Questões Militares Sobre relevo em geografia

Foram encontradas 90 questões

Ano: 2025 Banca: IDECAN Órgão: PM-BA Prova: IDECAN - 2025 - PM-BA - Oficial Auxiliar |
Q3259264 Geografia
A geomorfologia do Brasil é influenciada por fatores como a tectônica e os processos de erosão ao longo do tempo. Acerca das formações geomorfológicas do país, assinale o item correto.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IDECAN Órgão: PM-BA Prova: IDECAN - 2025 - PM-BA - Oficial Auxiliar |
Q3259263 Geografia
O território brasileiro é formado por diferentes domínios morfoclimáticos, onde o clima, o relevo e a vegetação se combinam para criar paisagens únicas. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IDECAN Órgão: PM-BA Prova: IDECAN - 2025 - PM-BA - Oficial Auxiliar |
Q3259262 Geografia
A geomorfologia da Bahia apresenta paisagens variadas, que incluem planaltos, chapadas e depressões, formadas por diferentes processos geológicos ao longo do tempo. Sobre as características geomorfológicas do estado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214522 Geografia

ÁREA TERRITORIAL SOB RISCO DE DESLIZAMENTOS (EM %)


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Suscetibilidade e deslizamentos do Brasil, IBGE, 2019.


Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um estudo com os níveis de risco de ocorrência de deslizamentos de terra nos estados brasileiros. No gráfico, são reproduzidos dados de um recorte territorial desse estudo, abrangendo nove estados e o Distrito Federal.

Considerando as características físico-naturais desse recorte, o fator com maior peso para determinar o nível de risco nessa classificação é:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2025 - PM-SP - Soldado PM de 2ª Classe |
Q3206748 Geografia

O Programa de Urbanização de Favelas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, ocupadas desordenadamente e sem infraestrutura. (...) Os objetivos são transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.


Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/habitacao/w/programas/237077

Acesso: 22 de dez. 2024.


Correlacione os temas a seguir às respectivas ações.


1. Ações sobre o relevo


2. Combate às enchentes


3. Mobilidade urbana


4. Minimização de ilhas de calor



( ) Executar obras de recuperação ambiental e paisagismo.


( ) Ampliar redes de drenagem de águas pluviais e programas de desobstrução de córregos.


( ) Realizar obras para contenção e estabilização de encostas.


( ) Construir corredores expressos e abrir vias para tráfego de ambulâncias, caminhões de lixo e veículos policiais.


A correlação correta, na ordem apresentada, é

Alternativas
Q3267933 Geografia

Observe o perfil topográfico no sentido leste-oeste.



Imagem associada para resolução da questão


(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2019, p. 63. Adaptado)



Os elementos do relevo apresentados no perfil topográfico permitem identificá-lo como sendo entre as regiões

Alternativas
Q3267931 Geografia

A característica principal de superfícies cársticas é a substituição da rede de drenagem fluvial, com seus vales e canais organizados por bacias de drenagem centrípeta, que, à primeira vista, formam um quadro de drenagem caótico. Essas bacias conduzem a água superficial para sumidouros.


(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p. 134. Adaptado)


Associadas a essa drenagem centrípeta, aparecem feições típicas de relevos cársticos, que são

Alternativas
Q3267895 Geografia

A compartimentação atual do relevo brasileiro tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com os processos erosivos que ocorreram principalmente no terciário e se estenderam até o quaternário, em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana.


(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2019, pg. 52. Adaptado)



Nesse contexto, o relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses e que são:

Alternativas
Q3267009 Geografia
Este recurso mineral está associado a locais em que se encontram rochas sedimentares e possui grande importância econômica. O Brasil possui apenas 0,1% das reservas desse mineral. A produção brasileira desse recurso mineral é realizada em terreno sedimentar da Bacia do Paraná e se concentra nos estados de Santa Catarina e Paraná.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, pg. 294-295. Adaptado)

O excerto trata do
Alternativas
Q3264177 Geografia

A escarpa da Serra do Mar que margeia o litoral do sudeste brasileiro apresenta altitudes médias de 800 m e alguns pontos superam os 2000 m. Essa elevação e a proximidade com o oceano, aliados aos ventos de quadrante sudeste na latitude do trópico, resultam em um importante processo para essa região.


