Questões Militares de Conhecimentos Gerais - Conhecimentos Gerais Sobre a América Latina
Foram encontradas 15 questões
A Guerra do Paraguai constitui um claro exemplo de como a História, sem ser arbitrária, é um trabalho de criação que pode servir a vários fins. Na versão tradicional da historiografia brasileira, o conflito resultou da megalomania e dos planos expansionistas do ditador paraguaio Solano López.
Atravessando a fronteira, encontramos no Paraguai uma historiografia oposta. O conflito é aí visto como uma agressão de vizinhos poderosos a um pequeno país independente.
Nos últimos anos, a partir de historiadores como Francisco Doratioto e Ricardo Salles, surgiu uma nova explicação. Não se trata da última palavra no campo da História, mas de uma versão menos ideológica, mais coerente e bem apoiada em documentos.
(Boris Fausto, História do Brasil. Texto adaptado)
Sobre a “nova explicação” acerca da Guerra do Paraguai, é correto afirmar que ela
Leia o trecho a seguir sobre uma das expedições europeias de conquista da Amazônia.
“As notícias que chegaram a Lima, através dos sobreviventes da expedição de 1545-1546 de Orellana, reavivaram no Peru a crença já existente de países fabulosamente ricos perdidos nas florestas equatoriais: o El Dorado, o Lago de Paititi, a Gran Omagua, o País das Esmeraldas. Nos anos seguintes, diversas expedições percorreram a vertente oriental dos Andes na procura inútil dessa miragem; a mais famosa, não pelo resultado, mas pelos dramas humanos que envolveu, foi a que desceu o Marañón e todo o Amazonas até o Atlântico, em 1560-61.”
(Adaptado de SANTOS, Francisco Jorge dos. História Geral da Amazônia, Editora MemVavMem, 2007, p. 37.)
Assinale a opção que identifica corretamente quem protagonizou a expedição “mais famosa” descrita no texto.
Brasil e México são dois países de destaque no cenário latino-americano, apresentando semelhanças quanto à formação histórica e socioeconômica. Sobre suas semelhanças no campo econômico, analise as alternativas a seguir:
I – Na década de 1990, Brasil e México passaram a integrar blocos econômicos regionais, que tinham objetivos bem limitados, tendo-se restringido, em ambos os casos, a zonas de livre-comércio.
II – Os dois países são considerados global traders, ou seja, possuem uma grande variedade de parceiros comerciais, apesar do protagonismo ocupado pela China como o principal destino de suas exportações.
III – Em ambos os países, o processo de industrialização pós-Segunda Guerra Mundial teve por base o tripé: capital estatal, investimento nacional e investimento estrangeiro.
IV – Após a década de 1980, marcada pela crise da dívida externa e elevada inflação, ambos os países iniciaram, nos anos 1990, processos de estabilização econômica e de abertura a produtos e capitais estrangeiros.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima
(Vitor Izecksohn. A Guerra do Paraguai, (in) O Brasil Imperial, volume lI: 1831-1870/organização Keila Grinberg e Ricardo Salles)
Sobre o conflito exposto, é correto afirmar que