Questões Militares Comentadas sobre política internacional em atualidades

Foram encontradas 24 questões

Q2257997 Atualidades
Em julho de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do Mercosul por seis meses. No discurso de posse, o chefe de Estado brasileiro defendeu uma maior integração entre os paísesmembros, ciente dos desafios com os quais terá de lidar.
A respeito dos atuais desafios para o bloco alcançar uma maior integração, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A finalização do acordo entre Mercosul e União Europeia tem sido dificultada pelo aumento da pressão ambiental sobre o Bloco americano e pelo protecionismo do setor agrícola de alguns membros da União Europeia.
( ) O acordo de livre-comércio entre Uruguai e China, que foi assinado em 2022, permite a entrada de produtos chineses no Uruguai sem pagar taxas de importação, estendendo a eliminação de barreiras tarifárias intrabloco a um país não americano.
( ) A reintegração da Venezuela depende de o país respeitar os acordos e tratados assumidos no protocolo de adesão ao bloco, como o compromisso com a promoção e proteção dos direitos humanos, por exemplo.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Soldado PM de 2a Classe |
Q2100330 Atualidades
O Ministério da Defesa da Polônia afirmou, no dia 21 de novembro de 2022, que irá propor a instalação de sistemas de defesa aérea adicionais ao longo de fronteira da Ucrânia, devido aos amplos ataques aéreos resultantes da invasão russa ao país vizinho.
(Veja. Disponível em https://bityli.com/xVNVeRHNX. Acesso em 28.11.2022. Adaptado)
A intenção do governo polonês se reporta ao acontecimento de 15 de novembro, quando
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PM-CE Prova: FGV - 2021 - PM-CE - Soldado da Polícia Militar |
Q1844885 Atualidades
Segundo o Financial Times, em agosto de 2021, a China testou, com relativo êxito, um míssil hipersônico. De acordo com as informações, o míssil hipersônico foi lançado pela China e circulou o globo terrestre, antes de acertar um alvo determinado, em terra. O míssil, que pode carregar em sua ponta uma ogiva nuclear, estava acoplado a um veículo planador capaz de alterar a própria rota para atingir o alvo. As agências de inteligência dos EUA estão surpresas com o progresso da potência asiática em armas de altíssimo alcance. Adaptado de https://canaltech.com.br/inovacao Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.  I. Mísseis hipersônicos são uma ameaça para os sistemas americanos de defesa contra mísseis, pois é difícil rastrear sua trajetória já que conseguem alterar a própria rota original. II. Mísseis que superam a velocidade do som são cobiçadas armas de guerra, por atingir alvos cada vez mais distantes e igualar os mísseis balísticos intercontinentais em velocidade e potência destrutiva. III. China e EUA protagonizam uma reedição da Guerra Fria na qual o discurso não é mais contra o comunismo, como na Guerra Fria contra os soviéticos, mas em favor da democracia, contra o regime autocrata de Pequim. Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1806626 Atualidades

    Segundo o IMAZON, em abril de 2021, a Amazônia teve o maior registro de desmatamento para esse mês em uma década. 778 km2 de floresta foram devastados, o que representa um aumento de 45% em relação a abril de 2020.

Internet:  <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Com relação à Amazônia e aos possíveis desdobramentos da dinâmica econômica e ambiental desse bioma, julgue o item a seguir.


Em razão do aumento do desmatamento, o Brasil deixa de receber recursos financeiros internacionais destinados à preservação ambiental.

Alternativas
Q1806284 Atualidades
    Em 21 de maio de 2021, primeiro dia de cessar-fogo na cidade de Gaza, o médico Hazem Abu Motoh aproveitou para visitar Atta Darwish, seu professor na época da faculdade. “Fomos ao mercado Abu Dalal, comemos doces e tâmaras. Nós rimos tanto. Graças a Deus, a guerra acabou”, disse Hazem. “Hoje (ontem), comemoramos o Eid Al-Fitr (fim do jejum do ramadã) com atraso. Vimos crianças lindas e felizes, com roupas novas. Não há mais o som de ambulâncias ou de bombas caindo”, relatou.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
Acerca dos mais recentes conflitos entre o governo de Israel e o grupo Hamas, julgue o item seguinte.
Juntamente à ajuda humanitária internacional, o Brasil presta apoio econômico aos palestinos que moram na Faixa de Gaza, região que sofre com os conflitos e também com as consequências econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus.
Alternativas
Q1140707 Atualidades

Observe a fotografia, que ganhou repercussão internacional em julho de 2019.


Imagem associada para resolução da questão


A fotografia demonstra parte de uma instalação realizada na cerca que separa

Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: CBM-BA Prova: IBFC - 2020 - CBM-BA - Soldado |
Q1134235 Atualidades
“O muro de Trump entre os Estados Unidos e o México, as cercas que separam Espanha e Marrocos, a barreira de segurança entre Israel e a Cisjordânia... O muro de Berlim deveria ser o último a cair, mas passados 30 anos após, divisões continuam a ser erguidas em todo o mundo” (Isto É Dinheiro, 2019). No que se refere aos possíveis objetivos da criação de barreiras artificiais por diferentes nações na atualidade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Frear a imigração ilegal. ( ) Promover o intercâmbio cultural. ( ) Enfatizar a existência de fronteiras territoriais. ( ) Enfraquecer a soberania nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Soldado |
Q1121546 Atualidades
“Num plebiscito em 23 de junho de 2016, os britânicos foram perguntados se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a União Europeia (UE). A maioria (52% contra 48%) - decidiu que o país deveria deixar o bloco. O plebiscito foi apenas o começo de um processo. Desde então, negociações foram feitas entre o Reino Unido e os outros países da UE. Março de 2019 chegou, mas a separação não aconteceu” (BBC News, 2019). Assinale a alternativa correta que apresenta o termo comumente utilizado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar UE.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UERR Órgão: PM-RR Prova: UERR - 2018 - PM-RR - Soldado da Polícia Militar |
Q982637 Atualidades
Assinale a alternativa correta no que tange à crise na Venezuela:
Alternativas
Q962738 Atualidades

Marque V nas afirmativas que se relacionam com acontecimentos do panorama mundial atual e F, as demais.


( ) A assinatura de acordo de paz entre o governo sírio e os rebeldes, com a intermediação das Nações Unidas, pôs fim ao conflito na Síria.

( ) Os Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump, retiraram-se do Acordo de Paris sobre o clima, provocando protestos internacionais.

( ) A morte do líder sul-africano Nelson Mandela levou a uma reviravolta na política internacional, com o retorno da política segregacionista do apartheid, na África do Sul.

( ) Os conflitos no Oriente Médio foram agravados com a retomada das tensões entre a Arábia Saudita e o Irã, potências regionais antagônicas no Oriente Médio.

( ) A aprovação da saída da Grã-Bretanha da União Européia, o Brexit, abalou suas relações com os países-membros do grupo.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Q962737 Atualidades

Mesmo com a redução no número de conflitos, nos últimos anos, a África está longe de ser pacificada.


Considerando os conhecimentos sobre os conflitos atuais na África, assinale a alternativa que apresenta corretamente a associação entre pais e causa direta do conflito

Alternativas
Q962058 Atualidades

“Em abril de 1955, países com histórico recente de intervenção colonial reuniram-se em Bandung, na Indonésia. [...] O objetivo era a oposição ao que era considerado como prática colonialista das novas potências imperialistas.”

PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo. O século estilhaçado. Petrópolis – RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2014. p. 163.


Nessa conferência, esses países criaram uma nova estratégia para se posicionarem diante do mundo, denominada “não alinhamento”.


Sobre essa estratégia, é correto afirmar:

Alternativas
Q951951 Atualidades

A política de “tolerância zero” adotada por certo tempo nos Estados Unidos recebeu inúmeras críticas e caiu por terra devido à falta de recursos do Governo norte-americano em 25 de junho. Até mesmo membros do Partido Republicano têm se manifestado contra a medida.

(https://bit.ly/2BCKOF3. 25.06.2018. Adaptado)


A “tolerância zero” consistia em

Alternativas
Q937607 Atualidades

Crianças imigrantes que passaram por abrigos depois de serem separadas dos pais na fronteira entre os Estados Unidos da América e o México apresentaram alterações de comportamento, que incluem recusa em seguir regras e apatia. Segundo a Academia Americana de Pediatria, a separação pode causar “traumas irreparáveis” nas crianças.

