Questões Militares
Comentadas sobre conhecimentos gerais sobre arte e cultura em conhecimentos gerais
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“Das feridas Que a pobreza cria Sou o pus Sou o que de resto Restaria aos urubus Pus por isso mesmo Este blusão carniça Fiz no rosto Este make-up pó caliça Quis trazer assim Nossa desgraça à luz...
Sou um punk da periferia Sou da Freguesia do Ó Ó! Ó Ó Ó Ó Ó Ó Ó! Aqui pra vocês! Sou da Freguesia...”
GILBERTO GIL. Punk da periferia. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1983. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/16135/. Acesso: 23 de abril de 2024
Uma característica do espaço urbano, a qual a letra da canção remete é a
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/08/politica/1546980554_464677.html
Os chamados “campos de concentração” mencionados na obra de Raquel de Queiroz eram
Leias os textos a seguir:
TEXTO I
Conforme é possível observar hoje, a classe trabalhadora no Brasil sempre foi muito heterogênea. Apesar da proeminência de trabalhadores de origem imigrante, vindos da Europa – em 1920, mais da metade ainda eram estrangeiros –, as primeiras décadas do século passado começa a ver origens distintas. Além da forte atuação das mulheres, em 1917, há operários negros lutando e exigindo reconhecimento político para além das lutas de emancipação da classe trabalhadora. [...]
https://www.brasildefators.com.br/2019/06/04/breve-historico-das-greves-gerais-no-brasil
TEXTO II
Comparando os dois documentos, é correto afirmar que a obra
de Tarsila do Amaral
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/58
“O ofício das baianas de acarajé é uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás. Sua receita tem origens no Golfo do Benim, na África Ocidental, tendo sido trazida para o Brasil com a vinda de escravos dessa região” (IPHAN, 2019).
Assinale a alternativa que apresenta a categoria pela qual o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconhece o ofício das baianas de acarajé.
Brasil Eu Fico.
Minas Gerais, uai, uai
São Paulo, sai da frente!
Guanabara, como é que é?
Bahia, oxente!
E os meus irmãozinhos lá do norte?
Este é o meu Brasil
Cheio de riquezas mil
Este é o meu Brasil
Futuro e progresso do ano 2000
Quem não gostar e for do contra
Que vá prá... [...]
(https://www.letras.mus.br/wilson-simonal/1803895/brasil-eu-fico-print.html)
A canção foi composta por Jorge Ben e gravada pelo cantor Wilson Simonal em dezembro de 1970. A música expressava
Segundo a historiadora Isabel Guillen ao se caminhar “...pelas ruas do Recife lembramos que a cidade foi palco de mais de trezentos anos de escravidão de populações africanas e seus descendentes... [Mas], parece que a história da escravidão e da cultura negra, herança da diáspora, permanece invisibilizada na cidade. Qualquer pessoa que transita pela cidade, seja um jovem estudante ou turista, encontrará parcas referências à história da escravidão e da cultura negra na região metropolitana do Recife: o busto de Zumbi na praça do Carmo, a estátua de Solano Lopes no Pátio de São Pedro; Dona Santa na praça defronte à rua Vidal de Negreiros, a Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Homens Pretos, alguns baobás plantados em praças na cidade... E pouco nada mais do que isso.”
(http://www.encontro2018.historiaoral.org.br/resources/anais/8/1524268689_ARQUIVO_Lugaresdememoriadaculturanegraguillen.pdf)
Em relação às manifestações culturais afrodescendentes do Recife, assinale a alternativa CORRETA.
Considere o trecho:
A beleza, o mistério e a pompa dos terreiros de umbanda e candomblé pelo Brasil afora, em particular na Bahia, vêm de longe, no tempo e no espaço. Nasceram da cultura e da religiosidade dos negros que deixaram tantas outras marcas profundas em nossa sociedade, desde que foram retirados à força de suas comunidades e aqui desembarcaram em finais do século XVI, trazendo crenças e ritos cuja prática muitas vezes lhes custou caro.
CALAINHO, Daniela Bueno. Nossa história. São Paulo/Rio de Janeiro: Vera Cruz; Biblioteca Nacional. Ano 2, n. 18, abr. 2005, p.67.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.