Questões Militares
Sobre conhecimentos gerais sobre energia em conhecimentos gerais
Foram encontradas 5 questões
No auge da crise energética em 2022, a Alemanha ordenou compras rápidas obrigatórias de gás para armazenamento no mercado global a preços recordes.
Para tentar recuperar parte do custo extra, Berlim introduziu uma taxa de armazenamento de gás, paga por comerciantes ou empresas de serviços públicos para entregas através da Alemanha.
(...)
Neste ano, os riscos de racionamento de energia são baixos.
Os preços mais altos em comparação com a Ásia significam que as remessas de GNL [gás natural liquefeito] estão chegando. Mas um inverno frio em outro lugar poderia criar mais concorrência por suprimentos e aumentar ainda mais os preços, o que causaria problemas para a região.
“Há um risco maior de que a sorte da Europa, em relação ao clima ameno, possa se esgotar no próximo inverno”, disse Hansen, do Saxo Bank. “Em outras palavras, somos forçados a depender das importações de GNL e, com isso, da necessidade de nos mantermos competitivos em relação à Ásia.”
SHIRYAEVSKAYA, Anna; AZEVEDO ROCHA, Priscila. Europa enfrenta nova crise de energia com chegada do frio e pode piorar em 2025. Bloomberg Línea, 23 nov. 2024. Disponível em: https://www.bloomberglinea.com.br/esg/europa-enfrenta-novacrise-de-energia-com-chegada-do-frio-e-pode-piorar-em-2025/
As economias europeias apresentam uma forte dependência de combustíveis fósseis, tanto para sustentar suas atividades industriais quanto para atender às necessidades de uso doméstico.
A crise energética dos últimos anos se deve, em grande medida, às consequências
São Paulo lidera a produção sucroalcooleira no Brasil, que é o maior produtor mundial. Nos sete primeiros meses de 2023, o setor liderou as exportações no agro paulista.
Disp. em: https://www.agricultura.sp.gov.br Acesso: 20 abr.2024 (Adap.)
Avalie se os seguintes fatores justificam a posição do estado de São Paulo, apresentada na notícia:
I. A existência de uma infraestrutura logística, com modais de transporte abundantes e variados.
II. A presença de importantes instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, voltadas para o setor agroindustrial.
III. A topografia adequada ao processo de mecanização padronizada, desde o preparo do solo até a colheita.
Está correto o que se afirma em
No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.
(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.)
O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Considerando os combustíveis utilizados pelas termoelétricas no Brasil, relacione a coluna da esquerda com a da direita e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I - fósseis
II - nucleares
III - não-fósseis
( ) urânio enriquecido
( ) madeira e bagaço de cana
( ) petróleo e carvão mineral
1) O projeto para a construção da represa e usina de Belo Monte, no Rio Xingu, foi resultado de uma reivindicação dos povos indígenas da região para melhorar o abastecimento de água e energia em suas comunidades.
2) Como exemplo da precariedade no fornecimento de energia do país, pode-se citar o Estado de Roraima, que possui eletricidade importada da Venezuela.
3) A Renova Energia inaugurou em 2013 a operação de sua primeira usina solar, ampliando o horizonte de possibilidades de captação e distribuição de energia no Brasil.
Está(ão) correta(s), apenas: