Questões Militares
Comentadas sobre política internacional em atualidades
Foram encontradas 24 questões
A respeito dos atuais desafios para o bloco alcançar uma maior integração, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A finalização do acordo entre Mercosul e União Europeia tem sido dificultada pelo aumento da pressão ambiental sobre o Bloco americano e pelo protecionismo do setor agrícola de alguns membros da União Europeia.
( ) O acordo de livre-comércio entre Uruguai e China, que foi assinado em 2022, permite a entrada de produtos chineses no Uruguai sem pagar taxas de importação, estendendo a eliminação de barreiras tarifárias intrabloco a um país não americano.
( ) A reintegração da Venezuela depende de o país respeitar os acordos e tratados assumidos no protocolo de adesão ao bloco, como o compromisso com a promoção e proteção dos direitos humanos, por exemplo.
As afirmativas são, respectivamente,
(Veja. Disponível em https://bityli.com/xVNVeRHNX. Acesso em 28.11.2022. Adaptado)
A intenção do governo polonês se reporta ao acontecimento de 15 de novembro, quando
Segundo o IMAZON, em abril de 2021, a Amazônia teve o maior registro de desmatamento para esse mês em uma década. 778 km2 de floresta foram devastados, o que representa um aumento de 45% em relação a abril de 2020.
Internet: <https://g1.globo.com>
Com relação à Amazônia e aos possíveis desdobramentos da dinâmica econômica e ambiental desse bioma, julgue o item a seguir.
Em razão do aumento do desmatamento, o Brasil deixa de
receber recursos financeiros internacionais destinados à
preservação ambiental.
Juntamente à ajuda humanitária internacional, o Brasil presta apoio econômico aos palestinos que moram na Faixa de Gaza, região que sofre com os conflitos e também com as consequências econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus.
Observe a fotografia, que ganhou repercussão internacional em julho de 2019.
A fotografia demonstra parte de uma instalação realizada
na cerca que separa
( ) Frear a imigração ilegal. ( ) Promover o intercâmbio cultural. ( ) Enfatizar a existência de fronteiras territoriais. ( ) Enfraquecer a soberania nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Marque V nas afirmativas que se relacionam com acontecimentos do panorama mundial atual e F, as demais.
( ) A assinatura de acordo de paz entre o governo sírio e os rebeldes, com a intermediação das Nações Unidas, pôs fim ao conflito na Síria.
( ) Os Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump, retiraram-se do Acordo de Paris sobre o clima, provocando protestos internacionais.
( ) A morte do líder sul-africano Nelson Mandela levou a uma reviravolta na política internacional, com o retorno da política segregacionista do apartheid, na África do Sul.
( ) Os conflitos no Oriente Médio foram agravados com a retomada das tensões entre a Arábia Saudita e o Irã, potências regionais antagônicas no Oriente Médio.
( ) A aprovação da saída da Grã-Bretanha da União Européia, o Brexit, abalou suas relações com os países-membros do grupo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Mesmo com a redução no número de conflitos, nos últimos anos, a África está longe de ser pacificada.
Considerando os conhecimentos sobre os conflitos atuais na África, assinale a alternativa que apresenta corretamente a associação entre pais e causa direta do conflito
“Em abril de 1955, países com histórico recente de intervenção colonial reuniram-se em Bandung, na Indonésia. [...] O objetivo era a oposição ao que era considerado como prática colonialista das novas potências imperialistas.”
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo. O século estilhaçado. Petrópolis – RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2014. p. 163.
Nessa conferência, esses países criaram uma nova estratégia para se posicionarem diante do mundo, denominada “não alinhamento”.
Sobre essa estratégia, é correto afirmar:
A política de “tolerância zero” adotada por certo tempo nos Estados Unidos recebeu inúmeras críticas e caiu por terra devido à falta de recursos do Governo norte-americano em 25 de junho. Até mesmo membros do Partido Republicano têm se manifestado contra a medida.
(https://bit.ly/2BCKOF3. 25.06.2018. Adaptado)
A “tolerância zero” consistia em
Crianças imigrantes que passaram por abrigos depois de serem separadas dos pais na fronteira entre os Estados Unidos da América e o México apresentaram alterações de comportamento, que incluem recusa em seguir regras e apatia. Segundo a Academia Americana de Pediatria, a separação pode causar “traumas irreparáveis” nas crianças.
Folha de S.Paulo, 21/7/2018, capa (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando aspectos sociais marcantes do mundo atual, julgue o próximo item.
O texto retrata um tipo de problema agravado pela atual
política norte-americana, que tem agido duramente contra
a imigração ilegal.
A agência internacional de risco Standard & Poor’s (S & P) rebaixou nesta quinta-feira (11. jan. 2018) a nota de crédito soberano do Brasil de “BB” para “BB-”. Com isso, o rating do país segue sem o selo de bom pagador, mas agora está três degraus abaixo do grau de investimento. Já a perspectiva para a nota mudou de negativa para estável.
(G1 - goo.gl/mnRUWR. Acesso 01.04.2018. Adaptado)
A agência apontou como justificativa para o rebaixamento
Em 26 de fevereiro deste ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a expulsão de 60 diplomatas russos do país. Outros 14 países europeus, como França e Alemanha, também confirmaram que pedirão a saída de representantes diplomáticos russos de seus países.
(UOL - goo.gl/ypk7S2. Acesso 01.04.2018. Adaptado)
As medidas tomadas pelos países são uma forma de represália
Em 19 de setembro, na Assembleia da ONU, Donald Trump discursou e atacou diretamente três países:
A respeito do país 1, disse que se ele quer se armar com bombas nucleares e mísseis, a única alternativa dos Estados Unidos é destruir totalmente esse país.
Depois, Trump falou do país 2, que chamou de ditadura corrupta que patrocina o terrorismo, e que o acordo nuclear, fechado pelo presidente Barack Obama e pelas maiores potências mundiais, é uma vergonha para os Estados Unidos.
A respeito do país 3, Trump disse que o governante é um ditador socialista que causou dor e sofrimento ao povo. O presidente americano lembrou que já impôs sanções ao governo do país e falou que os Estados Unidos estão preparados para tomar outras atitudes se o ditador continuar a se impor autoritariamente.
(G1 goo.gl/HUp924. Adaptado. Acesso em 21 set.2017)
Os países 1, 2 e 3 citados por Trump são, respectivamente,
Em maio de 2017, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) pediu ao Brasil que adote medidas mais eficazes no combate às violações de direitos humanos. Com base nesse contexto, analise as assertivas abaixo e assinale P, se forem medidas previstas, ou NP, se não previstas.
( ) Direitos dos Povos Indígenas: garantia de processos de consulta prévia em decisões e projetos que afetem seus direitos, garantia de demarcação de suas terras ancestrais e proteção contra ataques e todas as formas de violência.
( ) Trabalho escravo: que o governo brasileiro publique decreto em que a organização do cadastro (lista-suja) ficará a cargo da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), cuja divulgação será realizada por determinação expressa do Ministro do Trabalho.
( ) Abusos por parte das forças de segurança: garantia de treinamento adequado para as forças de segurança para uso proporcional da força, investigação e responsabilização dos abusos cometidos pelas forças de segurança e aprovação do PL 4471, que cria regras rigorosas para a apuração de mortes e lesões corporais decorrentes das ações de agentes do Estado, como policiais.
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
O mapa retrata uma área de grande tensão na atualidade, sem perspectiva de resolução a curto ou médio prazo.
Essa área se localiza