Questões Militares
Sobre sensoriamento remoto e geoprocessamento em geografia
Foram encontradas 6 questões
1. Os satélites imageadores modernos possuem tecnologia capaz de adquirir imagens mesmo com a presença de densas nuvens, que não são mais um fator limitante, como ocorria com os antigos satélites do século XX.
2. O Brasil, devido aos altos custos e atraso tecnológico, desistiu da construção de satélites imageadores e passou a construir satélites de comunicação.
3. Imagens obtidas por sistemas sensores presentes em satélites são amplamente utilizadas em monitoramentos meteorológicos e de uso do solo, por exemplo.
Assinale a alternativa correta.
Levantamentos topográficos ou com o uso de GPS trazem dados em planilhas ou em um banco de dados específico. Em alguns casos, podem ser agregados dados com atributos gráficos vetoriais.
(FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 100. Adaptado)
A alternativa que apresenta a definição de estrutura vetorial é:
A respeito da tecnologia de navegação por satélite, considere as seguintes afirmativas:
1. É a mais importante fonte de dados de navegação terrestre, pois fornece tanto a posição geográfica quanto a atualização da base de dados geográficos dos aparelhos celulares (arruamento, pontos de interesse, direções de vias, entre outros).
2. A informação enviada pelos satélites até o aparelho receptor (smartphone ou tablet, por exemplo) se propaga por ondas eletromagnéticas e independe da existência de rede de internet.
3. A existência de várias constelações artificiais de sistemas de posicionamento por satélites tende a tornar o sistema impreciso, devido às interferências entre os sinais emitidos pelos diferentes satélites.
Assinale a alternativa correta.
O programa de satélites LANDSAT surgiu durante a segunda metade de 1960, um projeto coordenado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), sendo dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. O primeiro nome do projeto era ERTS (Earth Resources Technology Satellite) e somente no ano de 1975 passou a se chamar LANDSAT. O LANDSAT-1 foi o primeiro satélite e o primeiro desenvolvido para atuar diretamente em pesquisas de recursos naturais, foi lançado em 1972 e denominado ERTS-1 ou LANDSAT-1. Foi o primeiro satélite de sensoriamento remoto no mundo e levou dois instrumentos a bordo, as câmeras RBV e MSS. Operou por um período de cinco anos adquirindo mais de 300.000 imagens, com repetidas coberturas da superfície da Terra. Desde então, foram lançadas oito séries de satélites LANDSAT.
Fonte: DGI, INPE. Disponível em: LANDSAT — Divisão de Geração de Imagens (inpe.br)
Associe os diferentes satélites da série LANDSAT com suas respectivas características.
A LANDSAT 1, 2 e 3 (1972-1992)
B LANDSAT 5 (1984-2013)
C LANDSAT 7 (1999-)
D LANDSAT 8 (2013-)
( ) Conta com sensores OLI (Operational Land Imager) e TIRS (Thermal Infrared Sensor), gerando resolução espacial entre 15m e 30m.
( ) Em suas especificações consta o sensor MSS (Multispectral Scanner), com 80m de resolução espacial da imagem.
( ) Inovou com o sensor TM (Thematic Mapper) e com o uso de imagens com alta resolução, 30m.
( ) Aplicou melhorias no sensor, a partir do ETM+ (Enhanced Thematic Mapper Plus), além de gerar imagens com resolução entre 15m e 30m.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no
sentido de cima para baixo.