Folha de S.Paulo, 21/7/2018, capa (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando aspectos sociais marcantes do mundo atual, julgue o próximo item.

O texto retrata um tipo de problema agravado pela atual política norte-americana, que tem agido duramente contra a imigração ilegal.

Alternativas
Q906456 Atualidades

A agência internacional de risco Standard & Poor’s (S & P) rebaixou nesta quinta-feira (11. jan. 2018) a nota de crédito soberano do Brasil de “BB” para “BB-”. Com isso, o rating do país segue sem o selo de bom pagador, mas agora está três degraus abaixo do grau de investimento. Já a perspectiva para a nota mudou de negativa para estável.

(G1 - goo.gl/mnRUWR. Acesso 01.04.2018. Adaptado)


A agência apontou como justificativa para o rebaixamento

Alternativas
Q906454 Atualidades

Em 26 de fevereiro deste ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a expulsão de 60 diplomatas russos do país. Outros 14 países europeus, como França e Alemanha, também confirmaram que pedirão a saída de representantes diplomáticos russos de seus países.

(UOL - goo.gl/ypk7S2. Acesso 01.04.2018. Adaptado)


As medidas tomadas pelos países são uma forma de represália

Alternativas
Q859349 Atualidades

Em 19 de setembro, na Assembleia da ONU, Donald Trump discursou e atacou diretamente três países:


A respeito do país 1, disse que se ele quer se armar com bombas nucleares e mísseis, a única alternativa dos Estados Unidos é destruir totalmente esse país.

Depois, Trump falou do país 2, que chamou de ditadura corrupta que patrocina o terrorismo, e que o acordo nuclear, fechado pelo presidente Barack Obama e pelas maiores potências mundiais, é uma vergonha para os Estados Unidos.

A respeito do país 3, Trump disse que o governante é um ditador socialista que causou dor e sofrimento ao povo. O presidente americano lembrou que já impôs sanções ao governo do país e falou que os Estados Unidos estão preparados para tomar outras atitudes se o ditador continuar a se impor autoritariamente.

(G1 goo.gl/HUp924. Adaptado. Acesso em 21 set.2017)


Os países 1, 2 e 3 citados por Trump são, respectivamente,

Alternativas
Q858214 Atualidades

Em maio de 2017, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) pediu ao Brasil que adote medidas mais eficazes no combate às violações de direitos humanos. Com base nesse contexto, analise as assertivas abaixo e assinale P, se forem medidas previstas, ou NP, se não previstas.

( ) Direitos dos Povos Indígenas: garantia de processos de consulta prévia em decisões e projetos que afetem seus direitos, garantia de demarcação de suas terras ancestrais e proteção contra ataques e todas as formas de violência.

( ) Trabalho escravo: que o governo brasileiro publique decreto em que a organização do cadastro (lista-suja) ficará a cargo da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), cuja divulgação será realizada por determinação expressa do Ministro do Trabalho.

( ) Abusos por parte das forças de segurança: garantia de treinamento adequado para as forças de segurança para uso proporcional da força, investigação e responsabilização dos abusos cometidos pelas forças de segurança e aprovação do PL 4471, que cria regras rigorosas para a apuração de mortes e lesões corporais decorrentes das ações de agentes do Estado, como policiais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q856644 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão


O mapa retrata uma área de grande tensão na atualidade, sem perspectiva de resolução a curto ou médio prazo.


Essa área se localiza

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2017 - PM-BA - Soldado da Polícia Militar |
Q832931 Atualidades
Assinale a alternativa correta. Em maio de 2017, Emmanuel Macron, de 39 anos, tornou-se o político mais jovem a assumir a Presidência da França. O candidato venceu a disputa após derrotar a líder de extrema direita Marine Le Pen. A candidatura de Marine Le Pen repercutiu internacionalmente principalmente em razão de suas propostas controversas. Dentre as principais promessas de campanha de Marine Le Pen estava:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: E
6: D
7: A
8: C
9: C
10: C
11: D
12: B
13: C
14: C
15: C
16: B
17: E
18: C
19: D
20: B