(COUTINHO, Leopoldo Magno.

Biomas Brasileiros, 2016, pg. 50-51. Adaptado)



Esse processo ocorre, marcadamente, em toda a mata Atlântica da costa leste brasileira e é definido como: 


Alternativas
Q3074750 Geografia
O aporte sedimentar atual naturalmente ineficiente ou ausência de fontes de areias; as elevações do nível relativo do mar de curto período devido a efeitos combinados da atuação de sistemas frontais e ciclones extratropicais, marés astronômicas de sizígia e elevações sazonais do nível do mar, resultando nos mesmos processos da elevação de nível do mar de longo período; os efeitos atuais da elevação do nível relativo do mar durante o último século, em taxas de até 30 centímetros com retrogradação da linha de costa, são fatores que estão entra as principais causas do processo de remoção, deslocamento (transporte) e deposição de material inconsolidado da superfície terrestre (solo e fragmentos de rochas) por um agente causador, como águas (pluviais, fluviais, lacustres, marinhas), geleiras e vento, corretamente chamado apenas         
Alternativas
Q3074731 Geografia
A figura abaixo retrata a variedade adquirida de tipologias e seus conjuntos variáveis de relevo. Acerca dessa diversidade, assinale a alternativa correta.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Karman, 2001. Carste e cavernas; paisagens subterrâneas. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2023 - PM-BA - Soldado |
Q2085919 Geografia
Leia os dois textos:
I. São as áreas mais baixas e planas do relevo onde predominam os processos de sedimentação, já que recebem sedimentos oriundos de áreas mais elevadas. II. São áreas de médias e elevadas altitudes; as superfícies são irregulares e os processos de erosão são predominantes. É a forma predominante do relevo brasileiro.
Os textos I e II definem, respectivamente
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2022 - EsSA - Sargento - Geral |
Q2060221 Geografia
O relevo não é estático, mas dinâmico. O modelado da crosta sofre contínua transformação. Esse fluxo pode ser muito lento, e quase sempre nossos sentidos são incapazes de captá-lo. As transformações morfológicas são provocadas por dois tipos de forças: os agentes internos ou modeladores e os agentes externos ou esculpidores. Podemos citar como exemplo de agente externo: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097638 Geografia
Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:
Alternativas
Q1834885 Geografia

A superfície terrestre apresenta um caráter dinâmico em razão da atuação das forças internas e externas que atuam na construção e no modelamento das paisagens. As forças internas são as principais responsáveis por criar o relevo, sendo, portanto, forças construtoras, tais como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. As forças externas, por sua vez, são responsáveis pela erosão e pela modelagem do relevo.


Sobre a dinâmica das formas de relevo, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q1821655 Geografia
Ao considerar a macrocompartimentação do relevo brasileiro, não se pode negligenciar sua natureza morfogenética. A compartimentação atual tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com processos erosivos muito marcantes nas bordas das bacias sedimentares em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana. (Jurandyr Luciano Sanches Ross. Geografia do Brasil, 2001, p. 52. Adaptado)
O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:
Alternativas
Q1612312 Geografia

Nas áreas de relevo muito dessecado, os fundos de vale estão sujeitos a frequentes episódios desse fenômeno em virtude da ação do vento de montanha que transporta o ar frio para as partes mais baixas. Em áreas industrializadas, o fenômeno concorre para agravar a poluição atmosférica em virtude da ação de bloqueio que exerce sobre os mecanismos de dispersão dos gases e micropartículas.

(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)


O texto descreve a ocorrência

Alternativas
Q1068278 Geografia

.Observe o mapa das Unidades de Relevo Brasileiro apresentado abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com Ross (2008), as unidades de relevo numeradas 1, 4, 12, 13 são corretamente classificadas, respectivamente, como

Alternativas
Q1045390 Geografia

Observe o mapa das Unidades de Relevo Brasileiro apresentado abaixo.


Imagem associada para resolução da questão

ROSS, Jurandyr L. Sanches (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, encarte anexo ao livro.
De acordo com Ross (2008), as unidades de relevo numeradas 1, 4, 12, 13 são corretamente classificadas, respectivamente, como
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: A
6: C
7: A
8: D
9: A
10: C
11: A
12: D
13: C
14: A
15: C
16: A
17: B
18: C
19: B
20: B