Questões Militares de Geografia - Relevo

Foram encontradas 81 questões

Q3074750 Geografia
O aporte sedimentar atual naturalmente ineficiente ou ausência de fontes de areias; as elevações do nível relativo do mar de curto período devido a efeitos combinados da atuação de sistemas frontais e ciclones extratropicais, marés astronômicas de sizígia e elevações sazonais do nível do mar, resultando nos mesmos processos da elevação de nível do mar de longo período; os efeitos atuais da elevação do nível relativo do mar durante o último século, em taxas de até 30 centímetros com retrogradação da linha de costa, são fatores que estão entra as principais causas do processo de remoção, deslocamento (transporte) e deposição de material inconsolidado da superfície terrestre (solo e fragmentos de rochas) por um agente causador, como águas (pluviais, fluviais, lacustres, marinhas), geleiras e vento, corretamente chamado apenas         
Alternativas
Q3074731 Geografia
A figura abaixo retrata a variedade adquirida de tipologias e seus conjuntos variáveis de relevo. Acerca dessa diversidade, assinale a alternativa correta.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Karman, 2001. Carste e cavernas; paisagens subterrâneas. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097638 Geografia
Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2023 - PM-BA - Soldado |
Q2085919 Geografia
Leia os dois textos:
I. São as áreas mais baixas e planas do relevo onde predominam os processos de sedimentação, já que recebem sedimentos oriundos de áreas mais elevadas. II. São áreas de médias e elevadas altitudes; as superfícies são irregulares e os processos de erosão são predominantes. É a forma predominante do relevo brasileiro.
Os textos I e II definem, respectivamente
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2022 - EsSA - Sargento - Geral |
Q2060221 Geografia
O relevo não é estático, mas dinâmico. O modelado da crosta sofre contínua transformação. Esse fluxo pode ser muito lento, e quase sempre nossos sentidos são incapazes de captá-lo. As transformações morfológicas são provocadas por dois tipos de forças: os agentes internos ou modeladores e os agentes externos ou esculpidores. Podemos citar como exemplo de agente externo: 
Alternativas
Q1834885 Geografia

A superfície terrestre apresenta um caráter dinâmico em razão da atuação das forças internas e externas que atuam na construção e no modelamento das paisagens. As forças internas são as principais responsáveis por criar o relevo, sendo, portanto, forças construtoras, tais como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. As forças externas, por sua vez, são responsáveis pela erosão e pela modelagem do relevo.


Sobre a dinâmica das formas de relevo, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q1821655 Geografia
Ao considerar a macrocompartimentação do relevo brasileiro, não se pode negligenciar sua natureza morfogenética. A compartimentação atual tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com processos erosivos muito marcantes nas bordas das bacias sedimentares em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana. (Jurandyr Luciano Sanches Ross. Geografia do Brasil, 2001, p. 52. Adaptado)
O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:
Alternativas
Q1662013 Geografia

Compreende um conjunto de serras de cristas paralelas, com topos arrasados e depressões interplanálticas e intermontanas, localizadas na porção centro-sul de Mato Grosso. Na perspectiva geomorfológica estão situadas entre a Depressão Cuiabana, a Depressão do Alto Paraguai e os Planaltos dos Guimarães e dos Parecis. Essas serras atuam como divisor de águas das bacias Amazônica e do Paraná.


O enunciado refere-se:

Alternativas
Q1612312 Geografia

Nas áreas de relevo muito dessecado, os fundos de vale estão sujeitos a frequentes episódios desse fenômeno em virtude da ação do vento de montanha que transporta o ar frio para as partes mais baixas. Em áreas industrializadas, o fenômeno concorre para agravar a poluição atmosférica em virtude da ação de bloqueio que exerce sobre os mecanismos de dispersão dos gases e micropartículas.

