Questões Militares
Sobre relevo em geografia
Foram encontradas 90 questões
ÁREA TERRITORIAL SOB RISCO DE DESLIZAMENTOS (EM %)
Fonte: Suscetibilidade e deslizamentos do Brasil, IBGE, 2019.
Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um estudo com os níveis de risco de ocorrência de deslizamentos de terra nos estados brasileiros. No gráfico, são reproduzidos dados de um recorte territorial desse estudo, abrangendo nove estados e o Distrito Federal.
Considerando as características físico-naturais desse recorte, o fator com maior peso para determinar o nível de risco nessa classificação é:
O Programa de Urbanização de Favelas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, ocupadas desordenadamente e sem infraestrutura. (...) Os objetivos são transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.
Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/habitacao/w/programas/237077
Acesso: 22 de dez. 2024.
Correlacione os temas a seguir às respectivas ações.
1. Ações sobre o relevo
2. Combate às enchentes
3. Mobilidade urbana
4. Minimização de ilhas de calor
( ) Executar obras de recuperação ambiental e paisagismo.
( ) Ampliar redes de drenagem de águas pluviais e programas de desobstrução de córregos.
( ) Realizar obras para contenção e estabilização de encostas.
( ) Construir corredores expressos e abrir vias para tráfego de ambulâncias, caminhões de lixo e veículos policiais.
A correlação correta, na ordem apresentada, é
Observe o perfil topográfico no sentido leste-oeste.
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2019, p. 63. Adaptado)
Os elementos do relevo apresentados no perfil topográfico permitem identificá-lo como sendo entre as regiões
A característica principal de superfícies cársticas é a substituição da rede de drenagem fluvial, com seus vales e canais organizados por bacias de drenagem centrípeta, que, à primeira vista, formam um quadro de drenagem caótico. Essas bacias conduzem a água superficial para sumidouros.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p. 134. Adaptado)
Associadas a essa drenagem centrípeta, aparecem feições típicas de relevos cársticos, que são
A compartimentação atual do relevo brasileiro tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com os processos erosivos que ocorreram principalmente no terciário e se estenderam até o quaternário, em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana.
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2019, pg. 52. Adaptado)
Nesse contexto, o relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses e que são:
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, pg. 294-295. Adaptado)
O excerto trata do
A escarpa da Serra do Mar que margeia o litoral do sudeste brasileiro apresenta altitudes médias de 800 m e alguns pontos superam os 2000 m. Essa elevação e a proximidade com o oceano, aliados aos ventos de quadrante sudeste na latitude do trópico, resultam em um importante processo para essa região.
(COUTINHO, Leopoldo Magno.
Biomas Brasileiros, 2016, pg. 50-51. Adaptado)
Esse processo ocorre, marcadamente, em toda a mata Atlântica da costa leste brasileira e é definido como:

Fonte: Karman, 2001. Carste e cavernas; paisagens subterrâneas.
I. São as áreas mais baixas e planas do relevo onde predominam os processos de sedimentação, já que recebem sedimentos oriundos de áreas mais elevadas. II. São áreas de médias e elevadas altitudes; as superfícies são irregulares e os processos de erosão são predominantes. É a forma predominante do relevo brasileiro.
Os textos I e II definem, respectivamente
A superfície terrestre apresenta um caráter dinâmico em razão da atuação das forças internas e externas que atuam na construção e no modelamento das paisagens. As forças internas são as principais responsáveis por criar o relevo, sendo, portanto, forças construtoras, tais como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. As forças externas, por sua vez, são responsáveis pela erosão e pela modelagem do relevo.
Sobre a dinâmica das formas de relevo, assinale a alternativa correta.
O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:
Nas áreas de relevo muito dessecado, os fundos de vale estão sujeitos a frequentes episódios desse fenômeno em virtude da ação do vento de montanha que transporta o ar frio para as partes mais baixas. Em áreas industrializadas, o fenômeno concorre para agravar a poluição atmosférica em virtude da ação de bloqueio que exerce sobre os mecanismos de dispersão dos gases e micropartículas.
(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)
O texto descreve a ocorrência
.Observe o mapa das Unidades de Relevo Brasileiro apresentado abaixo.
De acordo com Ross (2008), as unidades de relevo numeradas 1, 4, 12, 13 são corretamente classificadas, respectivamente, como
Observe o mapa das Unidades de Relevo Brasileiro apresentado abaixo.
De acordo com Ross (2008), as unidades de relevo numeradas 1, 4, 12, 13 são corretamente classificadas, respectivamente, como