim, mais exploração dos recursos naturais. II - O trecho “as relações de produção são relações de domínio e submissão”, refere-se à lógica do mercado em desenvolver alto grau tecnológico para produzir bens que tornem a sociedade submissa ao consumo e dominada pela mídia que a leva a criar hábitos de comprar.
III - Catástrofes ambientais como: chuvas ácidas, abalos sísmicos e erupções vulcânicas são conseqüências do grau de dilapidação da capacidade produtiva da terra em detrimento de uma forma correta de apropriação da natureza. IV - As relações de produção no espaço urbano provocam intensas transformações ambientais nas grandes cidades, entre as quais encontra-se a desorganização do mecanismo climático, expressa por fenômenos como a inversão térmica e a formação de ilhas de calor.
Entre as afirmativas corretas, encontram-se,
(Mendonça, F.; Danni-Oliveira, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007).
Sobre o El Niño e a dinâmica climática global, é correto afirmar:
Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% […]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos.
(Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Disponível em<https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologico> . Olivier de Schutter: “La agroecología y el derecho a la alimentación”, relatório apresentado no Conselho de Direitos Humanos, 8 de mar. 2011.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta.
Sobre os impactos ambientais do “garimpo”, assinale a afirmativa incorreta.
(BERMANN, Célio. Impasses e controvérsias da hidroeletricidade. Estudos Avançados: Energia. São Paulo. 2007.)
As afirmativas a seguir apresentam problemas ambientais em usinas hidrelétricas, à exceção de uma. Assinale-a.