(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)


O texto descreve a ocorrência

Alternativas
Q1068278 Geografia

.Observe o mapa das Unidades de Relevo Brasileiro apresentado abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com Ross (2008), as unidades de relevo numeradas 1, 4, 12, 13 são corretamente classificadas, respectivamente, como

Alternativas
Q1045390 Geografia

Observe o mapa das Unidades de Relevo Brasileiro apresentado abaixo.


Imagem associada para resolução da questão

ROSS, Jurandyr L. Sanches (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, encarte anexo ao livro.
De acordo com Ross (2008), as unidades de relevo numeradas 1, 4, 12, 13 são corretamente classificadas, respectivamente, como
Alternativas
Q1045384 Geografia
Ross destaca as plataformas ou crátons, bacias sedimentares e cadeias orogênicas como as principais macroformas que sustentam o relevo brasileiro, cujas rochas são anteriores à atual configuração do continente sul-americano. Especificamente sobre as grandes bacias sedimentares brasileiras, é correto afirmar que
Alternativas
Q1042164 Geografia

Segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, existem grandes extensões do território brasileiro em que vários elementos naturais (clima, vegetação, relevo, hidrografia e solo) interagem de forma singular, caracterizando uma unidade paisagística: são os chamados domínios morfoclimáticos. Entre eles ocorrem faixas de transição.


Sobre os domínios morfoclimáticos e as faixas de transição, considere as seguintes afirmações:

I – A exuberância da Floresta Amazônica contrasta com a pobreza de grande parte de seus solos, geralmente ácidos, intemperizados e de baixa fertilidade.

II – Tipicamente associados à Campanha Gaúcha, os campos apresentam um relevo com suaves ondulações, cobertas principalmente por gramíneas. Neste domínio, há um preocupante processo de desertificação advindo de anomalias climáticas observadas nas últimas décadas.

III – O Cerrado, adaptado à alternância do clima tropical, ocupa mais de 3 milhões de km² e apresenta solos pobres. É uma formação tipicamente latifoliada que, dentre outras características, perde as folhas durante o período de seca.

IV – A Mata dos Cocais é uma faixa de transição situada entre os domínios da Floresta Amazônica, do Cerrado e da Caatinga. Predominam as palmeiras, com destaque para o babaçu, a carnaúba e o buriti.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Q1013653 Geografia

Analise o mapa.


Brasil – Áreas ocupadas com a unidade de relevo X.


Imagem associada para resolução da questão


No mapa, estão em destaque as áreas de

Alternativas
Q956555 Geografia

A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


O perfil topográfico mostra as características do relevo da área destacada no mapa com a linha

Alternativas
Q937935 Geografia
O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que
Alternativas
Q857671 Geografia

Com relação à geomorfologia do território maranhense, julgue o item a seguir.

As atividades dos agentes modeladores do relevo revela um forte controle litológico no território maranhense.

Alternativas
Q856611 Geografia

Eu canto o sertão querido,

A fonte dos meus poema,

Onde se iscuta o tinido

Do grito da sariema

E onde o sertanejo véio

Observa os Evangéio

E nas noite de luá,

Sirrindo, alegre e ditoso,

Conta istora de Trancoso

Para o seu neto iscutá.


Sou sertanejo e me gabo

De já tê visto o vaquêro,

Atrás do novío brabo

Atravessá o tabulêro.

Amo a vida camponesa,

Nunca invejei a beleza

E a fantasia da praça.

Eu sou irmão do caboco,

Que ri, que zomba e faz pôco

Da sua prope desgraça.

(CARVALHO, 2002, p. 115-116).


Com base nas informações dos versos e nos conhecimentos sobre a Região Nordeste, pode-se afirmar:

Alternativas
Q856599 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


A análise do perfil esquemático do relevo nordestino e os conhecimentos sobre relevo e solo permitem concluir:

Alternativas
Q856430 Geografia

Analise a paisagem encontrada no Sudeste brasileiro para responder à questão.


Imagem associada para resolução da questão


A paisagem pode ser definida como

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: A
6: A
7: B
8: A
9: C
10: B
11: B
12: D
13: C
14: C
15: D
16: A
17: E
18: B
19: D
20: A