Questões Militares
Comentadas sobre produção e consumo mundial em geografia
Foram encontradas 6 questões
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) havia sido formada em uma Conferência em Bagdá, em 14 de novembro de 1960. E era formada por 12 países: sete árabes, mais o Irã, além da Venezuela, Indonésia, Nigéria e Equador. A OPEP foi organizada para resistir ao controle dos preços praticados por empresas privadas inglesas, americanas, francesas e holandesas (British Petroleum, Exxom, Shell, Texaco, Chevron).
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo.
O século estilhaçado. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro:
Editora PUC Rio, 2014. p. 210.
Com a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, seus organizadores pretendiam
O mundo moderno é um voraz consumidor de energia. Atender a essa demanda, pressionada cada vez mais pelas economias emergentes, bem como observar as exigências de um mercado balizado pelo paradigma da eficiência, são desafios incontornáveis. Sobre as características e a participação das diversas fontes de energia, considere as seguintes afirmativas:
I – O drástico aumento do preço do petróleo causado pelas crises internacionais de 1973 e 1979/1980 teve um duplo efeito: viabilizou sua extração em locais de difícil acesso (Sibéria, Alasca e plataformas continentais) e estimulou a pesquisa de fontes alternativas.
II – Impulsionado pelas políticas de redução das emissões de CO2 adotadas pela China, o gás natural já é, desde 2010, a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo.
III – Fontes de energia como o etanol e o biodiesel despontam atualmente como excelentes alternativas, pois apresentam os seguintes benefícios: poluem menos que os combustíveis fósseis, geram vários empregos no campo e dinamizam a economia por conta do seu efeito multiplicador.
IV – Isenta de impactos ambientais, a energia eólica vem conquistando cada vez mais espaço na matriz energética de países como China, EUA, Alemanha, Espanha e Índia.
V – Países como França, Ucrânia, Japão e Coreia do Sul continuam a ter nas usinas nucleares uma importante fonte energia, mesmo com problemas relacionados à destinação dos seus rejeitos, à pressão da opinião pública e aos altos custos de construção e manutenção.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Analise o mapa para responder à questão.
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre o uso e a apropriação dos recursos naturais permitem afirmar que
A primeira década do século XXI revela um Brasil que desfruta, do ponto de vista energético, de recursos privilegiados entre as demais nações do mundo. No tocante ao petróleo, o país alcançou a auto-suficiência, além de dispor de reservas crescentes e domínio tecnológico em exploração em águas profundas. A predominância hidrelétrica e a existência de um vasto potencial de base hidráulica, cujo aproveitamento conta com tecnologia inteiramente dominada no país, fazem que o sistema gerador brasileiro seja muito diferenciado frente aos sistemas dos demais países. O Brasil desenvolveu um programa de produção de álcool combustível, assim como uma solução inovadora de uso misto, álcool/gasolina, que serve de referência mundial, e não só detém, ainda, a terceira maior jazida mundial de urânio, mas também faz parte do seleto grupo de nações que dominam a tecnologia de enriquecimento desse mineral.
Adriano Pires, Eloi Fernández e Julio Bueno. Política energética para o Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 15 (com adaptações).
Apesar de haver fontes nacionais diversificadas de energia, o domínio tecnológico, no campo energético, ainda é diminuto no Brasil.